Site de Fotografia

Dicas para criar um site de fotografia de sucesso

12/11/2020

Compartilhe!


É essencial para qualquer empreendedor ter um site do seu negócio. Neste artigo, vamos dar dicas para criar um site de fotografia e garantir que seu negócio esteja na web e seja encontrado pelo seu público. 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as redes sociais não substituem um site, mas complementam. Uma analogia muito comum para justificar essa afirmação é o fato de que uma página na internet seria como sua casa própria, não alugada, onde as regras não mudam e ninguém corre o risco de perder espaço ou alcance. 

O começo: projeto para site de fotografia

O primeiro passo é começar a pensar sobre o site, fazer o projeto. Para isso, defina quais são os seus objetivos com ele: apresentar o seu portfólio de fotos, captar pessoas para que entrem em contato, responder às principais dúvidas dos clientes etc. Isso pode mudar de acordo com o que realmente precisa/deseja.

Neste momento também é importante começar a estudar sobre a estrutura do site. Quais serão as informações imprescindíveis nesta página? O que os meus clientes procuram e que eu já posso mostrar? 

Dica: faça pesquisas, converse com clientes, parceiros, visite outros sites. Todas essas informações vão ajudá-lo a desenvolver o projeto para o seu site de fotografia. 

Registro de domínio, hospedagem de site e e-mail corporativo

Durante o seu processo de pesquisa para elaboração do projeto de criação do site de fotografia é recomendável que inicie outros estudos. 

Qual será o nome do seu site, ou seja, qual o domínio você irá registrar? Ele precisa estar disponível, portanto, é interessante começar esse estudo o quanto antes.

Para ajudar neste processo, temos um artigo que fala sobre como escolher o nome de domínio ideal para o seu e-mail corporativo e site. Vale a pena conferir! 

Depois de escolher uma opção viável e disponível é hora de registrar esse nome e buscar por uma empresa de hospedagem de site. Como esse tema gera muitas dúvidas em quem nunca passou por esse universo, desenvolvemos um texto comentando sobre a diferença entre o registro de domínio e hospedagem de site

Vale destacar que a escolha da empresa de hospedagem de site requer um cuidado especial. Ao analisar, verifique se a empresa é nacional, se há suporte por diversos canais de atendimento (e não só por e-mail) e se o plano oferece realmente tudo que você precisa. 

É muito importante para a imagem do seu negócio, mesmo nos primeiros passos da presença digital, ter um e-mail corporativo. Isso demonstra profissionalismo e passa mais credibilidade, principalmente entre aqueles que ainda não te conhece.

Caso seu negócio de fotografia tenha mais de um setor, é importante criar contas de e-mail profissional para cada um deles, incrementando a imagem da empresa

Quais são as principais seções para um site de fotografia?

Antes de falar das seções mais importantes para um site de fotografia, cabe ressaltar que o layout bonito, organizado, bem feito e bem estruturado faz toda diferença para atrair e conquistar as pessoas que entram pela primeira vez em sua página. 

Para um site de fotografia, o foco são as imagens, certo? Portanto, é preciso definir um layout com fotos de boa qualidade, que chamem atenção. Para que isso aconteça, o recomendado é optar pela simplicidade do layout, deixando que as fotos se sobressaiam. 

Além de um banner atrativo e que consiga mostrar de cara sobre o seu serviço e um menu bem estruturado, vamos a algumas seções que não podem faltar no site de fotografia:

Serviços

Você é especializado em algum tipo de fotografia? Deixe isso bem claro e coloque quais os segmentos que costuma atuar: fotos para casamentos, fotos para gestantes, fotografia publicitária e por aí vai. 

Portfólio

As pessoas vão querer ver o seu trabalho. Disponibilize as melhores fotos. Esta é a seção mais importante paro um site de fotografia. Sendo assim, use imagens de alta definição com destaque na página em seções maiores.

No entanto, é essencial que elas estejam otimizadas para web. Fotos muito grandes (tamanho em Kb) podem pesar  seu site, e ninguém tem paciência de ficar esperando o carregamento de informações/imagens. 

Sobre

Vá além de apresentar o seu currículo/portfólio ou a sua empresa de forma genérica. Fale mais sobre você, sua história, o motivo de ter escolhido a fotografia. Aqui também é um espaço para citar prêmios, cursos e outros diferenciais. 

Depoimentos

As pessoas precisam conhecer quem estão contratando, ter confiança sobre o trabalho. Nada melhor que o depoimento de quem já te contratou para confirmar. Por isso, converse com clientes e peça um depoimento em texto ou vídeo para colocar na sua página. 

Atenção! Sempre utilize depoimentos e imagens (com autorização) de clientes reais. Muitas empresas já viralizaram negativamente na internet por usar fotos de banco de imagens como se fossem clientes. Jamais faça isso. 

Rodapé

A parte final do site também é essencial. Neste espaço entram informações relevantes sobre o negócio:

Formulário de contato

Você vai querer que os potenciais clientes entrem em contato com você, certo? Por isso, é essencial ter um formulário de contato

Localização 

A credibilidade faz parte de qualquer negócio. Um dos fatores que influenciam positivamente é você ter um endereço disponível para as pessoas saberem onde fica o seu negócio. 

O rodapé também é um espaço para você deixar outras formas de contato, link para as redes sociais ou até mesmo um espaço para cadastro de newsletter

Conclusão

O site é a melhor maneira para manter a sua presença digital na internet. Ao decidir criar uma página, como dito, pesquise. 

Além de todas as informações que passamos até aqui, é importante que o seu site tenha um certificado de segurança e que seja responsivo, ou seja, que seja adaptável para qualquer tipo de tela. Isso porque cada dia mais crescem os acessos por smartphones. 

Avalie com frequência o seu site e verifique se ele está cumprindo o papel. Caso não esteja, faça novas pesquisas e modificações. 

Conheça o serviço de criação de site da Task. Nós criamos um site profissional para colocar o seu negócio na internet. Conheça também, o tema Fotografia

Então, o que achou deste artigo? Faltou alguma informação importante? Tem alguma dúvida? Então, aproveite para deixar seus comentários abaixo e ajude a Task a melhorar ainda mais os serviços e as informações.

Leia também

Como a hospedagem de site impacta em seu marketing digital?

E-mail corporativo: o que é e como funciona?

Por que usar vários domínios para o mesmo registro de site?

Como escolher as melhores extensões de domínio para o seu site

Como criar um bom site

Compartilhe!


0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *