Saiba mais sobre a importância do menu do site neste artigo.

A importância do Menu para o layout de um site

Compartilhe!


Você já entrou em um site e quis navegar para buscar por um produto, serviço ou mesmo encontrar uma informação e não conseguiu? Essa é uma experiência frustrante para o usuário e acarreta em alta taxa de abandono da sua página. 

Como o objetivo de um site é mostrar informações, produtos ou serviços de uma organização, ele precisa focar na experiência do usuário e garantir navegabilidade entre todo o conteúdo/páginas. Por isso, construímos esse artigo para falar um pouco sobre a importância do menu para o site. 

O que é e para que serve o menu do site?

Os menus de navegação são links que possibilitam levar o usuário de uma página a outra dentro do site. Eles possuem papel importante na estrutura de um site, não só porque permitem essa mobilidade entre os conteúdos mas, também, funcionam como uma referência da estrutura para esse conjunto de páginas eletrônicas. 

Dicas para um menu funcional 

Quando entramos em um web site, instantaneamente procuramos o menu para descobrir se o conteúdo que buscamos está disponível ali. É a chance que a página tem para reter o usuário. Por isso, é importante observar:

A localização do menu

O menu precisa estar em evidência, portanto, é interessante colocá-lo em uma posição de destaque e onde o usuário tende a olhar primeiro na página: 

  1. No topo 
Exemplo de menu superior. Tema Advocacia do Tasksite.
Exemplo de menu superior. Exemplo do tema Advocacia do TaskSite.
  1. Na lateral da página
Exemplo menu lateral Tasksite
Exemplo de menu lateral

Certifique-se que o menu é responsivo

Cada vez mais os usuários acessam as páginas de diferentes dispositivos e que possuem vários tamanhos de tela, como tablet e smartphone. Portanto, o menu precisa adaptar ao tipo de tela que o usuário está acessando naquele momento, para que nenhuma opção fique inacessível ou ilegível. 

Exemplo de menu responsivo. Tema Café do Tasksite.
Exemplo de menu responsivo para acesso mobile.

O que o menu do site deve conter?

O menu precisa conter as principais seções do seu site para que o usuário encontre com facilidade (um clique) e saiba exatamente o que vai encontrar. O conteúdo do menu irá mudar de acordo com as características e necessidades do negócio. 

Alguns itens importantes e que podem constar no menu de um site são:

  • Sobre
  • Serviços
  • Portfólio
  • Contato
  • Equipe
  • Localização

Veja alguns exemplos de menus:

  1. Tema “Escritório” do TaskSite
exemplo-menu-tasksite-escritorio
Exemplo de menu no topo do banner
  1. Site Hospedagem de Graça
Exemplo de menu. Site Hospedagem de Graça, serviço oferecido pela Task.
Exemplo de menu. Site Hospedagem de Graça, serviço oferecido pela Task.

Conclusão

Um site bem estruturado pode significar a retenção e a conquista de clientes. Por isso, é fundamental sempre criar mecanismos para melhorar a apresentação das páginas da sua empresa. Como está o menu do seu site? Será que ele pode ficar ainda melhor?

Alguns dos exemplos mostrados neste artigo foram retirados dos temas do TaskSite – o serviço de criação de site profissional da Task. Conosco, você recebe uma página para ajudar a alavancar o seu negócio. 

Então, gostou do conteúdo? Faltou alguma informação importante? Tem alguma dúvida? Aproveite para deixar seus comentários abaixo e ajude a Task a melhorar ainda mais os serviços e informações.

Leia também:

Criar um site pode alavancar o seu negócio

Como criar um bom site

Como a hospedagem de site impacta em seu marketing digital?

7 Dicas sobre como fazer uma URL amigável para seu site

Compartilhe!


0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *