Escolher o nome de domínio ideal para o seu e-mail corporativo ou para o seu site é um momento decisivo que irá influenciar na visibilidade de sua página na internet

Como escolher o nome de domínio ideal para o seu e-mail corporativo e site

Compartilhe!


Escolher o nome de domínio ideal para o seu e-mail corporativo ou para o seu site é um momento decisivo que irá influenciar na visibilidade de sua página na internet e a forma de apresentação da sua empresa. Ou seja, é uma escolha que deve ser bem feita já que, após escolher o domínio, não é possível realizar alterações. Caso ocorra erro ou desistência, outro nome deverá ser registrado sendo que, para cada nome registrado, existe uma taxa de manutenção anual cobrada pelo Registro.br.

Outro fator importante é que a escolha do nome do domínio web influenciará na otimização de seu site em relação aos mecanismos de busca, sendo essencial para um bom ranqueamento no Google, por exemplo.

Neste post, daremos dicas para te ajudar a escolher nome de domínio ideal para o seu e-mail profissional e para o seu site, tornando-o mais fácil de ser ranqueado e, consequentemente, mais fácil de ser encontrado.

domínio ideal

Fatores importantes para criar o nome de domínio

Existem diversos fatores que devem ser levados em consideração no momento de escolha de um nome de domínio web:

Menos é mais

Em relação ao tamanho do nome de domínio, menos é mais. Ou seja, nomes curtos são mais fáceis de serem lembrados e digitados, aumentando assim as chances de um usuário encontrar seu site. Uma dica é não exceder três palavras.

Palavras difíceis

Evite palavras e nomes que são difíceis de escrever ou pronunciar. Isso pode confundir as pessoas na hora de procurar por seu negócio. Além disso, se o seu site é direcionado ao público de língua portuguesa não use palavras em outras línguas. Exemplos: insight, life, up, abajur etc.

Palavras relevantes

É importante usar palavras relevantes ao serviço ou produto relacionado ao site. Portanto, algumas palavras podem ajudar na hora de seu site ser encontrado.

As palavras-chave podem estar incluídas em seu domínio web e isso vai ajudar a segmentar clientes e usuários.

Seria interessante utilizar palavras que tenham relação com seu negócio, se você trabalhar com conserto de máquinas de lavar, por exemplo, o ideal seria utilizar palavras como máquina de lavar, conserto de máquinas de lavar, assistência técnica de máquina de lavar no domínio de seu site.

No entanto, o domínio não pode usar uma palavra-chave de correspondência exata (Google EMD). Continue lendo para entender melhor.

Marca

Recomendamos que você utilize o nome de seu negócio no domínio. Obter um domínio exclusivo com o nome de sua marca é uma ótima ideia, porque é pelo seu nome que seus clientes se lembram de seu negócio.

Evite números e hífens

Em relação aos números, pode ocorrer confusão quando houver a transferência oral da informação. O usuário pode digitar o número por escrito e pode ser direcionado para outra página ou um link inválido. Já no uso de hífens nos domínios, seu site pode ser associado pelos usuários como um site de SPAM.

Dica de ouro. Caso tenha possibilidade utilize vários domínios para o mesmo site. Saiba o motivo neste artigo de nosso blog.

Caracteres permitidos em um nome de domínio

É muito comum pessoas tentarem cadastrar nomes de domínio com caracteres proibidos. Portanto, na hora de escolher o nome de domínio ideal para o seu negócio, seja para uso de e-mail corporativo ou do site, é importante ficar atento a algumas regras:

  • O nome de domínio pode ter entre 2 e 26 caracteres. Isso não conta a categoria de domínio;
    – Exemplo: No domínio “petshopatati.com.br” a categoria “.com.br” não entra na contagem.
  • O domínio não pode ter somente números;
  • Não é possível registrar domínio que comece ou termine com hífen (-);
  • Caracteres válidos:
    – Letras de “A” até “Z”;
    – Números de “0” até “9”;
    – Acentos nas seguintes letras: à, á, â, ã, é, ê, í, ó, ô, õ, ú, ü, ç.

Uma informação importante. Caso exista uma versão do site sem caracteres acentuados ou com cedilha, somente o dono deste domínio poderá registrar a versão com caracteres especiais.

Mas, vale a pena registrar um domínio com caracteres especiais? Bom, por mais que aqui no Brasil o protocolo aceite nomes de domínios com acentos ou cedilha, isso é pouco usual. Na prática, as pessoas estão acostumadas a digitar os endereços sem nenhum tipo de caractere especial. Então, o ideal é evitar.

No entanto, o comportamento do usuário é o que conta quando for tomar essa decisão. Por isso, caso exista uma pesquisa que demonstre o seu público-alvo tem essa prática, a melhor decisão é registrar os dois nomes de domínio (com e sem acento) e fazer redirecionamento para o endereço principal.

Registros de domínio além do “.com.br”

Caso o domínio que você queira registrar não esteja mais disponível com o final “.com.br”, existe uma variedade de outras extensões que podem estar disponíveis.

Você pode visualizar todas as extensões disponíveis no site da Task, clicando aqui.

Na prática, não existem diferenças no aspecto de desempenho entre as extensões de domínio disponibilizadas, para possuir o domínio ideal não é fundamental ter o final .com.br.

Assista nosso vídeo para saber como escolher as melhores categorias de domínio para o seu site:

Exact match domain update

O Google EMD, sigla para Exact Match Domain (Domínio de Correspondência Exata) é uma regra de SEO que penaliza o ranqueamento de sites com baixa qualidade de conteúdo que apenas possuam palavras-chave exatas em seu domínio.

A partir desta atualização, se o domínio de seu site corresponder exatamente a um termo de pesquisa, ele pode ser considerado um sinal de site SPAM.

Então, não recomendamos que você utilize um domínio de correspondência exata em seu site, pois, o Google pode penalizar sua página, considerando esta tática como desleal.

Se você possuir por exemplo, uma loja de presentes online, e ter o domínio com os termos “loja de presentes online”, “loja de presentes” e “venda de presentes online” que correspondem exatamente a pesquisa realizada no Google (exemplo: a busca foi “loja de presentes online” e seu domínio é “lojadepresentesonline.com.br”, a posição do seu negócio nos resultados da busca pode ser prejudicado.

Conclusão

A cada dia que passa se torna mais difícil obter uma posição favorável nos mecanismos de busca. Por isso, uma das formas de se destacar é possuir um domínio que siga as boas práticas citadas acima.

Várias pessoas tentam escolher um nome de domínio perfeito e acabam não escolhendo nenhum. No entanto, o importante é escolher um bom domínio, que atenda às necessidades do seu negócio.

Esperamos ter ajudado a esclarecer algumas questões relacionadas a esse momento tão delicado: a escolha de um nome de domínio ideal para seu site. Lembre deste artigo na hora de fazer o registro de seu domínio e boa sorte!

Relembrando! No caso do registro .com.br, havendo a disponibilidade do domínio, é necessário realizar o pagamento da taxa de R$ 40,00, no site Registro.br, órgão responsável pelo registro e manutenção dos nomes de domínios com terminação .br.

Leia mais:

7 Dicas sobre como fazer uma URL amigável para seu site

Qual a diferença entre domínio web e hospedagem de site?

Compartilhe!


2

2 Comentários

  • Muito boas dicas! Gostei da dica de escolher algo focado no nicho de trabalho, mas, algo simples, sem muitos rodeios. Ou seja, o menos é mais (como foi dito). Valeu pelas dicas para esse pontapé inicial do novo negócio.

  • Realmente!
    nunca podemos esquecer que os Rôbos seguem uma programação “cara” ”crachá”!
    dependem mesmo de textos para saber o que tem o que quer dizer àquela URL
    Sucesso à todos do Blog!
    Grato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *