Skip to content
Diferença entre domínio e hospedagem

Qual a diferença entre domínio web e hospedagem de site?

16/01/20206 minutos de leitura

Para começar a presença digital do seu negócio com um site, uma loja virtual ou até mesmo um blog, será preciso saber qual diferença entre domínio e hospedagem de site. Enquanto o primeiro, é o nome da sua página, o segundo é o espaço onde o seu projeto será armazenado.

No artigo de hoje, vamos explicar as principais diferenças desses conceitos para que você possa iniciar o seu projeto na internet.

O que é um domínio?

Aquele endereço que digitamos no navegador da internet para entrar em determinada página é o domínio. Ou seja, é a identidade do site, a forma como ele será identificado.

Esse conjunto de caracteres é a forma amigável para que as pessoas encontrem conteúdos na rede mundial de computadores. Na verdade, este domínio está ligado a um número de IP (Internet Protocol address): um protocolo numérico que identifica cada dispositivo conectado à internet.

Exemplo de um endereço de IP: 192.168.0.219.

Se não existissem os nomes de domínio, a cada cliente que quisesse entrar em nosso site, teríamos que passar um número semelhante a este acima para que pudessem conhecer a nossa página.

Isso não acontece graças ao DNS (em português, Sistema de Nomes de Domínio), um sistema capaz de converter o nome que digitamos (domínio) em um número de IP. Facilitando o nosso acesso.

Caso ainda tenha ficado na dúvida sobre DNS e como esse processo acontece, leia o artigo em nosso blog: O que registrar domínio tem a ver com DNS?, para entender melhor.

O que é hospedagem de site?

A hospedagem de site é um serviço de armazenamento de dados na internet. Ou seja, o conjunto de códigos e dados que formam o seu site, banco de dados, loja virtual ou blog “guardado” em um servidor conectado à internet e disponível para acesso a qualquer outro dispositivo conectado.

Esse servidor é capaz de deixar o seu site 24h por dia 7 dias por semana, 365 dias por ano online, garantido a presença digital do seu negócio.

Mas como assim servidor?

Um servidor é uma máquina, um computador, semelhante ao que temos num escritório, no entanto, com configurações robustas e específicas para permitir que sites sejam acessados de qualquer dispositivo conectado e por vários ao mesmo tempo.

Mas eu posso disponibilizar o meu site em qualquer serviço de hospedagem de site?

Não! Você precisa conhecer o seu projeto para identificar qual a melhor categoria escolher. Dependendo do tipo de site, você vai precisar de uma hospedagem mais robusta. A quantidade de e-mails que vai utilizar também pode influenciar na escolha.

Conheça a diferença entre servidor compartilhado, virtual (VPS) e dedicado no artigo disponível em nosso blog.

Exemplo sobre diferença entre domínio e hospedagem de site

Existe um exemplo muito comum sobre diferença entre domínio e hospedagem de site, mas realmente ele é o que mais se encaixa para explicar.

Imagine uma casa: há um endereço, um lote e uma construção. O endereço, ou seja, o nome que você informa para receber visitas e encomendas, é o domínio. O lote, ou seja, o local onde a casa foi construída, é a hospedagem de site. A casa, por sua vez, é o seu projeto, que pode ser um site, uma loja virtual, um blog, uma aplicação em banco de dados etc.

Onde registrar um domínio?

Assim que escolher o domínio ideal para o seu site, você precisará saber se ele está disponível para para registro. É um processo simples e feito na mesma hora que for fazer o registro.

Aqui na Task, recomendamos o registro de domínio com a extensão “.br”, principalmente por ser a extensão mais enraizada aqui no Brasil. As pessoas que digitam um endereço diretamente no navegador, comumente os fazem com a extensão “.com.br”.

A entidade responsável para registro com a extensão acima é o Registro.br. Mas a Task tem parceria com esse órgão e pode intermediar o processo para você. O custo para o registro de um domínio por um ano é de R$40 (quarenta reais).

Ao optar por uma extensão internacional, por exemplo, apenas “.com”, pesquise sobre a idoneidade da empresa que fará esse registro. Existem casos de instituições que fazem o registro, cobram um preço simbólico e, depois do vencimento, no prazo de renovar o domínio, cobram uma fortuna pela renovação. Tornando o procedimento inviável para o dono do domínio.

Acesse esse link para saber como escolher as melhores extensões de domínio para o seu site.

Qual melhor serviço de hospedagem de site?

Como dito acima, para escolher o melhor serviço de hospedagem de site para o seu negócio, primeiro você precisa conhecer o seu projeto e estudar a sua necessidade de recursos.

Depois disso, faça uma pesquisa sobre os planos das empresas e verifique o que cada plano realmente oferece. Existem pacotes aparentemente atrativos, mas que possuem limitações ou baixo número de contas de e-mails.

É importante também, ler sobre a reputação da empresa. Se ela tiver um número alto de reclamação, principalmente sobre estabilidade, evite.

Para ler mais sobre como escolher a melhor hospedagem de site para meu negócio, acesse o nosso blog.

Precisa de ajuda para registrar um domínio e para fazer a hospedagem de site para seu projeto? Conte com a experiência da Task Internet.

Leia também!

Do registro de domínio à hospedagem de site: o que eu preciso saber para abrir o meu negócio na internet?

O que registrar domínio tem a ver com DNS?

Por que usar vários domínios para o mesmo registro de site?

Hospedagem de site: qual a diferença entre servidor compartilhado, virtual (VPS) e dedicado?

Domínio congelado: o que devo fazer para solucionar?

A Task tem por objetivo prover soluções em internet e comércio eletrônico que otimizem processos e gerem resultados para pessoas e organizações.

São mais de 20 anos de experiência em hospedagem de sites, serviços de e-mail, servidor virtual, servidor dedicado, loja virtual e muito mais.

Saiba mais em www.task.com.br

Nenhum comentário

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também...
Back To Top