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Passos para começar a montar uma loja virtual

Primeiros passos para montar uma loja virtual

11/02/20206 minutos de leitura

Assim como todo negócio, para montar uma loja virtual é preciso planejamento, pois ele será a base para o sucesso da sua empresa. Por isso, é essencial conhecer o comportamento do mercado (consumidores, fornecedores e concorrência) para acertar em cada detalhe.

É inegável que a forma de comprar mudou, já que as pessoas compram pela internet ou pesquisam por aqui antes de adquirir um produto. Segundo pesquisa TIC Domicílios realizada em 2019, 7 em cada 10 brasileiros usam o e-commerce para fazer compras.

Para comprovar essa informação, pense em seu comportamento enquanto consumidor. O que você faz quando precisa comprar/adquirir algo? Onde você busca informação? Quais foram as últimas lojas que você fez uma compra? Como você ficou conhecendo essa loja?

Essa mudança de comportamento se dá, principalmente, pelo aumento na segurança oferecido pelas plataformas de venda na internet.

A partir deste artigo, vamos desenvolver uma série textos para ensinar todos os aspectos essenciais para você montar uma loja virtual. Vamos aos primeiros passos?

Defina o segmento de mercado

O mercado é muito amplo e tem espaço para todo mundo. Se você vier com uma ideia original e inovadora, melhor ainda. No entanto, é preciso conhecer o mercado que vai entrar. É preciso ainda, ser uma área em que você goste (e tenha conhecimento sobre). Sabe por quê? Essa será uma atividade que ocupará a maior parte do seu dia. Você precisa sentir prazer ao trabalhar.

Faça uma ampla pesquisa sobre o mercado

Para definir o seu nicho de mercado e montar uma loja virtual, é essencial fazer uma análise sobre a demanda das pessoas sobre esse produto ou serviço. Uma boa pesquisa de mercado vai te responder tudo que precisa.
Por isso, elabore uma pesquisa completa sobre o negócio que quer abrir.

Estude sobre o assunto, torne-se um especialista neste segmento. Ou seja, converse com pessoas, profissionais do ramo, potenciais clientes, leia sites de notícias, entre em sites da concorrência… A pesquisa de mercado é um instrumento valioso para embasar todas as decisões a respeito do seu projeto.

Conheça seu público-alvo

Neste campo da pesquisa, você vai precisar ir a fundo para descobrir qual o público-alvo do seu negócio. Quem vai comprar o seu produto? Quem vai contratar o seu serviço? Informações como, sexo, idade, renda, estado civil, profissão, número de filhos/idade, região onde moram podem trazer muitas respostas de como você vai apresentar a sua loja virtual.

Mas eu não posso vender tudo para todo mundo? Até pode, mas as coisas não funcionam bem assim. Para fazer uma divulgação assertiva, será preciso conhecer/definir o seu público-alvo e criar uma persona que vai orientar a comunicação e o marketing do seu negócio. Você só consegue ser claro e assertivo quando direciona os seus esforços para um público específico.

Conheça os seus fornecedores

Uma parte importante da sua pesquisa vai ser sobre os potenciais fornecedores para montar a sua loja virtual. Essa parte é fácil, né? É só entrar no Google e fazer uma pesquisa rápida. Errado! Essa é a parte da pesquisa que mais precisa da sua atenção.

Obviamente, a pesquisa pelos buscadores será o primeiro passo. Mas não se pode limitar a isso. Conhecer e definir os fornecedores para montar a sua loja virtual precisa passar por um processo criterioso. Por isso, é importante colher informações de várias formas.

Além de pesquisar e fazer contato com os fornecedores dos seus concorrentes, tente descobrir outros que façam a mesma coisa. Visite essas fábricas / empresas. Vá em feiras e eventos relacionados ao assunto. Ou seja, crie oportunidades de conhecer pessoas e fechar parcerias.

Pesquise para descobrir se esses fornecedores serão bons para você. Não quer dizer que, embora seja lucrativo para seu concorrente, será para a sua loja virtual. Localização do fornecedor, forma de pagamento, forma de entrega, tempo de entrega… tudo isso precisa pesar para sua tomada de decisão.

Estude a concorrência

Esse ponto é muito importante. Conhecer a fundo os seus concorrentes pode te trazer muitas ideias para começar a sua loja:

  • Descubra quais são os pontos fortes e fracos de cada um deles;
  • Faça uma análise dos produtos do site (marcas, preços etc);
  • Conheça a logística, prazos de entrega, formas de pagamento;
  • Saiba como é o atendimento;
  • Observe como é a divulgação deles na internet (e fora dela).

Estruture o seu negócio

Com o resultado da sua pesquisa, você vai saber qual será a estrutura necessária (equipamentos, equipe etc) para começar a montar a sua loja virtual. A pesquisa também permitirá que você defina os produtos e serviços que estarão disponíveis na inauguração de sua página.

A partir dessa definição, a pesquisa também vai te responder quais os preços que você irá praticar para que cubra os custos para manter e lucrar com o e-commerce.

Além disso, será a partir do estudo realizado que você definirá a forma de divulgação do seu negócio. Em quais redes sociais estará presente e como irá impulsionar o seu negócio online.

Preveja o futuro

Esse vai ser o aspecto mais importante para manter o seu e-commerce sempre saudável. É importante sempre estar atento às questões do mercado onde você está inserido. Por isso, estude sempre, pesquise a todo momento.

É essencial sempre ir atrás de tendências e novidades sobre o mercado que atua. Além disso, esteja preparado para problemas. Monte uma relação de tudo que pode acontecer de errado no seu processo e crie padrões de comportamento, um plano de crise. Esteja preparado e saiba quais atitudes precisam ser tomadas para contornar a situação.

E, então, o que você achou? Embora sejam muitos itens que precisam ser analisados para montar uma loja virtual, o importante é começar.

Faltou alguma coisa importante? Aproveite para deixar seus comentários abaixo e ajude a Task a melhorar ainda mais os serviços e informações. No próximo artigo da série, abordamos sobre os aspectos legais e burocráticos para abrir uma loja virtual. Confira.

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