O uso de dispositivos móveis para compras online tem crescido muito nos últimos anos. Por isso, é essencial que a sua loja virtual esteja adaptada para ser usado em dispositivos móveis (smartphones e tablets).

O que minha loja virtual deve possuir para conquistar sucesso nas vendas e satisfação do cliente?

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Existem muitos fatores que influenciam o sucesso do e-commerce de uma empresa. Por isso, é importante saber a resposta para a pergunta “o que minha loja virtual deve possuir” ao criar uma plataforma de vendas na internet? 

O primeiro ponto a ser analisado na sua loja virtual é a interface com o cliente. A forma como os usuários vão navegar por ela é muito importante. Por isso, ela precisa de um design intuitivo e funcional.                                                                                                                                                         

O uso de dispositivos móveis para compras online tem crescido muito nos últimos anos. Por isso, é essencial que a sua loja virtual esteja adaptada para ser usado em dispositivos móveis (smartphones e tablets). 

Quais são os componentes essenciais de uma loja virtual?

As informações precisam ser facilmente encontradas para que o cliente não se sinta perdido e abandone a sua loja. Por isso, para facilitar e proporcionar entendimento, represente suas funcionalidades com desenhos/ícones. Além disso, coloque a função “mouseover”, ou seja, utilize palavras e frases curtas em cima dos ícones/desenhos que apareçam quando o usuário passar o mouse por essas funcionalidades. 

O cliente deve conseguir chegar no produto que ele deseja com no máximo três cliques. Nenhum consumidor fica esperando na internet. Por isso, o carregamento da página também é um detalhe importante e não deve exceder a cinco segundos. Caso o visitante perca a paciência, ele irá para a página do seu concorrente em poucos cliques. 

As principais informações que precisam estar em sua loja são:

Contato com a loja e formas de atendimento ao cliente

Essa informação precisa de estar destacada no site, de preferência no início dele em em todas as páginas. Se possível, disponibilize mais de um canal de atendimento (telefone, e-mail profissional, WhatsApp, redes sociais). 

No entanto, esses canais precisam ser eficientes. É imprescindível dar uma resposta e no período mais breve possível. 

Promoções

Faça promoções e coloque-as em destaque na sua página. Mas, atenção! Seja sempre verdadeiro. As pessoas quando querem um produto pesquisam por um longo tempo. Então, nunca coloque um produto em promoção se realmente não tiver baixado o preço dele ou inserido novas condições de pagamento. 

Meios de pagamento

Disponibilize várias formas de pagamento em sua loja: débito, crédito, boleto. É importante saber que nem todo mundo tem cartão de crédito. Por isso, limitar isso pode custar algumas vendas. 

Formas e preços de entrega

Essas duas informações são essenciais para o consumidor. Então, reserve um lugar na loja para as informações de formas de entrega e um campo para que seja possível calcular o preço da entrega. 

Cuidado ao divulgar entrega grátis que tenham alguns poréns para acontecer. Seja claro nessa informação e não deixe o essencial para as “letras minúsculas”. 

Política de troca

Elabore uma política de reembolso e troca completa, coerente e que você consiga cumprir. Pesquise modelos na internet antes de publicar a sua. Atenção! As regras devem ser claras e de fácil entendimento. 

Carrinho de compras

Além de bom atendimento, o cliente quer agilidade. Por isso, a sua loja precisa facilitar o processo de inclusão e exclusão de produtos no carrinho (mesmo antes do cadastro e login). 

Por isso, disponibilize ícones de inclusão perto dos produtos e de exclusão em cada produto inserido no carrinho. Também deixe disponível um botão de “Finalizar compra”, assim o cliente, a qualquer momento, pode chegar ao carrinho para terminar o processo com facilidade. 

Lembre-se! Qualquer dificuldade que o cliente passar, pode significar a perda de uma venda. 

No final da compra, algumas informações são imprescindíveis para o cliente:

  • Número do pedido
  • Endereço
  • Prazo de entrega
  • Contato com o fornecedor

Ah! Não se esqueça de mandar todas essas informações para o e-mail do usuário no final do processo. 

Área do cliente

Além de estar bem visível em seu site, a área do cliente precisa ser completo e eficiente. O usuário precisa encontrar com facilidade:

  • Sacola de compras
  • Confirmação da encomenda
  • Histórico de compras
  • Processo de pagamento
  • Dados da entrega
  • Forma de devolução
  • Rastreamento do produto

Redes Sociais

As redes sociais também devem aparecer na sua loja virtual. Mas elas precisam de informação, de ter conteúdo inserido com regularidade. 

Como aumentar a confiança do cliente na minha loja virtual?

Depoimentos 

Quem compra pela internet gosta de saber da opinião de outros clientes. A experiência bem sucedida de outras pessoas aumenta a confiança de quem vai comprar pela primeira vez em sua loja virtual. Por isso, é importante que a sua loja tenha depoimentos verdadeiros de clientes satisfeitos com o seu e-commerce. 

A sua página também precisa ser interativa, por isso, disponibilize campos para que os usuários façam comentários sobre a loja e os produtos. 

Processo de compra

Nenhum usuário tem paciência de preencher vários campos de formulários até confirmar a compra. Por isso, seja o mais claro e objetivo possível. Inclusive, você pode pedir somente as informações básicas e deixar para terminar o preenchimento dos dados em outro momento, após a compra finalizada. 

Os formulários também precisam ser intuitivos. Por exemplo, as cores dos campos (ou a borda) em uso precisam ser diferentes, ter mais contraste que os demais. Assim, o usuário, ao usar a tecla TAB do teclado saberá, com facilidade, onde está o cursor do mouse. Ah, nada de campos muito longos, ok?

Importante! Caso o formulário demore um pouco mais que o normal para carregar, coloque uma mensagem do tipo “Aguarde” ou “Carregando”,  para informar ao cliente que a informação está sendo processada. 

Catálogo de produtos

A apresentação dos seus produtos precisa ser impecável. A organização da sua loja virtual deve funcionar como uma prateleira. Além disso, é importante utilizar campos de pesquisa com filtros úteis e inteligentes. 

As fotos precisam estar em boa qualidade, mas não podem ser pesadas para comprometer o tempo de carregamento da página. Uma imagem boa é essencial para o cliente ver o produto e todos os seus detalhes. Outro ponto importante: dar nomes coerentes as imagens também influenciam na busca por produtos dentro do site

Algumas dicas para seu catálogo de produtos:

  1. Humanize as imagens

Disponibilize fotos dos produtos sendo utilizados por pessoas ou no ambiente a que se destina. Além de ficar mais amigável, dá uma ideia do tamanho do produto.

  1. Seja detalhista

Coloque todas as informações disponíveis em relação ao produto: peso, tamanho, cor, material de fabricação, fragilidade, indicação de uso, particularidades etc. Coloque as informações pode ordem de relevância. Procure criar um conteúdo fácil de ser entendido. 

Cumpra o prometido

Para aumentar a confiança dos usuários e até mesmo aumentar a popularidade da sua loja na rede é imprescindível prestar um bom serviço, ser verdadeiro e, principalmente, cumprir tudo o que prometer ao cliente. 

Além disso, preocupe-se em trabalhar com produtos de qualidade, atente-se aos prazos de entrega e resolva os erros que aparecerem com a maior rapidez possível. Enfim, crie estratégias inteligentes e inovadoras para manter um bom relacionamento com os clientes. 

Certificado de segurança

Os clientes precisam saber que estão navegando em um ambiente seguro. Por isso, é importante que o certificado de segurança esteja instalado no servidor em que a sua loja está hospedada. 

O que indica que plataforma está em um ambiente com certificado de segurança é um cadeado fechado ao lado da linha digitável no navegador do usuário. 

Leia: Hospedagem segura: como aumentar a segurança do site?

Quais as principais funcionalidades de administração (backoffice) da minha loja virtual?

Para que uma loja seja eficiente não só para o usuário, mas também para o dono ela precisa conter alguns atributos: 

  • Facilidade para cadastrar e gerir as formas de pagamento e entrega;
  • Facilidade para cadastrar produtos e controlar o estoque;
  • Relatório de vendas eficiente.

Conclusão

Ao comprar em uma loja física ou em uma loja virtual, o consumidor espera só uma coisa: sair satisfeito. Para isso, ele precisa ser bem atendido e perceber que foi acolhido em todos os processos. Sendo assim, é importante que o cliente esteja ciente de todos os passos da compra: da apresentação do produto à entrega. Sendo assim, seja claro e sempre dê retorno aos seus clientes. 

Também é interessante que sua loja virtual tenha valores bem definidos (eficiência, ética, estima, empatia) e trabalhe com eles em todo o processo de compra. Isso fará toda diferença. 

Enfim, esses são os principais aspectos de uma loja virtual. Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários que vamos responder. Ajude a Task a sempre melhorar os serviços e os conteúdos. 

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