A primeira dobra é tudo que aparece do seu site, na tela do computador ou dos dispositivos móveis assim que o usuário entra, ou seja, é o primeiro conteúdo visível na sua página. Tudo o que ele vê sem que tenha a necessidade de utilizar a barra de rolagem é considerado como primeira dobra do site.
Esse conceito veio com a indústria dos jornais: os periódicos expostos nas bancas ficam dobrados ao meio e a única parte que fica exposta é a parte superior da sua primeira página. Por isso, os editores selecionam as informações mais chamativas nesta parte, chamada por eles de primeira dobra, para aumentar as vendas do jornal. Os webdesigners adotaram o conceito para denominar a primeira parte do site. Esses conceitos também podem aparecer como “o primeiro scroll” ou “above the fold”.
Uma pesquisa feita pelo cientista da computação Jakob Nielsen mostrou que a primeira parte do site capta 80,3% da atenção dos usuários. Por isso, é fundamental dar atenção à primeira dobra do seu site.
Primeira dobra e usabilidade do site
Nos últimos anos houve uma grande evolução da técnica do web design (inclusive em questões de usabilidade), culminando em sites mais chamativos e, consequentemente, “maiores”, fazendo com que os usuários precisem rolar a página para ver todo conteúdo.
Algumas dessas técnicas, inclusive, instigam o usuário a continuar descendo pela página para continuar navegando. No entanto, mesmo essas técnicas não fizeram com que a primeira dobra do site perdesse a sua importância.
Sendo assim, estimular a navegação vertical e para outras páginas por parte dos usuários passa por uma apresentação voltada para os interesses dos usuários, fazendo com que ele continue no site. Mas, o que irá fazer com que as pessoas acessem outras áreas de um site? Além das técnicas de usabilidade, o conteúdo de valor, um conteúdo relevante.
Todavia, não é necessário (nem usual) colocar todas as informações na primeira parte do site. Coloque aquilo que fará com que o visitante queira rolar a página ou clicar nos links para conhecer as outras seções.
Como incentivar o usuário a rolar a página e ir para outras seções?
- Utilize uma navegação simples, clara e objetiva;
- Organize o conteúdo por títulos e frases com palavras-chave relevantes, descritivas e que resumem bem o conteúdo das páginas;
- Evite excesso de informações. Se for o caso, procure uma forma de dizer que existe mais conteúdo relevante e indique o caminho;
- Sempre que estiver alterando / incluindo uma informação, questione se essa informação entrega algum valor aos visitantes;
- Utilize links e botões com destaque para incentivar a navegação;
- Deixe claro que você/sua empresa está acessível. Destaque as formas de contato e deixe um chat ativo no site.
É importante, ainda, estudar a estrutura do seu site e saber onde os usuários mais interagem. Para isso, utilize ferramentas que lhe entregam o mapa de calor do site.
Ferramentas para verificar o mapa de calor do site
Com ferramentas que mostram o mapa de calor (heatmap) do seu site, é possível descobrir e avaliar quais seções são mais acessadas e, consequentemente, trazem mais resultados para o seu negócio.
Essas ferramentas também vão ajudar na construção de ideias para otimização das páginas, como alteração de conteúdo e até mesmo mudança de botões (CTA – Call To Action) de lugar.
Os mapas de calor são relatórios que indicam, por meio de cores, onde as pessoas mais interagem em determinado site. Com isso, será possível:
- Conhecer o comportamento dos usuários;
- Identificar formas de otimizar o site;
- Reduzir a taxa de rejeição;
- Criar estratégias para converter visitantes em clientes.
Algumas ferramentas que mostram o mapa de calor são:
- Smartlook;
- Heatmap;
- Hotjar;
- CrazyEgg.
Conclusão
Sabemos que o objetivo da maioria dos sites institucionais é a venda ou divulgação de negócios. No entanto, para alcançar esse ponto, será preciso criar mecanismos de usabilidade para conquistar a permanência do usuário em sua página. A palavra mágica aqui é: teste. Experimente, analise e faça alterações para alcançar as metas que deseja com o seu site. Cabe ressaltar que, embora a primeira dobra do site seja essencial e precisa ser chamativa, todo o conteúdo do site é importante e merece atenção.
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