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Como fazer URL amigável

7 Dicas sobre como fazer uma URL amigável para seu site

07/01/20206 minutos de leitura

Uma URL amigável nada mais é que um endereço internet estruturado de uma forma mais simples, mais bem elaborada, com o objetivo de facilitar a compreensão do usuário e, além disso, permite aumentar a pontuação das páginas nos buscadores (Google, Big, Yahoo).

Ter uma URL amigável é essencial para o sucesso de um site. Por isso, neste artigo, falaremos dessa importância e daremos 7 dicas sobre como deixar as URLs das suas páginas otimizadas.

O que é uma URL?

A URL é sigla para Uniform Resource Locator ou, em português, Localizador Uniforme de Recursos. Como o próprio nome sugere, é um endereço, um caminho usado para encontrar sites, blogs, lojas virtuais, arquivos e aplicações na rede.

Imagem com exemplo de uma URL amigável

Composição de uma URL:

Scheme: o http:// e https:// – indicam o protocolo de acesso ao conteúdo da página.

Subdomínio: é um endereço complementar ao endereço do site principal. O blog da Task, por exemplo fica em um subdomínio: blog.task.com.br.

Top-level domain: também denominado como TLD, é a extensão do domínio. Pode ser “.com.br”, “.adv.br”, “bhz.br”.

Second-level domain: é o nome do domínio/site. No caso do nosso site, é o nome da empresa: Task.

Subdiretório: são as páginas internas do site. Por exemplo, a página de contato de uma página: https://www.task.com.br/contato.

O que uma URL amigável precisa ter?

Além de simples, uma URL amigável precisa ser fácil de ser lembrada e levar o usuário exatamente onde ele precisa ir. Então, se a sua página na internet possui aqueles links repletos de letras, números e caracteres especiais que não dizem nada e só confundem os usuários, é hora de alterá-las. Por isso, o importante é seguir um padrão que seja primordialmente intuitivo para o usuário.

Mesmo que hoje poucas pessoas digitem os endereços no navegador, preferindo recorrer sempre a mecanismos de busca como o Google, uma URL amigável também facilita seu posicionamento mais vantajoso nos resultados da busca.

Alguns exemplos de URL amigável:

http://www.lojadatati.com.br/contato

https://www.task.com.br/hospedagem-de-site

https://registro.br/politica-de-privacidade/

Exemplo de URL não amigável:

http://www.sitedaempresa.com.br/5465476produto&&8374657

A importância de um URL amigável

O mais importante em ter uma URL amigável é a experiência e confiança do usuário. Por isso, quanto mais simples e intuitivo, melhor para convencer o seu cliente a clicar naquele link.

Vamos a um exemplo prático além dos tradicionais links dos sites. O e-mail marketing é uma estratégia utilizada por muitas empresas. Normalmente esse material possui uma URL que direciona para uma página ou para baixar um arquivo. Sendo assim, ao passar com o mouse sobre este botão, o usuário consegue verificar no canto inferior esquerdo da tela qual é o link que ele será direcionado. Nesse caso, qual endereço passará mais confiabilidade? O que estiver com uma URL amigável.

Por isso, uma informação fácil e coerente permite ao usuário saber para onde será direcionado, dando maior sensação de segurança a ele.

Além disso, como dito acima, uma URL amigável contribui para melhorar o seu posicionamento nos buscadores. Isso porque, ao ter um link bem ajustado, os buscadores entendem que o usuário conseguirá encontrar exatamente o que ele procura.

Dicas de como fazer URL amigável

Para uma URL ser amigável, o usuário precisa olhar para ela e saber do que se trata, instantaneamente.

Se você já possui um site, mas não tem URL amigável em suas páginas, comece hoje mesmo a implementar novos links para ela. Caso esteja criando um site, já comece a implementação estudando as melhores URLs para este projeto.

Para não errar, separamos 7 dicas para fazer uma URL amigável:

1: Utilize palavras-chave referente ao seu negócio e principalmente ao produto/serviço;

2: Escolha URL curta e objetiva, deixando claro o objetivo dela. Tente fazer uma URL entre 50 e 60 caracteres. Jamais ultrapasse 80 caracteres.

3: Utilize entre três e cinco palavras para descrever o destino – que é o conteúdo otimizável que vem depois da barra (/);

4: Faça URL individuais para cada tipo de produto/serviço;

5: Evite letras maiúsculas, números e símbolos (acentos, cedilhas, caracteres especiais) ao criar uma URL. Isso pode gerar incompatibilidades;

6: Não há necessidade em utilizar artigos e verbos de ligação nas URLs;

7: Use hífens para fazer a separação de palavras, nenhum outro caractere especial. Os buscadores lêem somente o hífen como espaço;

URL amigável no WordPress

O WordPress traz como padrão a URL não amigável. No entanto, é muito simples alterar essa opção em ConfiguraçõesLinks Permanentes:

O ideal é escolher “Nome do post”:

Nenhum dos tipos de URL acima são consideradas incorretas e todas são reconhecidas pelos buscadores. No entanto, cada uma tem um objetivo. Com dito, a mais usual é a opção “nome do post” para aqueles que querem ter uma página localizada por palavra-chave.

No final das contas, o que todos nós queremos na internet é ser encontrado e converter usuários em clientes. Por isso, qualquer ação que facilite a experiência do usuário é um diferencial para gerar engajamento e fazer negócios online.

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários e ajude a Task a melhorar ainda mais os serviços e informações. Responderemos o mais rápido possível.

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Geraldo Lucciani é jornalista, especialista em Marketing Digital e Gestor Cultural. Apaixonado por tecnologia e internet, escreve conteúdos para sites, blogs e redes sociais desde 2016. Atua também na cena cultural da capital mineira produzindo espetáculos e trazendo nomes do humor para a cidade. Nas horas vagas, ama ler, assistir filmes, séries e, claro, peças de teatro.

8 Comentários

This Post Has 8 Comments

    1. Olá, Demir. Tudo bem?

      Que bom que gostou deste conteúdo.
      Temos outros artigos que podem ser interessantes para você também. Então, te convido a ler outros conteúdos em nosso blog.

      Sobre a sua pergunta, precisaríamos de mais detalhes para responder com exatidão. Mas, de forma ampla, uma URL amigável é aquela que diz, de forma resumida o que o conteúdo se trata.

      Alguns exemplos de URL amigável:
      http://www.lojadatati.com.br/contato
      http://www.task.com.br/hospedagem-de-site
      registro.br/politica-de-privacidade/

      Percebe que são simples e não há excesso de números e caracteres especiais?

      Agora, veja um exemplo de URL não amigável:
      http://www.sitedaempresa.com.br/5465476produto&&8374657

      Ao ler, praticamente não sabermos do que o link vai tratar.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

    1. Olá, Josiete. Tudo bem?

      Para utilizar o serviço de e-mail profissional da Task, entre em contato com o nosso comercial pelo telefone (31) 3123-1000 ou pelo e-mail comercial@task.com.br.

      Vai ser um prazer atendê-la e ajudá-la.

      Caso tenha outras dúvidas, temos mais artigos que podem ser interessantes para você também. Então, te convido a ler outros conteúdos em nosso blog.

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      Abraços.

  1. Bom dia!
    sobre as informações no inicio representadas pela imagem:

    Esse conteúdo tomou que referência como base, pois sempre vejo sites trocando essas nomenclaturas ou informando que second é o top. queria estudar mais a fundo?

    att

    1. Olá, Tullio. Tudo bem?

      Obrigado pelas considerações. Você está certo, por isso, fizemos os ajustes no conteúdo.

      Algumas referências, como solicitado:

      https://newgtlds.icann.org/en/applicants/global-support/faqs/faqs-en
      https://icannwiki.org/Top-Level_Domain
      https://icannwiki.org/Second_Level_Domain

      Temos outros artigos que podem ser interessantes para você também. Então, te convido a ler outros conteúdos em nosso blog.

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      Abraços.

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