Como fazer URL amigável

7 Dicas sobre como fazer uma URL amigável para seu site

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Uma URL amigável nada mais é que um endereço internet estruturado de uma forma mais simples, mais bem elaborada, com o objetivo de facilitar a compreensão do usuário e, além disso, permite aumentar a pontuação das páginas nos buscadores (Google, Big, Yahoo).

Ter uma URL amigável é essencial para o sucesso de um site. Por isso, neste artigo, falaremos dessa importância e daremos 7 dicas sobre como deixar as URLs das suas páginas otimizadas.

O que é uma URL?

A URL é sigla para Uniform Resource Locator ou, em português, Localizador Uniforme de Recursos. Como o próprio nome sugere, é um endereço, um caminho usado para encontrar sites, blogs, lojas virtuais, arquivos e aplicações na rede.

Composição de uma URL:

Scheme: o http:// e https:// – indicam o protocolo de acesso ao conteúdo da página.

Subdomínio: é um endereço complementar ao endereço do site principal. O blog da Task, por exemplo fica em um subdomínio: blog.task.com.br.

Top-level domain: também denominado como TLD, é o nome do site. No caso do nosso site, é o nome da empresa: Task.

Second-level domain: é a extensão do domínio. Pode ser “.com.br”, “.adv.br”, “bhz.br”.

Subdiretório: são as páginas internas do site. Por exemplo, a página de contato de uma página: https://www.task.com.br/contato.

O que uma URL amigável precisa ter?

Além de simples, uma URL amigável precisa ser fácil de ser lembrada e levar o usuário exatamente onde ele precisa ir. Então, se a sua página na internet possui aqueles links repletos de letras, números e caracteres especiais que não dizem nada e só confundem os usuários, é hora de alterá-las. Por isso, o importante é seguir um padrão que seja primordialmente intuitivo para o usuário.

Mesmo que hoje poucas pessoas digitem os endereços no navegador, preferindo recorrer sempre a mecanismos de busca como o Google, uma URL amigável também facilita seu posicionamento mais vantajoso nos resultados da busca.

Alguns exemplos de URL amigável:

http://www.lojadatati.com.br/contato

https://www.task.com.br/hospedagem-de-site

https://registro.br/politica-de-privacidade/

Exemplo de URL não amigável:

http://www.sitedaempresa.com.br/5465476produto&&8374657

A importância de um URL amigável

O mais importante em ter uma URL amigável é a experiência e confiança do usuário. Por isso, quanto mais simples e intuitivo, melhor para convencer o seu cliente a clicar naquele link.

Vamos a um exemplo prático além dos tradicionais links dos sites. O e-mail marketing é uma estratégia utilizada por muitas empresas. Normalmente esse material possui uma URL que direciona para uma página ou para baixar um arquivo. Sendo assim, ao passar com o mouse sobre este botão, o usuário consegue verificar no canto inferior esquerdo da tela qual é o link que ele será direcionado. Nesse caso, qual endereço passará mais confiabilidade? O que estiver com uma URL amigável.

Por isso, uma informação fácil e coerente permite ao usuário saber para onde será direcionado, dando maior sensação de segurança a ele.

Além disso, como dito acima, uma URL amigável contribui para melhorar o seu posicionamento nos buscadores. Isso porque, ao ter um link bem ajustado, os buscadores entendem que o usuário conseguirá encontrar exatamente o que ele procura.

Dicas de como fazer URL amigável

Para uma URL ser amigável, o usuário precisa olhar para ela e saber do que se trata, instantaneamente.

Se você já possui um site, mas não tem URL amigável em suas páginas, comece hoje mesmo a implementar novos links para ela. Caso esteja criando um site, já comece a implementação estudando as melhores URLs para este projeto.

Para não errar, separamos 7 dicas para fazer uma URL amigável:

1: Utilize palavras-chave referente ao seu negócio e principalmente ao produto/serviço;

2: Escolha URL curta e objetiva, deixando claro o objetivo dela. Tente fazer uma URL entre 50 e 60 caracteres. Jamais ultrapasse 80 caracteres.

3: Utilize entre três e cinco palavras para descrever o destino – que é o conteúdo otimizável que vem depois da barra (/);

4: Faça URL individuais para cada tipo de produto/serviço;

5: Evite letras maiúsculas, números e símbolos (acentos, cedilhas, caracteres especiais) ao criar uma URL. Isso pode gerar incompatibilidades;

6: Não há necessidade em utilizar artigos e verbos de ligação nas URLs;

7: Use hífens para fazer a separação de palavras, nenhum outro caractere especial. Os buscadores lêem somente o hífen como espaço;

URL amigável no WordPress

O WordPress traz como padrão a URL não amigável. No entanto, é muito simples alterar essa opção em ConfiguraçõesLinks Permanentes:

O ideal é escolher “Nome do post”:

Nenhum dos tipos de URL acima são consideradas incorretas e todas são reconhecidas pelos buscadores. No entanto, cada uma tem um objetivo. Com dito, a mais usual é a opção “nome do post” para aqueles que querem ter uma página localizada por palavra-chave.

No final das contas, o que todos nós queremos na internet é ser encontrado e converter usuários em clientes. Por isso, qualquer ação que facilite a experiência do usuário é um diferencial para gerar engajamento e fazer negócios online.

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários e ajude a Task a melhorar ainda mais os serviços e informações. Responderemos o mais rápido possível.

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