Uma imagem otimizada influencia positivamente no impulsionamento do seu site na web. Por isso, nunca suba as imagens para o seu site (ou rede social) sem colocar um nome amigável.

Como otimizar imagens para web e melhorar o seu ranqueamento nos buscadores

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Otimizar imagens para web e para colocar em seu site é essencial para que elas sejam encontradas nos mecanismos de busca na rede mundial de computadores. Além de facilitar a busca, a otimização contribui para melhorar o tempo de carregamento de sua página e, consequentemente, o engajamento com os seus potenciais clientes.

Fazendo uma simples analogia, a internet funciona como um grande escritório. Cada item tem o seu lugar e segue uma lógica de organização. Os seus documentos, por exemplo, provavelmente são separados em armários e pastas devidamente etiquetados com os respectivos nomes de cada arquivo.

Seguindo essa linha de pensamento, se você utiliza várias pastas sem nome e coloca uma infinidade de documentos aleatórios lá dentro, qual a chance de você encontrar com rapidez o que procura? Bom… é bem pequena.

Na internet, isso não é diferente. Se não utilizarmos uma lógica de organização, nossos arquivos e imagens se perdem. Isso para ranqueamento da sua página na internet é muito ruim.

Sendo assim, otimizar imagens para web é requisito essencial. Tanto para uploads na internet (sites, redes sociais, blog), quanto em seu computador.

Otimizar imagem para web é essencial

Normalmente, as pessoas fotografam ou filmam ou fazem imagens e, logo em seguida, descarregam o material em seus computadores para imediatamente compartilhar.

Logo em seguida, já começam a alimentar as redes sociais, enviar e-mails e fazer uploads. Na maioria da vezes, não se preocupam em renomear o arquivo para ficar um nome, além de mais bonito, mais amigável com os sistemas (diversos) e seguindo a lógica, mais fácil de localizar, organizar. Otimizar imagens para web é essencial para que ele seja encontrado futuramente – por você e por todos que fazem pesquisas na internet!

Comece renomeando o arquivo que será utilizado

Um arquivo escrito da forma correta influencia positivamente no posicionamento do seu site em ranking de buscas (SEO), por exemplo. Por isso, nunca suba as imagens para o seu site (ou rede social) sem colocar um nome amigável.

Quando você captura uma imagem pela câmera ou celular, ao descarregar, ela vai para o seu drive com um nome genérico, do tipo “IMG_0077.JPG”. Esse é um nome que não diz nada e, futuramente só prejudicará a sua vida. Também, não adianta utilizar um nome genérico do tipo “fotografia.jpg”.

Seguir as dicas abaixo de como nomear um arquivo, podem salvar o SEO da sua página:

  • Escreva o nome do arquivo com letras minúsculas;
  • Não utilize o underline ( _ ) para separar as palavras;
  • Não deixe espaços entre nomes. Se precisar separar, use o traço ( – );
  • Esqueça a utilização de acentos e caracteres especiais, como: ç, $, &, %, (), {} e etc;
  • Dê preferência para nomes curtos;
  • Não use artigos e preposições (o, a, para, de, com);
  • Nomeie com uma palavra-chave, que tenha alguma relação com a imagem, algo como geladeira-promocao-bh.jpg;

Então, caso tenha que nomear uma fotografia da equipe da sua empresa. Qual a melhor nomenclatura? “equipe.jpg”? Não! O ideal seria “equipe-task-2019.jpg”, por exemplo.

Como os buscadores lêem as imagens?

Os buscadores (Google, Bing, Yahoo) não conseguem “ler” o conteúdo das imagens – isso demandaria uma lógica de programação muito complexa. O que esses mecanismos fazem é uma leitura da linguagem HTML, e existem códigos que ‘traduzem’ sua imagem para que os buscadores a interpretem.

Sendo assim, para que os buscadores possam encontrar a sua imagem na internet, além de nomeá-las corretamente, é preciso informar, por meio de código, as tags/etiquetas “title” (título) e “alt” (texto alternativo) (continue lendo para entender).

Se o seu site foi desenvolvido em algum tipo de CMS (Content Management System ou Sistema Gerenciador de Conteúdo) como o WordPress ou o Joomla, esses atributos são bem fáceis de incluir e modificar.

O que é a tag Alt?

É utilizada para descrever a imagem. Os rastreadores da internet utilizam a tag Alt para encontrar as imagens pelo conteúdo.

Sabe quando estamos em um site ou blog e a imagem não carrega, mas ao passar o mouse por onde estaria a imagem, aparece uma pequena frase? Essa é a tag Alt.

Além de ser um ponto interessante para os mecanismos de busca, essa tag também é funcional para pessoas cegas ou com deficiência visual. Já que softwares específicos podem ler essa informação.

O que é tag Title de uma imagem?

É o título da sua imagem, um nome que vai descrever a sua figura e aparecer para os usuários. Por isso, ele precisa sempre estar otimizado. Por exemplo, na página do serviços de hospedagem de site da Task Internet, na imagem principal o atribute “title” é “Hospedagem de sites a partir de R$ 16,53“. Essa é uma das principais informações mostradas para a pessoa que está navegando e também para o Google e outros buscadores.

A tag Title, assim como o conteúdo, também é muito importante para o SEO do seu projeto.

Essa tag é um complemento da tag Alt e, embora não tenha limite de caracteres, o recomendado é que sejam textos curtos.

Conclusão

A internet é uma ferramenta que dispõe de muitos recursos para divulgar nosso negócio. Para isso, a palavra de ordem é otimização. O objetivo é manter uma lógica de organização e, principalmente, proporcionar uma boa experiência para o usuário.

Além disso, preocupe-se com a qualidade e o tamanho das imagens. Elas não podem ser grandes, para não comprometer o tempo de carregamento da aplicação, mas precisam ser de qualidade.

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