Skip to content
Ilustração com um notebook em que a tela apresenta uma carta com um papel vazio dele saindo dele.

Um e-mail vazio chegou na sua caixa de entrada? Cuidado, pode ser um golpe

21/03/20224 minutos de leitura

Caso se depare com um e-mail vazio na sua caixa de entrada, fique atento. Embora este e-mail propriamente dito não seja perigoso, o que poderá vir depois dele pode te causar problemas. 

Afinal, o que os criminosos cibernéticos pretendem ao enviar um e-mail sem conteúdo para você ou para o seu e-mail empresarial? Apenas confirmar se aquele e-mail é uma conta válida e ativa

Importante dizer que os e-mails profissionais possuem ferramentas antispam que buscam identificar mensagens que estão fora do padrão.

No entanto, esses filtros não bloqueiam mensagens que estão apenas com o assunto, mas sem uma mensagem no corpo do e-mail. 

Primeiro, os cibercriminosos usam programas e recursos para captar e-mails ou mesmo “criar contas” a partir de dados de empresas. Vamos a um exemplo prático: 

Você, Pedro Souza, é o diretor de uma empresa com domínio “suaempresa.com.br”. A partir dessa informação, os programas criam combinações de endereços:

pedro@suaempresa.com.br

pedrosouza@suaempresa.com.br

pedro.souza@suaempresa.com.br

diretor@suaempresa.com.br

diretoria@suaempresa.com.br

A partir daí, com essa lista de e-mails, começam os disparos de e-mails vazios com títulos genéricos e que costumam chamar a atenção como “Eu”, “Olá” ou algo semelhante. 

Para aquelas mensagens que retornam como devolvidas ou como contas inexistentes, os criminosos saberão que é uma conta inválida. No entanto, as mensagens que não retornaram vão para a lista de e-mails válidos. 

O passo seguinte é começar a disparar mensagens com conteúdos maliciosos na tentativa de enganar pessoas. 

Como os cibercriminosos atuam na internet?

O objetivo dos cibercriminosos ou engenheiros sociais é capturar suas informações, principalmente senhas. Em nosso blog, temos alguns artigos que detalham a forma como atuam. Conhecer essas táticas é um passo essencial para proteger-se. 

 

Confira nove dicas para se proteger de golpes aplicados na internet:

1) Se chegar um e-mail vazio em sua caixa de entrada, não responda! Além de confirmar ao remetente que o e-mail é válido, você os informa que tem alguém do outro lado recebendo e lendo essas mensagens. 

2) Marque o remetente como SPAM. Dessa forma, as próximas mensagens que esse remetente enviar, já vai cair direto na sua caixa de SPAM. 

3) Desconfie de mensagens que possam te induzir a divulgar informações sigilosas como senhas, números de cartões de crédito e dados bancários e também que contenham links para sites externos.

4) Certifique-se sobre o link apresentado na mensagem. Os criminosos utilizam técnicas para mascarar o link real para outro supostamente conhecido.

Posicionando o cursor do mouse sobre o link, é possível visualizarmos se o mesmo aponta para uma página falsa ou código malicioso.

5) Procure utilizar ferramentas de segurança, como filtros antiphishing e softwares antimalware. 

6) Esteja alerta ao receber mensagens de remetentes desconhecidos, mantendo também um certo cuidado com e-mails de remetentes conhecidos, mas que tenham conteúdo diferente do qual esteja habituado.

7) Não faça download ou execute arquivos não solicitados.

8) Procure manter sempre um antivírus atualizado no seu computador, de preferência que contenham componentes específicos incorporados ao serviço de e-mail.

9) Desconfie de mensagens que contenham promessas de ganhos financeiros, oportunidades de investimento suspeitas e ofertas de produtos com valores muito abaixo do praticado no mercado.

Tudo sobre e-mail corporativo 

Quer saber mais sobre e-mail corporativo? Acesse: https://www.emailcorporativo.com.br/

Leia também:

E então, o que achou deste artigo? Faltou alguma informação importante? Tem alguma dúvida?

Aproveite para deixar seus comentários abaixo e ajude a Task a melhorar ainda mais os serviços e informações.

Quer receber nossos e-mails com informativos como este? Cadastre o seu e-mail no rodapé desta página. E, por favor, compartilhe nosso conteúdo!

A Task tem por objetivo prover soluções em internet e comércio eletrônico que otimizem processos e gerem resultados para pessoas e organizações.

São mais de 20 anos de experiência em hospedagem de sites, serviços de e-mail, servidor virtual, servidor dedicado, loja virtual e muito mais.

Saiba mais em www.task.com.br

Nenhum comentário

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também...
Back To Top