Skip to content
Ilustração de um guarda restringindo o acesso e a frase em inglês: "error 403 forbidden".

Erro 403 Forbidden: o que é e como corrigir em seu site

07/06/20236 minutos de leitura

O Erro 403 Forbidden ou, em tradução livre, “403 proibido” pode acontecer por vários motivos. É importante resolver logo o problema, pois um site fora do ar pode significar prejuízo para sua empresa, principalmente tratando-se de um comércio eletrônico. 

Apareceu alguma mensagem similar a estas ao acessar o site?

  • Forbidden: You don’t have permission to access [directory] on this server
  • 403 Forbidden
  • Access Denied You don’t have permission to access
  • HTTP Error 403 – Forbidden
  • 403 forbidden request forbidden by administrative rules

Continue lendo o artigo para aprender o que significa esse erro e quais as possíveis soluções. 

Vamos dividir esse artigo em duas partes. Na primeira, ajudamos aqueles que possuem um site e na sequência, usuários que estão tentando acessar determinada página. Vamos lá?

 

Sou o dono de um site

O que é o erro 403 Forbidden?

O erro 403 forbidden, que faz parte do grupo de códigos de status 4xx, é um código de status HTTP que informa a existência de algum problema de permissão para acessar o site ou mesmo uma falha em determinados arquivos da página.

Em outras palavras, é um tipo de erro de autenticação. 

Isso acontece quando o servidor, onde o projeto está hospedado, nega/não reconhece a entrada no site. 

Significa que, ao tentarmos entrar em determinado endereço web, o servidor entende a solicitação, no entanto, não pode fornecer o acesso.

Por que acontece o erro 403?

Existem possíveis causas para que ocorra o erro 403. Listamos aqui os principais motivos para que ele aconteça. 

1°) Permissões de arquivos ou pastas incorretas

Todo o site tem, por segurança, restrição de acesso ou tipos de permissão para determinados arquivos. 

Um exemplo bem comum é o acesso a sites que necessitam de login para entrar. Se o usuário não possuir os dados corretos, o erro poderá aparecer. 

2°) O arquivo .htaccess pode estar corrompido ou com configurações incorretas

Isso pode acontecer em servidores que utilizam um servidor web Apache. O arquivo .htaccess é um arquivo básico de configuração dessa modalidade de hospedagem. 

Ele é utilizado, dentre outras funções, para definir redirecionamentos e restringir acesso a todo o seu site ou partes dele.

Nesse caso, configurações incorretas ou arquivos danificados também podem ocorrer no erro 403 forbidden.

Todavia, não há motivo para preocupação. Essa é uma configuração rápida e fácil de resolver  (a solução está no próximo tópico).

3º) Não ter o arquivo principal na pasta

O erro 403 também pode acontecer quando o usuário acessa a raiz ou alguma pasta do site (https://site.com.br ou https://site.com.br/pasta/) e não tem o arquivo principal da hospedagem.

Esses arquivos, normalmente, têm  os seguintes nomes: “index.html” ou “default.html”. Além disso, a extensão “.html” pode ser substituída por “.php” ou outra. 

Sendo assim, na falta desses arquivos, o servidor pode restringir a listagem do conteúdo do diretório. Ou seja, o site não irá abrir e aparecerá o erro 403.

4°) Problemas com plugins

Alguns sites são criados a partir de um CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) como, por exemplo, o WordPress. 

Essa ferramenta utiliza plugins, ou seja, programas utilizados para adicionar funções a outros programas. No entanto, esses plugins podem bloquear endereços IP, se acreditarem que esses são maliciosos. 

Vale destacar que esse não é um acontecimento muito comum. 

Como corrigir o erro 403 forbidden?

1) Verifique suas permissões de arquivo

Logue no FTP de seu domínio e edite as permissões de seus arquivos para ficarem com o padrão 644 (hospedagem Linux), conforme ilustrações abaixo:

Print da tela de FTP mostrando opção de permissão de arquivo

Print da tela de FTP mostrando opção de permissão de arquivo com alteração de permissão 644

Quer saber como utilizar o gerenciador de FTP – Filezilla? Acesse o nosso Wiki

2) Inspecione seu arquivo .htaccess

Logue no FTP de seu domínio e edite o arquivo .htaccess. Procure no arquivo por qualquer configuração que negue o acesso à pasta, como o ‘Deny from all’, conforme ilustrações abaixo:

Print FTP mostrando caminho edição do nome do index do site

Print tela FTP mostrando edição arquivo .htaccess

Print tela FTP mostrando edição arquivo .htaccess

3) Corrija o nome do arquivo principal da pasta

É possível que o arquivo principal (index) de seu site esteja renomeado. Para corrigir, acesse o FTP de seu domínio e renomeie de acordo, conforme ilustrações abaixo:

Print tela FTP demostrando renomeação do arquivo index

 

Print tela FTP demostrando renomeação do arquivo index

 

Print tela FTP demostrando renomeação do arquivo index

4) Desative/reative plugins

Alguns plugins de CMS, principalmente os plugins de segurança, podem estar bloqueando o acesso ao site. Para que possa validar esta influência, você pode desativá-lo momentaneamente, conforme ilustração abaixo:

Print da tela do WordPress demonstrando desabilitação de plugin

Sou um usuário e quero acessar uma página

Pode acontecer, ainda, de o erro 403 ser do lado do cliente, ou seja, o problema não é o servidor. Nesse caso, algumas ações simples podem resolver a questão. 

 

Como acessar um site com erro 403?

1) Atualize a página e verifique se digitou o site corretamente

Esse erro pode ser temporário. Então, caso não tenha colocado um endereço incorreto, pode ser que a restrição não exista e você consiga acessar normalmente a página. 

Para atualizar a página pressione as teclas Ctrl + F5.

2) Limpe o cache do navegador que está utilizando

O cache é um tipo de arquivo que fica armazenado no computador ou no celular quando entramos em sites. O objetivo desse arquivo é agilizar o acesso na próxima vez que entrarmos na página. 

No entanto, pode acontecer inconsistências entre o site que está no ar e a versão que está em cache, apresentando, assim, o erro 403.

3) Confira os dados de acesso

Algumas páginas são acessadas apenas a partir de login e senha. Por isso, é importante verificar se você digitou os dados corretamente. Caso contrário, esse erro pode aparecer para você. 

Como corrigir o erro 403 no celular?

Muito provavelmente, a correção para o erro 403 pelo celular terá as mesmas causas do tópico acima. A limpeza do cache resolve a maior parte dos problemas. 

Caso o acesso seja a partir de um aplicativo em um sistema Android, basta acessar as configurações dele e procurar as opções de armazenamento. Em seguida, localize a opção de “Limpar cache”, execute a operação e tente reabrir o app. 

Por outro lado, caso esteja acessando o navegador do seu Android acesse as configurações, e procure pela opção de histórico de navegação. Em seguida, limpe o cache do navegador e tente acessar o site novamente. 

Leia também:

Do registro de domínio a hospedagem de site: o que eu preciso saber para abrir o meu negócio na internet?

A importância de divulgar seu negócio com email profissional @suaempresa

Assista:

Geraldo Lucciani é jornalista, especialista em Marketing Digital e Gestor Cultural. Apaixonado por tecnologia e internet, escreve conteúdos para sites, blogs e redes sociais desde 2016. Atua também na cena cultural da capital mineira produzindo espetáculos e trazendo nomes do humor para a cidade. Nas horas vagas, ama ler, assistir filmes, séries e, claro, peças de teatro.

Nenhum comentário

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também...
Back To Top