No terceiro artigo da série vamos falar como criar uma loja virtual. Já escrevemos aqui no blog sobre os primeiros passos e sobre os aspectos legais e burocráticos para você começar o seu projeto online.
Design e conteúdo
Nesse momento do seu processo de criar uma loja virtual, você já tem um logo e o projeto gráfico da sua empresa. Você vai precisar disso para que seja criado o design do seu site de e-commerce. É importante cuidar do visual. Por isso, invista em uma página de bom gosto e, principalmente que possua uma linguagem clara, objetiva.
O design vai muito além da aparência bonita de um site, mas passa, principalmente, pela experiência do usuário. O trabalho do design é tornar o espaço intuitivo e facilitar o encontro de informações no seu projeto online. Isso é bom para o usuário e bom para as suas vendas.
Você já ouviu a frase “a primeira impressão é a que fica”? Pois é, uma página atraente e convidativa vai instigar os potenciais clientes e fazê-los ficar mais tempo em seu e-commerce. Além disso, um site bem elaborado contribui para a construção de credibilidade do seu negócio.
O conteúdo exerce uma função de destaque em sua loja virtual. Um texto bem construído, considerando as palavras-chave do seu negócio, bem como as técnicas de SEO, permite:
- Conquistar a credibilidade dos clientes;
- Conseguir um bom posicionamento nos motores de busca.
Falaremos mais sobre o conteúdo no subtítulo de descrição do produto.
Escolha da plataforma
A plataforma é um dos principais itens para você trilhar um caminho de sucesso com seu negócio, já que ela influencia diretamente na experiência de compra do usuário. Por isso, ela precisa ser simples, rápida, intuitiva – pois ninguém tem paciência de ficar perdendo muito tempo para finalizar um pedido.
Sendo assim, é importante analisar todos os recursos que o seu e-commerce precisa ter para que o seu negócio funcione:
- Quais as integrações que vou precisar: chat, mercado livre, controle de estoque, marketplace?
- Vou trabalhar com cupons de desconto?
- Preciso de integração com redes sociais?
- Quais as formas de pagamento vou disponibilizar em minha plataforma?
Para começar elabore uma lista de todos os requisitos necessários. Em seguida, faça um levantamento das plataformas de e-commerce disponíveis no mercado para descobrir qual delas atende o seu projeto.
Importante! Atualmente, a maioria das pessoas fazem compras pelo celular. Dessa forma, é imprescindível que a sua plataforma tenha uma versão mobile, ou seja, que possua um tema responsivo para se encaixar em qualquer tipo de tela.
Cadastro de produtos
A sua intenção ao criar uma loja virtual é atrair clientes e vender, certo? Então, a parte de cadastro de produtos merece uma atenção especial. Faça com cuidado! Antes de começar a fazer esse catálogo, visite algumas lojas online de concorrentes para ter uma base. Em seguida, faça um mapa de seus produtos e organize-os por categoria. Agora, é hora de escrever o conteúdo dos seus produtos.
- Crie títulos inteligentes e adequados para os produtos: ele precisa dizer exatamente do que se trata.
- Faça uma descrição completa do produto. Quais os diferenciais de cada um? As descrições precisam ser claras, completas e verdadeiras. Também é importante sempre manter essas informações atualizadas.
- Imagem também é conteúdo: use imagens que mostram de verdade o produto. Insira fotos e vídeos com boas resoluções, que não sejam pesadas e que mostrem como o produto é / funciona.
Não se esqueça que esse conteúdo é o meio pelo qual a sua loja será encontrada. Então, você precisa de textos estruturados, pensando em palavras-chaves corretas e técnicas de SEO.
Formas de pagamento
É hora de definir forma de pagamento. A diversidade de formas de pagamento são cruciais para gerar um bom volume de vendas na sua loja online. Além de ser uma questão que pode garantir a satisfação do seu cliente.
Opte pelo menos pelas mais tradicionais: boleto, cartão de crédito e depósito bancário. Em outro momento, é interessante expandir para outras formas de pagamento: paypal, débito, pagseguro, transferência online… Afinal, sua intenção é agradar os mais diferentes públicos, não é?
No entanto, o mais importante é: a sua forma de pagamento precisa funcionar. Esse é um fator que contribui para a alta taxa de abandono de carrinho na hora de finalizar uma compra.
Conclusão
Atualmente o mercado tem muita concorrência. Sendo assim, se você não estiver preparado, vai perder seu espaço. Além de estar com sua empresa no mundo virtual, é importante agir e, principalmente, com qualidade.
É preciso saber o que o consumidor deseja e entregar exatamente o que ele quer. Caso contrário, você poderá perder o seu cliente para o concorrente, que vai entregar exatamente o que ele quer.
Ficou alguma dúvida ou faltou alguma coisa importante? Aproveite para deixar seus comentários abaixo e ajude a Task a melhorar ainda mais os serviços e informações.
No próximo artigo desta série, vamos falar sobre os componentes essenciais de uma loja virtual. Aguarde.
Leia também!
Primeiros passos para montar uma loja virtual
Aspectos legais e burocráticos para abrir uma loja virtual
Como manter seu site ou loja virtual no ar mesmo com muitos acessos
Como montar uma página de vendas: hospedagem de loja virtual
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