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Ilustração de um notebook com vários envelopes saindo da tela. Na frente da tela, dois homens, um segurando uma lupa e o outro segurando uma placa escrito SPAM.

Aprenda a identificar e-mails falsos

01/04/20225 minutos de leitura

Aprender a identificar e-mails falsos pode nos livrar de uma forte dor de cabeça. 

O tráfego de mensagens não solicitadas na internet é cada vez maior: propagandas, propostas de empréstimos financeiros e ofertas dos mais variados tipos. Junto a essas mensagens, podem vir e-mails falsos com objetivo de aplicar golpes em usuários. 

Diferença de Spam e Scam

O Spam é um e-mail que não foi solicitado pelo usuário. Sabe aquela oferta que você não se inscreveu para receber e, mesmo assim, chegou na sua caixa de entrada? É o Spam. Não representa nenhum risco. 

Já o Scam são mensagens fraudulentas. São e-mails que tentam enganar usuários para roubar dados e tirar algum proveito financeiro da vítima. Pode ser, por exemplo, um e-mail falso de bancos ou operadoras de telefonia. 

Daremos a seguir algumas dicas para identificar os e-mails falsos e se prevenir dos transtornos que eles representam. 

 

Cabeçalhos suspeitos

O remetente do e-mail é desconhecido ou estranho? Caso clique em responder, o endereço de e-mail que aparece é diferente daquele que estava no início da mensagem? Desconfie. 

Os endereços do remetente ou destinatário podem ser apresentados com nomes fictícios. Também é comum a omissão do endereço do destinatário. 

Caso isso aconteça, ignore a mensagem ou marque como Spam. 

 

Campo “Assunto” suspeito

Grande parte dos filtros antispam realizam, por padrão, checagens sobre assuntos considerados suspeitos.

Mas os criminosos utilizam técnicas específicas inserindo no campo assunto informações tidas como “seguras”. Portanto, nem toda mensagem será filtrada. 

Então, cuidado com promessas de ganho financeiro rápido e fácil, promoções “boas demais”, resgate de prêmios etc. 

 

Cuidado com anexos

Até pode ser comum recebermos faturas e boletos por e-mail. No entanto, precisamos estar atentos aos remetentes para não cair em golpes. 

Clicar em qualquer tipo de anexo pode ser perigoso, pois há possibilidade de ser um Malware

Então, caso receba uma nota fiscal, um boleto em atraso, preste atenção. Se não for uma mensagem que realmente esteja esperando, não abra. 

 

Leia também: Saiba como se prevenir do vírus que altera boletos bancários

 

Solicitação de dados pessoais

Atenção com e-mails que peçam dados financeiros (conta do banco) e dados pessoais (nome completo, CPF, endereço). 

Mesmo se a mensagem for de um e-mail “conhecido” desconfie. Lembra do que falamos no subtítulo de cabeçalhos suspeitos? Os criminosos podem ter utilizado uma máscara para enganar os mais distraídos. 

 

Erros de português

Uma boa tática para identificar e-mails falsos é observar se o assunto ou o corpo da mensagem apresentam português incorreto.

Por isso, preste atenção em palavras com erros gramaticais ou frases com erros de concordância, por exemplo. 

Qualquer sinal de dúvida delete a mensagem ou faça contato com o remetente por outro canal, como telefone. 

 

Ações ao identificar um e-mail falso

 

Opções para sair da lista de divulgação

A maioria dos e-mails contém links específicos com instruções para sair da lista de distribuição (mailing), caso seu receptor prefira não receber mais este tipo de mensagem não solicitada.

Os usuários devem certificar o cadastro na lista em questão. Porém, se por algum motivo específico o link for considerado suspeito, será melhor ignorar a mensagem.

Muitas vezes esse é um mecanismo utilizado pelos cibercriminosos para validar a existência da conta de e-mail, tornando-a mais ‘valiosa’ ainda para vender a outros. 

 

Propagandas

É bastante comum os e-mails fraudulentos apresentarem conteúdos relativos a fraudes e golpes amplamente propagados na internet, como promoções e vantagens, solicitações de recadastramento de senhas e ofertas de empréstimos em instituições financeiras.

Por isso, ter conhecimento sobre os tipos de golpes e como evitá-los é a melhor defesa. Lembre-se sempre que bancos e demais instituições financeiras ou governamentais JAMAIS solicitam dados pessoais por e-mail.

 

Correntes e boatos

Também são exemplos de e-mails falsos aqueles que contêm mensagens com solicitações de ajuda financeira, histórias enganosas com apelos religiosos, que têm como objetivo tentar incentivá-lo a repassar seu conteúdo adiante e capturar seu e-mail para envio de Spams. Sempre delete esses e-mails.

 

Enfim, todo cuidado é pouco. Portanto, é importante estar em alerta para não abrir mensagens maliciosas que possam trazer riscos de segurança desnecessários.

 

Tudo sobre e-mail corporativo

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Leia também:

E-mail corporativo: o que é e como funciona?

Webmail seguro: utilização de HTTPS e melhores práticas de segurança

 

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2 Comentários

This Post Has 2 Comments

    1. Oi, Marcus! Como vai?

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