Skip to content

Saiba como se prevenir do vírus que altera boletos bancários

08/09/20143 minutos de leitura
Previna-se do vírus que altera boletos bancários
Previna-se do vírus que altera boletos bancários

A tecnologia traz benefícios incomparáveis ao nosso dia-a-dia, otimizando tempo e recursos que há dez anos nem sonhávamos em contar. Contudo, criminosos utilizam dessa mesma tecnologia para prejudicar pessoas, usurpar dinheiro e fraudar negociações. Este é o caso do vírus que altera boletos bancários, divulgado recentemente pela explosão de casos confirmados no país. Mas como se prevenir desse tipo de ataque?

 

Mantenha seu sistema operacional atualizado

A cada nova versão de um sistema operacional são alteradas brechas deixadas pela versão anterior, corrigindo tanto falhas de operação quanto de segurança. Ao atualizar o seu sistema operacional, você está garantindo maior segurança para suas informações, já que as falhas percebidas já foram sanadas. Caso persista alguma falha, hackers e outros criminosos demorarão mais tempo para descobrir.

Mantenha seu antivírus atualizado

Os vírus estão à solta na rede, e é preciso manter um software antivírus bom e atualizado para evitar que você tenha seu computador, smartphone ou tablet infectados. Soluções gratuitas já são um bom começo, mas se você puder investir, não deixe de pagar por um antivírus com mais recursos de proteção para o seu computador.

 

Aplicativos

Todos os aplicativos usados no seu computador também devem estar atualizados para evitar entradas estranhas por meio de falhas de programação. Java e Flash, que possuem versões atualizadas praticamente todos os meses, também devem ser atualizados sempre, pois são essenciais para o correto funcionamento do seu computador.

 

Verifique o código do banco no boleto

Cada banco possui um código impresso, que deve ser sempre o mesmo (ex: Banco do Brasil é “001”, CEF é “104”). Verifique o boleto e confira se código do banco está correto. Caso haja alguma divergência, inutilize o boleto e comunique ao banco para que as providências necessárias possam ser tomadas.

 

Verifique o espaçamento no código de barras

O código de barras possui um espaçamento padrão, o qual não se mantém em boletos falsos. Se achar que algo está estranho com o código de barras do seu boleto, contacte seu banco para esclarecer.

 

Confira o código de barras com o número do documento

O número do documento impresso no boleto sempre está inserido no código de barras. Verifique se os dois coincidem. Se forem divergentes, informe ao banco de não realize o pagamento.

 

Dicas como estas devem ser levadas para a vida toda, pois a cada dia criminosos cibernéticos criam novas maneiras de invadir seus dispositivos pessoais e tirar algum tipo de vantagem, seja com o roubo de dados bancários, informações particulares ou geração de boletos que vão tirar o seu dinheiro e repassar a contas fantasmas. Esperamos ter lhe ajudado neste quesito e se você quiser repassar estas informações a seus amigos, fique à vontade! Estamos aqui para ajudá-los!

No próximo post, daremos mais dicas e explicaremos aos clientes da Task como identificar nossos boletos.

 

A Task tem por objetivo prover soluções em internet e comércio eletrônico que otimizem processos e gerem resultados para pessoas e organizações.

São mais de 20 anos de experiência em hospedagem de sites, serviços de e-mail, servidor virtual, servidor dedicado, loja virtual e muito mais.

Saiba mais em www.task.com.br

2 Comentários

This Post Has 2 Comments

    1. Olá, Enio. Tudo bem?

      Que bom que gostou deste conteúdo. A segurança é muito importante para navegar pela internet.
      Temos muitos artigos que podem ser interessantes para você também. Então, te convido a ler outros conteúdos em nosso blog.

      Nos siga também em nossas redes sociais:
      Youtube: https://www.youtube.com/TaskInternet
      Instagram: https://www.instagram.com/task_internet/
      Facebook: https://pt-br.facebook.com/TaskInternet/
      Twitter: https://twitter.com/taskinternet

      Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também...
Back To Top