Skip to content
Os subdomínios servem para deixar o seu site mais organizado, facilitar a navegabilidade e para otimizar da sua página (SEO).

O que são subdomínios e como utilizá-los

14/07/20204 minutos de leitura

Os subdomínios podem ser muito úteis para separar campanhas de comunicação/marketing, bem como produtos e serviços da empresa e, ainda, é uma técnica de SEO (Search Engine Optimization) eficiente. 

O SEO é um conjunto de estratégias que tem por objetivo melhorar o ranqueamento de um site nos mecanismos de busca.

O que é um domínio?

O domínio é um nome que serve para identificar dispositivos na internet ou em uma rede. Sabe aquele endereço que digitamos para entrar em um site? É o domínio. 

Para saber mais, leia: Qual a diferença entre domínio web e hospedagem de site?

Os subdomínios são ramificações de um domínio. Ou seja, é aquela parte textual que fica à esquerda do seu domínio, antes do ponto (veja a imagem abaixo para entender melhor).

Os subdomínios são utilizados para deixar os assuntos do domínio/empresa mais organizados. Por exemplo: determinada empresa tem um sistema de extranet que não deve se misturar com o conteúdo do site principal, que fica no domínio e, por isso, é recomendado que ele fique hospedado em um subdomínio, como  sistema.minhaempresa.com.br.

O uso de subdomínio é comum em sistemas, hotsites e, ainda, páginas que não têm relação direta com o assunto do site hospedado no domínio, como produtos, filiais ou serviços da mesma organização que detém o domínio.

Continue lendo para entender como utilizar e os benefícios de utilizar subdomínios em seu site. 

Observação: Não confunda subdomínio com pastas (diretórios) que são outra forma de organizar o domínio. 

Exemplo de nomenclatura de um domínio com subdomínio e pasta (diretório):

Para que servem os subdomínios

Os subdomínios servem para deixar o seu site mais organizado, ou seja, facilitar a navegabilidade e, como dito, para otimizar a sua página (SEO).

Em termos didáticos, é como se fossem vários sites dentro de um site principal. Dessa forma, a sua empresa pode ter um site institucional e subdomínios para um e-commerce ou um blog, por exemplo. 

Assim que você adquire um domínio e contrata uma empresa de hospedagem de site, é possível criar vários subdomínios para o seu projeto, a quantidade varia de acordo com o plano da sua empresa de hospedagem de site. 

Os subdomínios podem ser utilizados de diversas formas:

  1. Separar as seções e criar conteúdos distintos;
  2. Criar uma seção específica e temporária para promoções e ações (como blackfriday);
  3. Fazer testes nas páginas, sem alterar o conteúdo principal. 

Como criar subdomínios na Task

Acesse o PainelWeb da Task com os dados de domínio e FTP do seu acesso.  No menu, “Administrador”, à esquerda, selecione a opção: “Subdomínios” e escolha a opção [Criar subdomínio]. 

Ao clicar em criar subdomínio, preencha os dados:

  • Subdomínio: preencha o nome que deseja dar ao subdomínio
  • Senha (FTP e PainelWeb): é possível escolher uma senha aleatória no ícone Redefinir.png.

Após finalizar, clique em Criar.

Para visualizar o tutorial com passo a passo detalhado e com imagens de como criar subdomínio na Task, acesse o nosso wiki

Como configurar subdominios no Google Analytics

Ao criar subdomínios no painel de gerenciamento do seu site, junto a empresa de hospedagem de site, é importante lembrar das configurações do seu Analytics. 

Lembre-se de manter o cadastro do domínio e dos subdomínios no mesmo ID (propriedade) da sua conta para não ter informações/relatórios distorcidos. Por isso, escolha na seção “Administrador”, a opção “um domínio com vários subdomínios”. 

Faltou alguma informação importante? Tem alguma dúvida? Então, aproveite para deixar seus comentários abaixo e ajude a Task a melhorar ainda mais os serviços e informações.

Leia também:

Qual a diferença entre domínio web e hospedagem de site?

Como escolher as melhores extensões de domínio para o seu site

Do registro de domínio à hospedagem de site: o que eu preciso saber para abrir o meu negócio na internet?

O que registrar domínio tem a ver com DNS?

Por que usar vários domínios para o mesmo registro de site?

 

A Task tem por objetivo prover soluções em internet e comércio eletrônico que otimizem processos e gerem resultados para pessoas e organizações.

São mais de 20 anos de experiência em hospedagem de sites, serviços de e-mail, servidor virtual, servidor dedicado, loja virtual e muito mais.

Saiba mais em www.task.com.br

2 Comentários

This Post Has 2 Comments

  1. ✉️?Olá,Equipe Task, Bom Dia.Eu Li Online o Post Sobre
    a Aprendizagem Sobre o Cadastramento da Criação Virtual dos Todos Os Domínios Neste Site Loja Virtual de Todos Vocês Task.Obrigada,Fiquem Bem,Saúde,Se Cuidem Bem e Bom Dia Pra Todos Vocês.????????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também...
Back To Top