Skip to content
O DNS é o responsável por traduzir o IP no nome do site da sua empresa.

O que registrar domínio tem a ver com DNS?

12/02/20193 minutos de leitura

Ao registrar domínio na internet, muitos não sabem o que acontece para que o usuário acesse seu site digitando uma URL (www.nomeempresa.com.br) no navegador do computador ou qualquer dispositivo eletrônico.
O domínio é um nome que identifica e localiza o seu endereço de IP nos servidores onde um site está hospedado – recurso utilizado para facilitar a memorização dos usuários. Essa “tradução” é feita pelo DNS.

Para que o seu site seja encontrado na internet, será preciso registrar o domínio junto ao Registro.br ou através de um provedor de serviço de hospedagem de site, como a Task, por exemplo.

O que é endereço de IP e DNS?

O IP (Internet Protocol) é a identidade, uma sequência de números que identifica um computador, um smartphone, um site ou qualquer equipamento que esteja conectado na internet.

O DNS (Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínios) é o responsável por converter o IP em um nome, tornando o seu acesso mais simples e característico.

O site da Task, por exemplo, responde no IP 200.162.176.6. No entanto, pode ser acessado pelo endereço www.task.com.br, não havendo a necessidade de memorizar seu endereço IP.

Em síntese, é isso que acontece. Mas o exemplo acima não serve para todos os servidores, pois em alguns casos, existem mais de um site apontando para o mesmo IP.

Qual a relação de registrar domínio e DNS?

Após registrar um domínio no Registro.br e publicá-lo em uma empresa de hospedagem de site, sua página já está pronta para ser acessada. É aí que o DNS entra em ação.

Assim que o endereço do seu site for digitado no navegador, uma série de requisições serão criadas e trarão como resultado o site em sua tela.

O caminho dessas requisições envolve vários servidores de DNS diferentes, num processo de resolução de nomes baseado na estrutura do nome de seu domínio. Na etapa final, a requisição chega até o servidor DNS de sua empresa de hospedagem.

Como configurar o DNS para um site?

Para configurar o DNS do seu site, entre na página do Registro.br e acesse sua conta informando login e senha.

Para os sites hospedados na Task, com o domínio já criado, insira nossos DNS:

  • Servidor Master – ns1.task.com.br
  • Servidor Slave 1 – ns2.task.com.br
  • Servidor Slave 2 – ns3.task.com.br
  • Servidor Slave 3 – ns4.task.com.br

Não é necessário preencher outros campos que estão em branco.

Pronto! Agora você já sabe o que é um DNS e qual a sua importância. Se ficou alguma dúvida, pode fazer sua pergunta aqui nos comentários.


Leia também!

Hospedagem de site: aumente suas vendas pela internet com um site ou uma loja virtual

Por que usar vários domínios para o mesmo site?

Serviços de e-mail: motivos para contratar um domínio personalizado

Meu domínio foi congelado. Como devo proceder?

Hospedagem de site: Linux ou Windows?

Hospedagem de site: mensagem de site não seguro

Como registrar um site na internet?

Dicas para proteger as suas contas na internet com senhas fortes

A Task tem por objetivo prover soluções em internet e comércio eletrônico que otimizem processos e gerem resultados para pessoas e organizações.

São mais de 20 anos de experiência em hospedagem de sites, serviços de e-mail, servidor virtual, servidor dedicado, loja virtual e muito mais.

Saiba mais em www.task.com.br

Nenhum comentário

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também...
Back To Top