Skip to content
Como fazer URL amigável

7 Dicas sobre como fazer uma URL amigável para seu site

07/01/20206 minutos de leitura

Uma URL amigável nada mais é que um endereço internet estruturado de uma forma mais simples, mais bem elaborada, com o objetivo de facilitar a compreensão do usuário e, além disso, permite aumentar a pontuação das páginas nos buscadores (Google, Big, Yahoo).

Ter uma URL amigável é essencial para o sucesso de um site. Por isso, neste artigo, falaremos dessa importância e daremos 7 dicas sobre como deixar as URLs das suas páginas otimizadas.

O que é uma URL?

A URL é sigla para Uniform Resource Locator ou, em português, Localizador Uniforme de Recursos. Como o próprio nome sugere, é um endereço, um caminho usado para encontrar sites, blogs, lojas virtuais, arquivos e aplicações na rede.

Imagem com exemplo de uma URL amigável

Composição de uma URL:

Scheme: o http:// e https:// – indicam o protocolo de acesso ao conteúdo da página.

Subdomínio: é um endereço complementar ao endereço do site principal. O blog da Task, por exemplo fica em um subdomínio: blog.task.com.br.

Top-level domain: também denominado como TLD, é a extensão do domínio. Pode ser “.com.br”, “.adv.br”, “bhz.br”.

Second-level domain: é o nome do domínio/site. No caso do nosso site, é o nome da empresa: Task.

Subdiretório: são as páginas internas do site. Por exemplo, a página de contato de uma página: https://www.task.com.br/contato.

O que uma URL amigável precisa ter?

Além de simples, uma URL amigável precisa ser fácil de ser lembrada e levar o usuário exatamente onde ele precisa ir. Então, se a sua página na internet possui aqueles links repletos de letras, números e caracteres especiais que não dizem nada e só confundem os usuários, é hora de alterá-las. Por isso, o importante é seguir um padrão que seja primordialmente intuitivo para o usuário.

Mesmo que hoje poucas pessoas digitem os endereços no navegador, preferindo recorrer sempre a mecanismos de busca como o Google, uma URL amigável também facilita seu posicionamento mais vantajoso nos resultados da busca.

Alguns exemplos de URL amigável:

http://www.lojadatati.com.br/contato

https://www.task.com.br/hospedagem-de-site

https://registro.br/politica-de-privacidade/

Exemplo de URL não amigável:

http://www.sitedaempresa.com.br/5465476produto&&8374657

A importância de um URL amigável

O mais importante em ter uma URL amigável é a experiência e confiança do usuário. Por isso, quanto mais simples e intuitivo, melhor para convencer o seu cliente a clicar naquele link.

Vamos a um exemplo prático além dos tradicionais links dos sites. O e-mail marketing é uma estratégia utilizada por muitas empresas. Normalmente esse material possui uma URL que direciona para uma página ou para baixar um arquivo. Sendo assim, ao passar com o mouse sobre este botão, o usuário consegue verificar no canto inferior esquerdo da tela qual é o link que ele será direcionado. Nesse caso, qual endereço passará mais confiabilidade? O que estiver com uma URL amigável.

Por isso, uma informação fácil e coerente permite ao usuário saber para onde será direcionado, dando maior sensação de segurança a ele.

Além disso, como dito acima, uma URL amigável contribui para melhorar o seu posicionamento nos buscadores. Isso porque, ao ter um link bem ajustado, os buscadores entendem que o usuário conseguirá encontrar exatamente o que ele procura.

Dicas de como fazer URL amigável

Para uma URL ser amigável, o usuário precisa olhar para ela e saber do que se trata, instantaneamente.

Se você já possui um site, mas não tem URL amigável em suas páginas, comece hoje mesmo a implementar novos links para ela. Caso esteja criando um site, já comece a implementação estudando as melhores URLs para este projeto.

Para não errar, separamos 7 dicas para fazer uma URL amigável:

1: Utilize palavras-chave referente ao seu negócio e principalmente ao produto/serviço;

2: Escolha URL curta e objetiva, deixando claro o objetivo dela. Tente fazer uma URL entre 50 e 60 caracteres. Jamais ultrapasse 80 caracteres.

3: Utilize entre três e cinco palavras para descrever o destino – que é o conteúdo otimizável que vem depois da barra (/);

4: Faça URL individuais para cada tipo de produto/serviço;

5: Evite letras maiúsculas, números e símbolos (acentos, cedilhas, caracteres especiais) ao criar uma URL. Isso pode gerar incompatibilidades;

6: Não há necessidade em utilizar artigos e verbos de ligação nas URLs;

7: Use hífens para fazer a separação de palavras, nenhum outro caractere especial. Os buscadores lêem somente o hífen como espaço;

URL amigável no WordPress

O WordPress traz como padrão a URL não amigável. No entanto, é muito simples alterar essa opção em ConfiguraçõesLinks Permanentes:

O ideal é escolher “Nome do post”:

Nenhum dos tipos de URL acima são consideradas incorretas e todas são reconhecidas pelos buscadores. No entanto, cada uma tem um objetivo. Com dito, a mais usual é a opção “nome do post” para aqueles que querem ter uma página localizada por palavra-chave.

No final das contas, o que todos nós queremos na internet é ser encontrado e converter usuários em clientes. Por isso, qualquer ação que facilite a experiência do usuário é um diferencial para gerar engajamento e fazer negócios online.

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários e ajude a Task a melhorar ainda mais os serviços e informações. Responderemos o mais rápido possível.

Leia também!

Como otimizar imagens para web e melhorar o seu ranqueamento nos buscadores

Estabilidade da página: como o desenvolvimento interfere no desempenho do site

Estabilidade do site: Como minha hospedagem interfere no desempenho do site

Serviços de e-mail: quais as melhores práticas para enviar mensagens

5 dicas para evitar que seu e-mail profissional seja considerado SPAM e não chegue ao cliente ou fornecedor

Geraldo Lucciani é jornalista, especialista em Marketing Digital e Gestor Cultural. Apaixonado por tecnologia e internet, escreve conteúdos para sites, blogs e redes sociais desde 2016. Atua também na cena cultural da capital mineira produzindo espetáculos e trazendo nomes do humor para a cidade. Nas horas vagas, ama ler, assistir filmes, séries e, claro, peças de teatro.

10 Comentários

This Post Has 10 Comments

    1. Olá, Demir. Tudo bem?

      Que bom que gostou deste conteúdo.
      Temos outros artigos que podem ser interessantes para você também. Então, te convido a ler outros conteúdos em nosso blog.

      Sobre a sua pergunta, precisaríamos de mais detalhes para responder com exatidão. Mas, de forma ampla, uma URL amigável é aquela que diz, de forma resumida o que o conteúdo se trata.

      Alguns exemplos de URL amigável:
      http://www.lojadatati.com.br/contato
      http://www.task.com.br/hospedagem-de-site
      registro.br/politica-de-privacidade/

      Percebe que são simples e não há excesso de números e caracteres especiais?

      Agora, veja um exemplo de URL não amigável:
      http://www.sitedaempresa.com.br/5465476produto&&8374657

      Ao ler, praticamente não sabermos do que o link vai tratar.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

    1. Olá, Josiete. Tudo bem?

      Para utilizar o serviço de e-mail profissional da Task, entre em contato com o nosso comercial pelo telefone (31) 3123-1000 ou pelo e-mail comercial@task.com.br.

      Vai ser um prazer atendê-la e ajudá-la.

      Caso tenha outras dúvidas, temos mais artigos que podem ser interessantes para você também. Então, te convido a ler outros conteúdos em nosso blog.

      Nos siga também em nossas redes sociais:

      Youtube: https://www.youtube.com/TaskInternet
      Instagram: https://www.instagram.com/task_internet/
      Facebook: https://pt-br.facebook.com/TaskInternet/
      Twitter: https://twitter.com/taskinternet

      Abraços.

  1. Bom dia!
    sobre as informações no inicio representadas pela imagem:

    Esse conteúdo tomou que referência como base, pois sempre vejo sites trocando essas nomenclaturas ou informando que second é o top. queria estudar mais a fundo?

    att

    1. Olá, Tullio. Tudo bem?

      Obrigado pelas considerações. Você está certo, por isso, fizemos os ajustes no conteúdo.

      Algumas referências, como solicitado:

      https://newgtlds.icann.org/en/applicants/global-support/faqs/faqs-en
      https://icannwiki.org/Top-Level_Domain
      https://icannwiki.org/Second_Level_Domain

      Temos outros artigos que podem ser interessantes para você também. Então, te convido a ler outros conteúdos em nosso blog.

      Nos siga também em nossas redes sociais:
      Youtube: https://www.youtube.com/TaskInternet
      Instagram: https://www.instagram.com/task_internet/
      Facebook: https://pt-br.facebook.com/TaskInternet/
      Twitter: https://twitter.com/taskinternet

      Abraços.

  2. Olá pessoal
    Tudo bem com vocês?
    Não tenho site
    Não tenho URL
    Quero suporte e explicações

    1. Olá, Milton. Tudo bem?

      A Task é uma empresa de hospedagem de site e e-mails corporativos e pode te ajudar a ter sua presença na internet. Entre em contato com o nosso time comercial, os contatos estão no link: https://www.task.com.br/suporte

      Temos muitos artigos que podem ser interessantes para você também. Então, te convido a ler outros conteúdos em nosso blog.

      Nos siga também em nossas redes sociais:
      Youtube: https://www.youtube.com/TaskInternet
      Instagram: https://www.instagram.com/task_internet/
      Facebook: https://pt-br.facebook.com/TaskInternet/
      Twitter: https://twitter.com/taskinternet

      Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também...
Back To Top