Imagem capa artigo servidor em blacklist

Meu servidor está listado em blacklist. O que devo fazer?

02/12/2020

Compartilhe!


Blacklist - Saiba o que fazer se o seu servidor estiver listado em uma Blacklist
Blacklist – Saiba o que fazer se o seu servidor estiver listado em uma Blacklist

Se o seu servidor caiu em uma blacklist, o desbloqueio geralmente pode ser solicitado junto à entidade responsável por essa lista.

Na maioria dos casos, preenche-se um formulário com dados da empresa que hospeda o servidor de e-mails, e informações sobre os procedimentos efetuados para a solução do problema.

Algumas listas, porém, não possuem a opção de solicitar desbloqueio, sendo necessário aguardar que o mesmo seja feito automaticamente ou pagar para que seja feito de imediato.

Embora seja muito incomum, existem listas mais restritas que efetuam o desbloqueio apenas mediante pagamento. Essas listas são muito pouco usadas e não inspiram preocupação.

Para identificar se o seu servidor de e-mails está listado em blacklists, consulte:

:: MXTOOLBOX

IP em blacklist - MXTOOLBOX

:: BLACKLISTALERT

Conferir se o IP está em blacklist - BLACKLISTALERT

Política na Task

A Task adota uma política de limitar a quantidade de envios por IP, domínio ou endereço, na tentativa de inibir envios indevidos ou que estejam sendo feitos de forma indiscriminada. Para consultar esses limites, clique aqui.

Este procedimento, além de inibir a prática de spam, evita que os IP’s usados nos servidores de e-mail sejam bloqueados. Apesar disso, não é possível garantir que, ocasionalmente, um IP possa ser listado em blacklist.

Leia também: O que são blacklists ou listas negras?

Nestes casos, solicitamos o desbloqueio imediato. Como forma de evitar problemas para o envio de e-mails, a Task disponibiliza também, outros servidores de e-mail, que podem ser usados quando ocorre o bloqueio de um servidor específico.

Como retirar o meu servidor de uma blacklist

Após efetuar a consulta em uma das listas na internet, irá aparecer a relação das principais blacklists em que o IP informado encontra-se listado/bloqueado.

Como retirar IP de blacklist

São vários sites de consulta e pedido de remoção, no entanto, os passos são relativamente parecidos. Normalmente, você clica em cima no resultado ou em alguma opção do tipo “veja por quê” para acessar o site da blacklist que listou o seu IP. 

Em determinadas blacklists, será preciso informar alguns dados como e-mail, telefone e motivo pelo qual o servidor (IP) deve ser removido da lista. 

Após o pedido, pode ser que o site investigue se o perfil do domínio realmente não está associado a emissão de SPAM. Então, será validado (ou não) o pedido. 

Em alguns casos, como no exemplo a seguir, será necessário apenas clicar nos botões “LookUp”, “Search” e “Remove” para que o IP seja descadastrado da lista.

Como retirar IP de blacklist - Passo 1

Como retirar IP de Blacklist - passo 2

Como retirar IP de blacklist - Passo 3

Por que as blacklists são importantes?

Blacklists, quando usadas com critério e responsabilidade, são importantes ferramentas contra a prática de spam. No entanto, o mais importante ainda é a conscientização do uso de e-mails como ferramenta importante. Abaixo, alguns links sobre o uso consciente de -mails:

:: AntiSpam.Br – Boas Práticas

:: Cartilha de Segurança para a Internet

A Task está à disposição para te ajudar! Conte conosco. Conheça nossos planos de Hospedagem de sites!

Compartilhe!


0

2 Comentários

  • site nao abre

    • Olá Sandro Dias, bom dia.

      Entramos em nossos relatórios e não detectamos queda dos nossos servidores.

      Além disso, revisamos o artigo e encontramos uma referência a outro artigo que estava com o link quebrado. Obrigado pela orientação.

      Sempre que precisar de algo, estaremos à disposição por aqui, nossas redes, telefone e e-mail.

      Caso não tenhamos respondido o seu questionamento, faça contato. Será um prazer atendê-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *