Skip to content
O que são blacklists ou listas negras?

O que são blacklists ou listas negras?

01/12/20203 minutos de leitura
Blacklists
Blacklists ou Listas negras

Blacklists são listas de endereços IP, domínios ou endereços eletrônicos que possuem histórico como fonte de spams.

Essas listas são criadas a partir de técnicas para identificação deste tipo de atividade, por exemplo, a disseminação de endereços de e-mail falsos (honeypot).

Esses endereços são usados apenas para o recebimento de spams e são divulgados estrategicamente em fóruns e chats usados por spammers.

Quando uma das contas honeypot recebe uma mensagem, o responsável pelo envio (endereço, domínio ou IP) é identificado como spam e automaticamente incluído em blacklist.

As listas de bloqueio podem também utilizar outras técnicas para identificação de spammers, de acordo com os critérios da entidade que a mantém.

Principais blacklists utilizadas na internet

 

Blacklists e envio de e-mail

Para as empresas que hospedam servidores de e-mail, um grande problema é a má ou indevida utilização de contas de e-mail para o envio de spams.

Fatores que contribuem para isso são: senhas fracas, ausência de antivírus instalado nas máquinas ou com o seu banco de dados desatualizado.

Isso permite que endereços sejam usados para a prática de spam, além disso, o próprio envio consentido de mala-direta, feito de forma indiscriminada para endereços que não solicitaram o recebimento da mesma.

Estatística anual de spams da blacklist SPAMCOP:

Estatítica blacklist
Note um aumento significativo nos meses de outubro e novembro de 2020.

A partir do momento que um servidor, endereço ou domínio está listado em alguma blacklist, o envio de mensagens para outros servidores que consultam a referida lista negra é bloqueado.

O remetente recebe automaticamente um e-mail informando sobre o bloqueio e, na maioria dos casos, com informações para a solução do problema.

Spam atrapalha sua vida? Mude agora mesmo para a Task!

Então, o que achou deste artigo? Faltou alguma informação importante? Tem alguma dúvida? Então, aproveite para deixar seus comentários abaixo e ajude a Task a melhorar ainda mais os serviços e informações.

A Task tem por objetivo prover soluções em internet e comércio eletrônico que otimizem processos e gerem resultados para pessoas e organizações.

São mais de 20 anos de experiência em hospedagem de sites, serviços de e-mail, servidor virtual, servidor dedicado, loja virtual e muito mais.

Saiba mais em www.task.com.br

Nenhum comentário

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também...
Back To Top