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Comércio eletrônico no Brasil

Comércio eletrônico no Brasil: país registra criação de mais de uma loja virtual por minuto

08/06/20205 minutos de leitura

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) fez um levantamento em março deste ano e constatou que aumentou, consideravelmente, o número de empreendedores que abriram uma loja virtual no país. Segundo o estudo, foram mais de 107 mil novos projetos no período de 23 a 31 de março, uma média de mais de uma loja por minuto. 

Esse grande aumento em criação de lojas virtuais aconteceu por causa do isolamento social. Para fugir da crise, empreendedores dos mais diversos segmentos como vestuário, calçados, alimentos, bebida  e produtos de limpeza, por exemplo, aderiam a presença digital. Antes da epidemia causada pelo Coronavírus, a média de novas lojas virtuais abertas por mês eram de 10 mil, ou seja, ocorreu um aumento quase 11 vezes maior que a média usual. 

 

O que é comércio eletrônico ou e-commerce

 

É a venda de produtos, serviços ou informações pela internet, ou seja, é o ato de efetuar transações comerciais por meio de algum equipamento eletrônico como computador, celular ou tablet.

 

Esse novo tipo de negócio se deu graças ao surgimento e evolução da internet, aliada à popularização dos dispositivos móveis, que respondem pelo último grande salto de crescimento do comércio eletrônico no país.

 

Nesse sentido, para efetuar uma compra pela internet, basta um dispositivo eletrônico conectado (e, para sites que não emitem boleto, um cartão de crédito) à rede. Além da comodidade e da facilidade de fazer compras pela internet, os usuários são atraídos pelos preços, normalmente, mais baixos que o comércio tradicional.

 

Qual a importância do comércio eletrônico no Brasil

 

O comércio eletrônico no Brasil pode representar crescimento econômico e, principalmente, uma nova forma de geração de receita para empresários e novos empreendedores. Sem dúvida, o e-commerce é uma excelente estratégia de vendas tanto para empresas que já possuem loja física, quanto para pessoas que pretendem empreender.

 

Dependendo do ramo de negócio, o e-commerce apresenta menos custos e despesas e, por isso, possibilita, além de preços menores, a maximização dos lucros. Obviamente, isso não se aplica para todos os tipos de comércio eletrônico. Em alguns casos, a logística é o custo mais alto do negócio.

 

No entanto, uma vantagem indiscutível é o alcance do comércio eletrônico, já que não existem barreiras geográficas para quem deseja vender pela internet.

 

O que eu preciso para abrir um comércio eletrônico

 

A Social Miner fez um estudo e mostrou que mais de 75% das pessoas que usam a internet tem o hábito de pesquisar preços e produtos na internet antes de efetuar uma compra. Por isso, está mais que comprovado que é essencial que o seu negócio esteja na internet.

 

Os primeiros passos para abrir um comércio eletrônico são:

 

  • Escolher um nome para seu negócio e registrar um domínio;
  • Criar um site ou uma loja virtual;
  • Escolher uma boa hospedagem de site e e-mail profissional;

 

Para saber mais sobre como abrir um e-commerce, acesse nosso blog e leia o artigo Tudo o que eu preciso saber para abrir o meu negócio na internet.

 

Caso você ainda não possua uma empresa que realize o comércio desejado, será necessário, claro, fazer a abertura formal do negócio. Por isso, defina qual o melhor tipo de empresa que precisará abrir e como será a sua emissão de nota fiscal.

 

Além de concluir os itens acima, será preciso fazer um longo e aprofundado estudo de mercado e posteriormente um planejamento do funcionamento / logística do negócio:

 

  • Pesquise sobre formas de envio de produtos e escolha a melhor opção para o seu negócio;
  • Estude e escolha quais as formas de pagamento que o seu site irá aceitar;
  • Monte um escopo de como serão as garantias dos produtos / serviços para os compradores;
  • Tenha estruturado como será a logística reversa (caso um cliente queira devolver uma compra).

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 A pandemia causada pelo novo coronavírus fomentou de forma nunca vista antes o e-commerce no Brasil e a necessidade de readequação da forma de trabalhar, com o home office.    A Task já praticava o trabalho remoto em algumas ocasiões, quando necessário. Mas agora, o trabalho remoto está em vigor até não haver riscos para voltarmos ao escritório. No entanto, para o nosso cliente nada muda, pois estamos preparados e conectados para continuar normalmente as tarefas e atender nossos clientes.   Temos experiência no assunto. Por isso, resolvemos compartilhar nosso conhecimento gratuitamente, durante a pandemia. Se você também está ou quer trabalhar remotamente, criamos um e-mail para tirar suas dúvidas: trabalhoremoto@task.com.br. Faça contato!

 

Conclusão

 

Criar um site ou uma loja virtual pode alavancar a sua empresa ou, até mesmo, tirar o seu projeto do papel. Para isso, é preciso que o seu site seja seguro, leve, responsivo e utilize técnicas para manter o usuário na página, ou seja, gere engajamento.

 

Ficou na dúvida de como fazer isso? Os links abaixo complementam a leitura deste artigo e podem te passar uma ideia mais ampla sobre a presença da sua empresa na internet.

 

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