É importante que o site contenha um mapa do site bem estruturado e completo com o objetivo de melhorar a experiência do usuário e a navegabilidade. Pois, nada mais frustrante para o usuário que entrar em um site, buscar por um produto, serviço ou uma informação e não encontrar nada.
Neste artigo, além de falar sobre o mapa do site, citaremos também o sitemap e a diferença entre os dois. Para entender melhor sobre o mapa do site, precisamos antes, explicar alguns conceitos. Continue lendo.
Menu, rodapé, mapa do site e sitemap
O menu é um conjunto de palavras que, normalmente, está no topo da página e redireciona, por meio de links, o usuário para outras seções do site.
O rodapé (ou footer) é a última seção da página principal do site e contém, dentre outras informações, o mapa do site.
O mapa do site, por sua vez, é um menu desmembrado com toda estrutura do site, com objetivo de facilitar a navegação para o usuário. Cabe ressaltar que o mapa do site que se encontra no final da página pode conter todas as áreas do site.
Já o sitemap, que sua tradução literal do inglês também seria mapa do site, é o termo para denominar o arquivo (normalmente XML) que é disponibilizado aos motores de busca. Falaremos mais sobre este arquivo na segunda metade do artigo. Sendo assim, é importante não confundir, já que ambos são importantes para a sua página.
Dicas para um rodapé funcional
O rodapé ou footer é uma parte essencial do seu site e merece consideração. Neste espaço você tem mais uma oportunidade de conquistar o seu cliente e lhe dar informações úteis a seu respeito. Por isso, um bom footer deve conter:
- Endereço, formas de contato e redes sociais
Deixe disponível informações sobre localização, todas as formas de contato com a sua empresa como telefone, whatsapp e e-mail (inclusive um formulário de contato) e os links para as redes sociais do negócio.
- Mapa do site
Como dito anteriormente, utilizar um menu desmembrado com todas as páginas do seu site pode facilitar muito a navegabilidade dos usuários. Por isso, ter um mapa do site completo e organizado é muito importante, principalmente, para sites que possuem muito conteúdo e páginas.
- Links para outras páginas ou blog
Se a sua empresa pertence a um grupo ou possui outros sites, o footer é uma oportunidade para dar essa informação. Além disso, o rodapé também pode ser um espaço para você incluir um link para o blog da empresa, por exemplo.
- Cadastro de newsletter
Ter o contato de possíveis clientes para enviar e-mails promocionais ou informativos é muito útil e uma das técnicas utilizadas pelos profissionais de marketing digital. Por isso, o footer é um ótimo espaço para solicitar que usuários cadastrem o e-mail para receber notícias da sua empresa.
O que é o sitemap e qual sua utilidade?
Como o próprio nome já diz, o sitemap é um tipo de arquivo que funciona como um mapa. Esse arquivo possui a estrutura do site com links com o objetivo de apresentar o site aos buscadores, como o Google, informando quais páginas deverão ser adicionadas às pesquisas.
O sitemap e SEO
O sitemap é uma técnica de otimização para motores de busca (SEO). Ter um sitemap configurado é um dos passos para apresentar bons ranqueamentos na internet, ou seja, em qual posição o seu site será exibido, já que este arquivo torna mais simples a pesquisa entre os links que disponibilizamos.
Esse arquivo vai conter todo o conteúdo do site para que os robôs de busca tenham essas informações à disposição em um único lugar, conseguindo fazer o processamento de forma mais rápida.
Formato para sitemap e como fazer
O sitemap é um arquivo que pode ter vários formatos: XML (mais comum e eficiente), RSS, mRSS, Atom 1.0 e TXT (mais simples de ser feito). Esse arquivo pode ser elaborado manualmente por um programador ou com a ajuda de ferramentas disponíveis na internet.
Para criar um sitemap, você pode seguir os protocolos no site sitemaps.org.
Conclusão
Um site bem estruturado e organizado é imprescindível para qualquer negócio, independente do tamanho de sua empresa. No entanto, sites com grande volume de conteúdo precisam de atenção redobrada, já que estas técnicas de usabilidade servem para facilitar a navegabilidade, proporcionar uma boa experiência para os usuários e, ainda, otimizar/melhorar a visibilidade de seu site nos mecanismos de busca.
Um site bem feito retêm pessoas por mais tempo e aumentam as chances de convertê-las em clientes.
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