Entenda como os e-mails são enviados

Serviços de e-mail: entenda como mensagens são enviadas

Compartilhe!


A maior parte das pessoas que usam a internet, seja para diversão ou trabalho, tem o hábito de usar serviços de e-mail. Não é raro acontecer de alguma mensagem não chegar ao destino. Você já parou para entender a forma como as mensagens são enviadas? Existe um agente de transporte chamado MTA (Mail Transfer Agent) que é responsável por transferir as mensagens que enviamos na internet. Logo depois que você clica no botão enviar, o MTA de origem abre uma conexão com o seu servidor e inicia o processo de envio da mensagem. Nesse momento, começa o processo de conexão com o MTA de destino (no destinatário da mensagem) que, por sua vez, entrega a mensagem para o destinatário. A forma como esses protocolos funcionam é bem parecida como a entrega de correspondência (Correios) que conhecemos. A mensagem chega e é armazenada, separada e enviada ao destino correto. O mais interessante é que um e-mail jamais se perde. Se ele não for para o destinatário, ele retorna ao remetente.

Motivos para um e-mail não chegar

Muitas vezes, o conteúdo do e-mail é importante e por conta disso precisa chegar com rapidez, confiabilidade e segurança ao destino. Temos que tomar muito cuidado ao enviar um e-mail para que ele não retorne. Os principais motivos para que uma mensagem retorne são:
  • Caixa de entrada do destinatário cheia;
  • Endereço incorreto ou inexistente;
  • E-mail enviado em “Cc” ou “Cco” (cópias) para muitas pessoas;
  • Erro de configuração no seu sistema de e-mail;
  • Erro de configuração no servidor de destino;
Para consultar informações relativas ao gerenciamento e configurações de seus e-mails, acesse nossa central de conteúdo.

Cuidado para não ser considerado SPAM

SPAM é o nome pelo qual conhecemos qualquer mensagem não solicitada. Não precisa necessariamente ser propaganda, o importante é que você não solicitou ou autorizou que o remetente te envie mensagens. Pode acontecer do seu e-mail virar um SPAM e não chegar na caixa de entrada do destinatário. Essa é uma prática de proteção para que as caixa de entrada não sejam infestadas por lixo eletrônico.
  • O que faz mensagem ser considerada SPAM?
  • O destinatário pode ter te marcado como SPAM
  • Escrever um título todo em caixa alta (letras maiúsculas)
  • Usar mais imagens que texto no corpo da mensagem
  • Envio por contas de e-mail gratuitas
  • Erro na configuração do remetente
Acesse nosso blog para ler nosso artigo com cinco dicas para evitar que seu e-mail profissional seja considerado Spam e não chegue ao cliente ou fornecedor. O contrário também pode acontecer: para não receber e-mails indesejados, é possível habilitar o serviço Anti-Spam da Task.

Leia também!

Serviços de e-mail: como confirmar se uma mensagem foi entregue Hospedagem de e-mail: o que significam IMAP e POP3? Não recebeu um e-mail importante? O que fazer? Organize seu e-mail profissional com pastas e filtros de mensagens NovoMail Task – controle total, e-mail profissional 5 dicas para evitar que seu e-mail profissional seja considerado SPAM e não chegue ao cliente ou fornecedor

Compartilhe!


0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *