Skip to content
Entenda como os e-mails são enviados

Serviços de e-mail: entenda como mensagens são enviadas

23/10/20183 minutos de leitura

A maior parte das pessoas que usam a internet, seja para diversão ou trabalho, tem o hábito de usar serviços de e-mail. Não é raro acontecer de alguma mensagem não chegar ao destino. Você já parou para entender a forma como as mensagens são enviadas?

Existe um agente de transporte chamado MTA (Mail Transfer Agent) que é responsável por transferir as mensagens que enviamos na internet.

Logo depois que você clica no botão enviar, o MTA de origem abre uma conexão com o seu servidor e inicia o processo de envio da mensagem. Nesse momento, começa o processo de conexão com o MTA de destino (no destinatário da mensagem) que, por sua vez, entrega a mensagem para o destinatário.

A forma como esses protocolos funcionam é bem parecida como a entrega de correspondência (Correios) que conhecemos. A mensagem chega e é armazenada, separada e enviada ao destino correto.

O mais interessante é que um e-mail jamais se perde. Se ele não for para o destinatário, ele retorna ao remetente.

Motivos para um e-mail não chegar

Muitas vezes, o conteúdo do e-mail é importante e por conta disso precisa chegar com rapidez, confiabilidade e segurança ao destino. Temos que tomar muito cuidado ao enviar um e-mail para que ele não retorne.

Os principais motivos para que uma mensagem retorne são:

  • Caixa de entrada do destinatário cheia;
  • Endereço incorreto ou inexistente;
  • E-mail enviado em “Cc” ou “Cco” (cópias) para muitas pessoas;
  • Erro de configuração no seu sistema de e-mail;
  • Erro de configuração no servidor de destino;

Para consultar informações relativas ao gerenciamento e configurações de seus e-mails, acesse nossa central de conteúdo.

Cuidado para não ser considerado SPAM

SPAM é o nome pelo qual conhecemos qualquer mensagem não solicitada. Não precisa necessariamente ser propaganda, o importante é que você não solicitou ou autorizou que o remetente te envie mensagens.

Pode acontecer do seu e-mail virar um SPAM e não chegar na caixa de entrada do destinatário. Essa é uma prática de proteção para que as caixa de entrada não sejam infestadas por lixo eletrônico.

  • O que faz mensagem ser considerada SPAM?
  • O destinatário pode ter te marcado como SPAM
  • Escrever um título todo em caixa alta (letras maiúsculas)
  • Usar mais imagens que texto no corpo da mensagem
  • Envio por contas de e-mail gratuitas
  • Erro na configuração do remetente

Acesse nosso blog para ler nosso artigo com cinco dicas para evitar que seu e-mail profissional seja considerado Spam e não chegue ao cliente ou fornecedor.

O contrário também pode acontecer: para não receber e-mails indesejados, é possível habilitar o serviço Anti-Spam da Task.

A Task tem por objetivo prover soluções em internet e comércio eletrônico que otimizem processos e gerem resultados para pessoas e organizações.

São mais de 20 anos de experiência em hospedagem de sites, serviços de e-mail, servidor virtual, servidor dedicado, loja virtual e muito mais.

Saiba mais em www.task.com.br

Nenhum comentário

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também...
Back To Top