Skip to content
Ilustração de um tablet com um envelope aberto para ilustrar o envio de e-mail.

SMTP: o que é, como funciona e para que serve

02/08/202310 minutos de leitura

O SMTP é um tipo de protocolo que facilita a troca de e-mails na internet. No entanto, ele não atua sozinho no envio e recebimento de mensagens na internet.

Por isso, neste artigo vamos entrar em outros protocolos de e-mail para entendermos como as mensagens são enviadas/recebidas. 

 

Protocolos de serviços de mensagens: o que é e quais são?

Os e-mails são organizados/regidos por meio de protocolos denominados TCP/IP. São eles os responsáveis pelo envio e recebimento de mensagens. Cada protocolo tem sua função específica nesse processo. 

Os protocolos de envio/recebimento de e-mails são: 

  • IMAP
  • POP3
  • SMTP

Para saber o que significam IMAP e POP3, leia o artigo em nosso blog que detalha esses dois protocolos. No entanto, para saber mais sobre o SMTP, continue lendo esse conteúdo. 

 

O que é SMTP e qual sua funcionalidade?

O SMTP (Simple Mail Transfer Protocol), que pode ser traduzido como protocolo simples de transferência de correio, é um protocolo ou um conjunto de regras que os clientes de e-mail usam para trocar informações. 

Em outras palavras, é um protocolo para envio de e-mails. É a partir dele que começa a jornada entre o envio e o recebimento de uma mensagem eletrônica. 

O Simple Mail Transfer Protocol é o primeiro protocolo de e-mail na jornada de uma mensagem e é o único protocolo para envio (os protocolos de recebimento são o IMAP e o POP3). Os servidores SMTP recebem e entregam e-mails nas caixas dos usuários, enquanto utilizamos protocolos IMAP e POP3, através de gerenciadores de e-mails (como o Outlook), para acessar estes e-mails.

 

Como funciona o protocolo SMTP?

Assim que clicamos em ‘Enviar’, o serviço de e-mail abre uma conexão TCP (Transmission Control Protocol, ou seja, protocolo de controle de transmissão) com o servidor SMTP do remetente.

O TCP é um protocolo de comunicação que garante a entrega dos dados de ponta a ponta. É ele que permite que dispositivos troquem mensagens na internet. 

Em seguida, esse servidor responde com uma mensagem de abertura (utilizando o código 250). 

Então, o seu cliente de e-mail envia um comando HELO se identificando (EHLO para ESMTP). O servidor,novamente, responderá com o código 250.

A partir daí, a etapa de transferência de e-mail começa efetivamente. 

O conteúdo do e-mail será transferido passo a passo com os comandos MAIL FROM (e-mail do remetente), RCPT TO (e-mail do destinatário).

Toda esse processo é chamado de handshake SMTP. 

A partir do processo descrito acima, o cliente envia o comando DATA, que inclui os cabeçalhos e o conteúdo da mensagem propriamente dito.

Depois disso, caso o envio seja bem sucedido, o servidor responderá com o código 250. Começa, então, o encerramento da conexão SMTP com o comando QUIT e o servidor fechará o canal de transmissão com o código 221.

Parece complexo, não é mesmo? No entanto, todos esses comandos ocorrem ‘nos bastidores’ do cliente de e-mail e é ele quem os executa.

Dessa forma, nós que usufruímos dos serviços de e-mail não precisamos nos preocupar com esses passos. Mas é muito bom ter uma noção de como tudo acontece. 

Ilustração com passo a passo sobre o funcionamento do protocolo SMTP.

A importância do protocolo SMTP

Sem o SMTP os e-mails nunca seriam entregues aos destinatários. 

Dessa forma, o SMTP tem o objetivo de configurar regras de comunicação entre servidores. Quando uma conexão é estabelecida, eles (os servidores) se identificam e anunciam o tipo de comunicação que precisam fazer. 

Além de ser essencial para enviar mensagens a outros servidores, o SMTP também é útil pois: 

  • Verifica a conta do remetente antes de entregar um e-mail, para evitar envio de SPAM;
  • Atua na proteção de reputação do seu IP (Internet Protocol), já que impede o envio de SPAM;
  • Aumenta as taxas de entregas dos seus e-mails;
  • Verifica e notifica para quem mandou a mensagem se um endereço eletrônico está inválido ou errado;
  • É um protocolo extremamente confiável e universal para envio de mensagens. 

 

O que é um servidor SMTP

O servidor SMTP é um recurso da internet utilizado especificamente para o envio de mensagens eletrônicas (e-mails). 

Esse servidor é um computador que utiliza um método de troca de informações entre servidores (protocolo SMTP), tanto do remetente quanto do destinatário. 

Eles atuam como intermediadores e são os responsáveis por receber as informações de quem está enviando a mensagem e direcioná-las à internet para que um outro servidor SMTP o receba e envie para o e-mail do destinatário.

Um servidor SMTP executa diversos softwares:

  • Mail User Agent (MUA): é um programa utilizado diretamente pelo usuário comum para compor, enviar e ler e-mails. Exemplos: Microsoft Outlook e Mozilla Thunderbird.
  • Message delivery agent (MDA): é um programa, que fica dentro do servidor, responsável por filtrar e entregar efetivamente os e-mails às caixas postais. Normalmente funciona em conjunto com o MTA.
  • Message transfer agent (MTA): é o principal serviço de e-mail, pois é responsável por processar recebimentos e envios que ocorrem em um serviço de e-mail. Alguns exemplos de MTA: Courier, Exim e Postfix.
  • Message submission agent (MSA): é basicamente o serviço SMTP por onde o programa do usuário final (MUA) se conecta diretamente. Ele é um intermédio entre o usuário e o MTA. Primeiro, o e-mail passa pelo MSA para depois ser processado pelo MTA e, enfim, ser enviado ao MTA do destinatário.

Ilustração de passo a passo do funcionamento de servidores SMTP.

Quais os comandos que o SMTP utiliza?

Os comandos SMTP são instruções predefinidas (comandos simples de texto) utilizadas para o cliente/servidor saber o que fazer e como lidar. 

Confira na tabela abaixo os principais comandos SMTP: 

 

Palavra Comando Descrição Uso
HELO HELO <domínio> Fornece a identificação do remetente (nome do domínio/servidor). Inicia a conexão SMTP entre o cliente e o servidor. Obrigatório
EHLO EHLO <dominio> Utilizado para um tipo especializado de SMTP. 

Fornece a identificação do remetente, inicia a conexão SMTP  e solicita o modo estendido.

Alternativo ao HELO
MAIL MAIL FROM : <remetente> Especifica o remetente do e-mail. Obrigatório
RCPT RCPT TO : <destinatário> Especifica o destinatário do e-mail. Obrigatório
DATA DATA Especifica o início do e-mail, contém os cabeçalhos e o corpo do e-mail. Obrigatório
QUIT QUIT Utilizado para encerrar a conexão TCP. Obrigatório
RSET RSET Esse comando redefine a conexão, ou seja, aborta a transação entre os servidores. No entanto, não encerra a conexão SMTP.  Recomendado
VRFY VRFY <string> Utilizado para confirmar/verificar o nome do usuário que está enviando o e-mail. Recomendado
NOOP NOOP Comando sem efeitos/parâmetros. Faz com que o receptor envie uma confirmação. Recomendado
TURN TURN Inverte os papéis de cliente-servidor, onde o cliente que conectou passa a ser servidor (e vice-versa) e recebe os e-mails que estiverem na fila do servidor. Comando inseguro, obsoleto e não recomendado. Pouco utilizado
EXPN EXPN<string> Tem a mesma função do VRFY, mas para lista de discussão. Pouco utilizado
HELP HELP<string> O receptor-SMTP envia uma informação de ajuda ao emissor-SMTP. Pouco utilizado
SEND SEND FROM : <remetente> Comando alternativo ao MAIL. Pouco utilizado
SOML SOML FROM : <remetente> Usado para enviar uma mensagem para um ou mais servidores onde estejam os destinatários ou as suas caixas de e-mail. A mensagem é direcionada aos destinatários ativos no momento (e aceitando mensagens) caso contrário é direcionada aos seus mailboxes. É alternativo ao comando MAIL. Pouco utilizado
SAML SAML FROM : <remetente> Usado para enviar uma mensagem para um ou mais servidores dos destinatários e as suas caixas de e-mail. A mensagem é direcionada aos destinatários ativos no momento (e aceitando mensagens) e a todas as suas caixas de e-mail. Pouco utilizado

 

Portas SMTP mais utilizadas

Toda comunicação que ocorre na internet é composta, dentre outras coisas, por um endereço (IP ou nome) e uma porta, sendo esta última basicamente uma identificação do serviço (ou protocolo/recurso) da internet a ser utilizado.

Por exemplo, ao abrir um site por um navegador de internet, digitamos um endereço (nome) e, apesar de não digitarmos a porta, o navegador automaticamente sabe qual porta a ser acessada, que por padrão, será a 80 (protocolo http) ou a 443 (protocolo https).

No caso do serviço SMTP, as portas padrões de comunicação são 25, 587 e a 465, sendo a última uma porta para realização do tráfego com criptografia dos dados.

  • Porta SMTP 25: no passado, foi a mais usada para conexões entre servidores SMTP. No entanto, no Brasil, está bloqueada desde 2013. Isso porque está muito associada ao envio de SPAM. 
  • Porta 465: utilizada para uso do SMTP com criptografia da Secure Sockets Layer (SSL) ou Transport Layer Security (TLS). 
  • Porta 587: é o padrão para o envio de e-mails, já que as comunicações SMTP que passam por ela usam a criptografia TLS.
  • Porta 2525: não está associada ao SMTP oficialmente, mas alguns serviços de e-mail oferecem entrega SMTP nessa porta, caso as outras estejam bloqueadas.

 

Qual a diferença entre servidores SMTP gratuitos e pagos

Ao contrário do que muitos pensam, os servidores gratuitos possuem uma boa camada de segurança. Dessa forma, esse não é um quesito que precise de muita preocupação.

No entanto, existem três aspectos importantes quando o assunto é um servidor SMTP gratuito: a qualidade do envio, a capacidade desse servidor para disparar e-mails e a impossibilidade de utilizar um domínio próprio. 

  • Capacidade de envio:

Normalmente, a capacidade de envio de servidores gratuitos é baixa. Já os servidores pagos são bem superiores e podem variar de acordo com o plano contratado.

A questão é que para as empresas, ter esse tipo de limitação pode ser prejudicial ao negócio. 

  • Qualidade do disparo:

A reputação do servidor que está enviando o e-mail é um quesito (dentre vários) para que uma mensagem não seja considerada SPAM e não chegue na caixa de entrada do destinatário. 

Nesse sentido, os servidores pagos têm vantagem sobre os servidores gratuitos. 

Os provedores de e-mail pagos normalmente incluem controles e monitoramentos que os gratuitos não têm.

Isto é importante para manter o serviço de e-mail livre de envios indesejáveis, que é a principal causa da redução de sua reputação.

  • Domínio genérico:

Quando usamos um e-mail genérico do tipo contato.contabilidadedojoao@hotmail.com passa a ideia de um negócio pouco profissional. 

Afinal, um e-mail do tipo contato@contabilidadedojoao.com.br passa muito mais credibilidade. 

Por isso, contratar um serviço pago é muito mais indicado. 

 

Assista: 

 

Você já possui um domínio registrado e um e-mail corporativo em sua empresa?

A Task pode te ajudar a ter um e-mail corporativo hoje mesmo! Acesse: www.task.com.br, verifique a disponibilidade do nome, escolha um plano de hospedagem de sites ou de e-mail e faça seu cadastro. É simples!

O que achou deste artigo sobre o SMTP? Faltou alguma informação importante? Tem alguma dúvida? Então, aproveite para deixar seus comentários abaixo e ajude a Task a melhorar ainda mais os serviços e informações.

Geraldo Lucciani é jornalista, especialista em Marketing Digital e Gestor Cultural. Apaixonado por tecnologia e internet, escreve conteúdos para sites, blogs e redes sociais desde 2016. Atua também na cena cultural da capital mineira produzindo espetáculos e trazendo nomes do humor para a cidade. Nas horas vagas, ama ler, assistir filmes, séries e, claro, peças de teatro.

Nenhum comentário

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também...
Back To Top