Skip to content
Ilustração de pessoas trabalhando perto de servidores (hosts).

O que é host? Descubra o que é e entenda sua importância

12/12/20235 minutos de leitura

Entender o que é um host e qual a sua aplicabilidade é muito importante para quem deseja conhecer e aprofundar no mundo da tecnologia.

Isso porque os hosts desempenham um papel fundamental na infraestrutura da internet e em várias outras áreas da computação. 

Por isso, neste artigo, vamos mergulhar no conceito, explorar as funções e a importância em diferentes contextos.

 

Conceito: o que é host?

De forma simplificada, o host (em português, hospedeiro) é uma máquina que hospeda dados, serviços ou recursos que podem ser acessados por outros dispositivos ou usuários através de uma rede, por meio de um endereço IP (Internet Protocol) e um domínio definido.

Esses dispositivos podem variar desde computadores pessoais a servidores de alto desempenho.

 

Aprofundando no conceito de host

Aprofundando no conceito, um host pode ser definido como qualquer dispositivo, servidor, sistema ou recurso que fornece serviços, informações, ou funcionalidades para outros dispositivos, programas ou usuários em uma rede ou ambiente de computação.

Além de dispositivos físicos, como computadores e servidores, podemos incluir máquinas virtuais, e até mesmo objetos conectados à Internet, como dispositivos IoT, ou seja, celulares e carros inteligentes (aquilo que chamamos de Internet das Coisas).

Tudo o que falamos até aqui nos mostra o papel essencial que os hosts desempenham na interconexão de dispositivos e na prestação de serviços em diversos cenários, desde redes locais até a infraestrutura global da internet.

Enfim, um host trabalha para oferecer informações, recursos e serviços aos usuários. A Internet, por exemplo, é um serviço de host. 

Sendo assim, os hosts são elementos fundamentais e que viabilizam a comunicação e a disponibilidade de recursos em um mundo cada vez mais interconectado.

Então, em linhas gerais e de forma simplificada, a Task Internet é uma empresa de hospedagem de e-mail corporativo e site, ou seja, uma empresa que mantém vários tipos de host.

 

Quais são os tipos de hosts?

Os hosts podem ser classificados de várias maneiras. Conheça os tipos mais comuns:

 

Hosts de computadores

Os computadores que usamos também podem ser considerados hosts, pois eles hospedam serviços como sistemas operacionais (Windows e Linux, por exemplo), programas e arquivos.

 

Hosts de rede

Os hosts de rede atuam na construção e operação das redes de computadores. 

Eles são  componentes que trabalham no roteamento e transmissão de dados, ou seja, funcionam como pontos de origem e destino, permitindo que a informação seja transmitida. 

Os hosts de rede podem incluir roteadores, switches, hubs, firewalls e outros dispositivos de infraestrutura.

Esses equipamentos são utilizados para minimizar os congestionamentos na rede, fornecer segurança e monitorar o tráfego, contribuir para a integridade e a disponibilidade da rede.

Além disso, à medida que as redes crescem e se tornam mais complexas, a escalabilidade dos hosts de rede se torna fundamental.

Isso permite que as redes cresçam e evoluam para atender às demandas,mantendo a eficiência da comunicação.

 

Hosts de servidores

Os servidores são hosts projetados para fornecer serviços a outros dispositivos, como hospedagem de sites, armazenamento de dados, serviços de e-mail etc.

Os servidores possuem uma infraestrutura tecnológica projetada para hospedar e fornecer serviços em larga escala.

 

Tipos de hosts de servidores

 

Servidor Compartilhado

A hospedagem compartilhada utiliza um servidor capaz de abrigar diversos sites e contas de e-mail corporativo, compartilhando espaço e outros recursos. 

É o tipo de host mais utilizado no mundo e é indicado para projetos que não possuem muitos acessos. 

 

Cloud server (servidor virtual)

O servidor virtual ou apenas VPS é uma modalidade de hospedagem na internet que fica entre a compartilhada e a dedicada. 

O VPS utiliza uma tecnologia que permite que aplicações dividam a máquina, mas tenham recursos (armazenamento, por exemplo) exclusivos. 

 

Servidor Dedicado

O servidor dedicado é o tipo de hospedagem em que os projetos utilizam a máquina exclusivamente. 

Eles são mais caros e podem ser configurados de acordo com a necessidade da aplicação. Geralmente, são recomendados para projetos muito robustos e que recebem muitos acessos simultâneos. 

 

Para aprofundar nos tipos de hospedagem de site que citamos acima, leia o artigo em nosso blog. 

 

Qual a importância dos hosts na internet?

Os hosts são a espinha dorsal da internet. Sem eles, não seríamos capazes de acessar websites, enviar e-mails, fazer chamadas de vídeo ou executar muitas das tarefas que, hoje em dia, consideramos normais.

Os hosts da internet incluem servidores da web, servidores de e-mail, servidores DNS e muito mais.

 

Hospedagem de sites

Um dos aspectos mais visíveis da importância dos hosts é a hospedagem de sites. Quando você visita um site, está acessando um host que armazena e disponibiliza o conteúdo da página.

Empresas de hospedagem de sites utilizam dessa tecnologia ao oferecerem infraestrutura confiável para manter sites acessíveis na web. 

Em resumo, “o que é host” é uma pergunta fundamental para quem deseja entender a base da infraestrutura da internet e da tecnologia de rede. Essa tecnologia desempenha um papel vital em nossa vida digital, hospedando serviços e recursos que usamos diariamente. 

O que achou deste artigo sobre errata de e-mail? Faltou alguma informação importante? Tem alguma dúvida? Então, aproveite para deixar seus comentários abaixo e ajude a Task a melhorar ainda mais os serviços e informações.

Geraldo Lucciani é jornalista, especialista em Marketing Digital e Gestor Cultural. Apaixonado por tecnologia e internet, escreve conteúdos para sites, blogs e redes sociais desde 2016. Atua também na cena cultural da capital mineira produzindo espetáculos e trazendo nomes do humor para a cidade. Nas horas vagas, ama ler, assistir filmes, séries e, claro, peças de teatro.

Nenhum comentário

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também...
Back To Top