Skip to content
Linkbuilding: o que é e como funciona?

Linkbuilding: o que é e como funciona?

28/01/20154 minutos de leitura
LinkBuilding: uma técnica para aumentar a sua relevância nos mecanismos de busca da Web.
LinkBuilding: uma técnica para aumentar a sua relevância nos mecanismos de busca da Web.

O termo Linkbuilding pode soar estranho para muita gente, mas faz uma grande diferença na hora de rankear a sua página no Google. A técnica é usada para conseguir links para uma página ou site específicos, com a intenção de aumentar a sua relevância nos mecanismos de busca da Web. Isso acontece porque um dos maiores critérios para colocar uma página entre as primeiras posições nas buscas é a quantidade e qualidade de links que aquele site recebe. Se você está pensando em criar uma estratégia matadora de SEO, planejar o linkbuilding é crucial.

 

Critérios e funcionamento

Para entender a importância e o funcionamento do Linkbuilding, é preciso, antes de mais nada, entender como os mecanismos de busca, como o Google, funcionam. Para avaliar a reputação, autoridade e relevância de determinada página na internet, o Google contabiliza, entre outras informações, a quantidade de links que aquela página recebe. Assim, esses links funcionam como um motor do SEO, relacionando diferentes páginas e destacando a que mais recebe links.

Isso acontece porque, para o Google, uma página com muitos links é uma página considerada confiável, já que foi “eleita” por outros sites e “recomendada” pelo seu conteúdo. Mas não pense que qualquer link serve. Na hora de avaliar os links, o Google leva em consideração alguns critérios, como o contexto no qual aquele link é feito, o texto publicado nele e se o link é dofollow ou nofollow.

Portanto, se uma página de grande audiência e muita relevância da área de Pet Shop, por exemplo, fizer um link para um curso de especialização na área de veterinária, isso terá um impacto ainda maior para que essa página melhore seu posicionamento nos resultados de busca daquelas palavras-chaves.

Dessa forma, de nada adianta buscar links sem qualidade para a sua página. Da mesma forma que o Google identifica links relevantes e impulsiona o posicionamento da página linkada, o efeito contrário pode acontecer quando links ruins ou irrelevantes forem feitos para o site, podendo até ser banido do Google.

Para que um link seja considerado de qualidade, é preciso que ele seja feito de forma natural e espontânea, tanto para quem vai linkar quanto para quem está sendo linkado. Portanto, não ache que receber bons links seja algo fácil de acontecer.

Conteúdo: a chave de tudo

Para garantir um Linkbuilding relevante e de qualidade, o segredo é um só: conteúdo de alta qualidade. Portanto, separe seu tempo e dedicação para criar bons conteúdos para seu site ou blog, fazendo com que ele conquiste leitores e audiência de forma orgânica. Isso trará um público mais relevante, compartilhamentos, recomendações e referências naturais. Como consequência, a página também terá uma maior quantidade de links e um melhor posicionamento nos mecanismos de busca.

Prospecção de links

Outra alternativa para conquistar novos (e bons) links, é fazer uma prospecção ativa de links. Isso significa trabalhar de forma semelhante a uma assessoria de imprensa, produzindo releases e promovendo o seu conteúdo para blogs, sites e páginas de relevância que podem criar bons links para você.

Gostou das dicas? Agora é reforçar a dedicação aos conteúdos, garantir um bom relacionamento com os sites concorrentes e ver seu Linkbuilding aumentar. Se tiver ficado alguma dúvida, utilize nossos comentários abaixo ou entre em nosso site www.task.com.br para que possamos te ajudar.

A Task tem por objetivo prover soluções em internet e comércio eletrônico que otimizem processos e gerem resultados para pessoas e organizações.

São mais de 20 anos de experiência em hospedagem de sites, serviços de e-mail, servidor virtual, servidor dedicado, loja virtual e muito mais.

Saiba mais em www.task.com.br

Nenhum comentário

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também...
Back To Top