Skip to content
A importância da diversidade e inclusão social nas empresas

A importância da diversidade e inclusão social nas empresas

17/10/20173 minutos de leitura

Diversidade significa variedade, pluralidade, diferença. É tudo aquilo que nos diferencia de algo ou do outro e é um tema que vem ganhando destaque no mundo corporativo devido a necessidade das empresas se enquadrarem em novas tendências sociais. Hoje a diversidade e inclusão são fatores preponderantes dentro de qualquer modelo de negócio, segundos diversos estudos que vêm sendo realizados no Brasil e no mundo.

A grande questão sobre este tema na sociedade é a reflexão sobre os mecanismos sociais que transformam as diferenças em desigualdade. Estamos falando em realizar investimentos visando reduzir os impactos destes mecanismos para que criemos dentro dos negócios ambientes cada vez mais respeitosos e saudáveis, e assim, funcionários mais satisfeitos e produtivos.

Este é um passo muito importante para sermos mais justos dentro de nossas empresas e para criarmos uma cultura empresarial que respeite as características individuais e que evolua com a sociedade. Convidamos você para ler este post e refletir sobre como sua empresa pode se posicionar em relação a este assunto tão importante e relevante.

diversidade e inclusão

Como posso investir em diversidade e inclusão na minha empresa?

Para começar, uma boa iniciativa, por exemplo, seria realizar investimentos visando aumentar a acessibilidade de sua empresa, como, por exemplo, adquirir uma impressora em braile e programas de computadores especiais para deficientes visuais, possibilitando uma melhor inserção de profissionais que possuem problemas na visão.

O contratante deve ter consciência de que pessoas, independente de etnia, credo, condição social, gênero, necessidades especiais etc, podem colaborar com sua empresa, é importante pensar nisso na hora de contratar novos funcionários. Outro fator fundamental, é ser coerente nas ações sociais de seu negócio, refletindo sua filosofia na forma como os funcionários são tratados. É necessário respeitar as características de cada funcionário, suas qualidades e limitações.

No cenário corporativo brasileiro as empresas estão cada vez mais engajadas em desenvolver iniciativas relacionadas à inclusão e diversidade, visando criar um ambiente que propicie equidade entre diversas etnias, classes sociais, gêneros e necessidades especiais etc. Investir em pessoas com características diferentes, pode garantir vantagens competitivas em relação a outras empresas, criando assim, um negócio que possui os fatores fundamentais para o aumento da competitividade e inovação.

Uma pesquisa denominada Demitindo Preconceitos – focada principalmente nas questões de gênero – realizada pela empresa de consultoria Santo Caos revelou alguns dados muito positivos em relação ao investimento em políticas de diversidade e inclusão nas empresas.

Segundo a pesquisa, negócios com políticas de diversidade de gênero tem 15% a mais de probabilidade de superar metas, 90% das 500 maiores empresas do mundo possuem políticas contra a discriminação de gênero e nas empresas do Reino Unido, para cada 10% de aumento no índice de diversidade de gênero, o lucro bruto aumentou 3,5%*.

Possuir uma política que visa a inclusão, é uma tendência mundial, e proporciona uma revolução interna e externa para a empresa que adota este tipo de ação. Todos podemos lucrar com isso de diversas formas. Para começar só basta querer!

A Task tem por objetivo prover soluções em internet e comércio eletrônico que otimizem processos e gerem resultados para pessoas e organizações.

São mais de 20 anos de experiência em hospedagem de sites, serviços de e-mail, servidor virtual, servidor dedicado, loja virtual e muito mais.

Saiba mais em www.task.com.br

2 Comentários

This Post Has 2 Comments

  1. Ola, boa tarde!

    Por gentileza, enviar uma proposta para implantação da inclusão social na empresa.

    Grata.

    1. Olá, Beatriz. Tudo bem? Nós prestamos outro tipo de serviço, mas podemos auxiliá-la. O que exatamente está querendo? Por favor, entre em contato conosco, por telefone, e-mail ou chat (veja as formas de contato em https://www.task.com.br/contato) e faremos o máximo para ajudá-la. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também...
Back To Top