Hospedagem de site ou ficar apenas nas redes sociais? O que vale a pena?

Hospedagem de site ou ficar apenas nas redes sociais? O que vale a pena?

22/02/2018

Compartilhe!


As vantagens da hospedagem de site sobre perfis em redes sociais

Para quem tem dúvida sobre focar em hospedagem de site ou se dedicar mais a redes sociais, uma notícia que chamou a atenção neste mês de Fevereiro/2018 foi a decisão do jornal Folha de São Paulo de não publicar mais conteúdo no Facebook.

Pensando nisso, trouxemos de volta um post onde tratamos deste assunto há 2 anos (leia aqui e aqui), para atualizar e discutir as vantagens e desvantagens da presença nestas duas mídias.

 

1 – Sua empresa será privilegiada nos mecanismos de busca (como Google)

Os sites são indexados pelos sites de busca, isso faz com que encontrem o seu negócio.
Os sites são indexados pelos sites de busca, isso faz com que encontrem o seu negócio.


Garantir um bom posicionamento da sua página em sites de buscas é uma das melhores maneiras do seu público encontrar o seu produto e fazer negócio com você.

O site, com sua ampla estrutura de códigos, é alterável o suficiente para poder ser encontrado e melhor posicionado nos buscadores. Ter um bom conteúdo e URLs amigáveis, definir palavras-chave, otimizar imagens, entre outras funções, só é possível nos sites. 

Além disso, mecanismos de busca como o Google dão mais relevância – e portanto colocam mais ‘acima na lista’ as empresas que possuem site com nome de domínio próprio em comparação com as que têm apenas páginas em redes sociais.

Alcance orgânico de posts no Facebook – Fonte: https://www.adgo.io/blog/2017/6/8/facebook-organic-reach-is-declining-heres-6-ways-to-fight-it

Por outro lado, redes sociais como o Facebook mudam constantemente seu algoritmo privilegiando interação social entre pessoas, e diminuem cada vez mais o alcance de postagens de empresas – a não ser que você pague para eles, pouquíssima gente verá suas atualizações.

 

2- Informações mais detalhadas sobre a empresa, produto e/ou serviço. 

É no site que colocamos informações amplas e detalhadas sobre a empresa, seus produtos e serviços. Esses dados são responsáveis por passar uma imagem mais séria da sua empresa e do que você oferece. Veja na imagem abaixo que muitas vezes não se consegue nem deixar claro o que sua empresa faz ou produz na padronizada página do Facebook. E a culpa não é nossa, é o modelo engessado desta e qualquer outra rede social que não dá flexibilidade para sua linguagem e conteúdo.

Nas redes sociais, o espaço para apresentar este conteúdo é limitado pelo número de caracteres e por suas poucas funcionalidades. Em alguns casos, é tarefa árdua conseguir os dados de contato/localização de uma empresa nas redes sociais. No Instagram, por exemplo, a descrição (bio) nem pode conter link para seu site ou loja.

 

3- Redes sociais vêm e vão. Seu site é seu.

É importante garantir a segurança do nome do seu negócio na web, e é essencial colocar sua marca em evidência.

Quantas redes sociais já acabaram (lembra-se do Orkut) ou perderam relevância? Deve-se ressaltar que redes sociais são serviços sem garantia de estabilidade ou preservação do conteúdo, não há suporte e não há com quem reclamar caso aconteça algum problema.

Já quando você/sua empresa tem um nome próprio na internet (saiba mais sobre como escolher o nome de domínio aqui), ele é SEU. Você hospeda seu site onde quiser, guarda seus dados onde quiser e garante a presença da sua empresa na rede enquanto você quiser.

 

4- Liberdade para total personalização a qualquer momento.

O site possui uma vasta configuração que o possibilita ser totalmente personalizável.
O site possui uma vasta configuração que o possibilita ser totalmente personalizável, com a identidade visual da sua empresa.

Deixe o seu site com a sua cara. É importante ressaltar que todo tipo de alteração pode ser realizada em sua página, a qualquer momento. Um web site é dotado de inúmeros recursos com ferramentas que conseguem atender o seu negócio e o seu cliente com excelência.

Já nas redes sociais, os layouts são padronizados, além de existir uma escassez de ferramentas em comparação aos sites.

 

5- Integração do site com várias plataformas (blog, mídias sociais, chat e etc).

hospedagem de site: mais ferramentas de integração.
O site é dotado de inúmeras ferramentas que o integram à várias plataformas.

As mídias sociais disponibilizam muitos plugins para vários tipos de integração, no entanto, são limitadas se comparadas ao site.

Ao contrário do limitado espaço de descrição da empresa nas redes sociais, é no site que colocamos informações amplas e detalhadas sobre a empresa, seus produtos e serviços. Esses dados são responsáveis por passar uma imagem mais séria da sua empresa e do que vocês oferecem.

 

6 – Hospedagem de site = credibilidade + confiança. 

Hospedagem de site: o cartão de visita do seu negócio. Ele imprime credibilidade e confiança para seu público.
O site é o cartão de visita do seu negócio. Ele imprime credibilidade e confiança para seu público.

Em pleno século XXI, estar na internet é um pré-requisito para qualquer negócio. O site não é só o cartão de visita da sua empresa, mas a melhor maneira de se fazer negócios virtualmente. Ter uma página bem estruturada mostra o quanto sua empresa é confiável e está pronta para atender da melhor maneira possível o seu público.

Para saber outras vantagens da hospedagem de site, leia: HOSPEDE SEU SITE EM UMA EMPRESA PROFISSIONAL. CONHEÇA OS BENEFÍCIOS.

 

Presença em redes sociais é parte de uma estratégia digital, mas não é suficiente. É muito importante ter um site para agregar valor e garantir credibilidade ao seu negócio. Confira o passo a passo e veja como é simples fazer a hospedagem do seu site. 

Compartilhe!


4

1 Comentários

  • Para atividade comercial , ter um site publicado na W.W.W, trás sem duvida mais credibilidade , rede social tem mais um aspecto “social” , e nao profissional.
    Além de tudo para acessar uma destas redes voce tem que fazer parte da mesma, significa criar cadastro , login senha e etc .

    Para acessar um site nada disto é necessário ,basta digitar o endereço em um navegador , ou se nao souber o endereço exato , pode fazer um a busca através dos ferramentas do tipo bing ,google….
    Inclusive busca pela atividade comercial se assim desejar

    Funcionam também como catalogo telefônico , para achar endereço telefone do estabelecimento que se esta buscando

    Rede sociais vao e vem , modismo
    Sites ficam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *