Skip to content

Ferramentas para monitoramento de redes, servidores, serviços e aplicações

12/12/20144 minutos de leitura
Ferramentas para monitoramento de redes
Ferramentas para monitoramento de redes

Monitorar servidores é uma tarefa importantíssima de quem administra redes. Por meio dela que se monitora e analisa o tráfego das informações e o consumo nestes servidores, verificando-se o uso de recursos essenciais para o funcionamento da rede, como a memória RAM, processador e sistemas de dados. Neste caso, o administrador pode verificar se é hora de fazer um upgrade ou trocar qualquer um destes elementos de hardware.

 

Alguns profissionais da área tendem a negligenciar essa tarefa e, caso isto seja ignorado, o que pode acontecer é uma perda de produtividade do servidor, resultando em lentidão, quedas de desempenho e alguns dos serviços fornecidos podem não funcionar.

Algumas ferramentas podem ser usadas para ajudar neste monitoramento. E é sobre elas que falaremos neste post. Vejam as 6 principais delas:

 

1) Cacti

Este software open source de solução PHP/MySQL recolhe informações sobre o estado da rede e exibe os resultados através de gráficos para o usuário. Sua interface é bastante intuitiva, o que torna seu uso facilitado, ou seja, mesmo que você não seja um expert, pode utilizá-lo facilmente. Ele analisa também largura de banda utilizada e o desempenho da CPU. Sua vantagem é a rapidez da análise dos dados necessários.

 

2) Nagios

Outra ferramenta open source distribuída por meio da licença GPL. Ele monitora não só serviços, mas hosts também. Outra vantagem é que ele também exibe o momento em que o problema foi solucionado. Ele monitora serviços de rede, os recursos necessários para que ela funcione e também permite a criação de plugins de forma que os usuários possam criar seus próprios modelos de monitoramento.

 

3) Icinga

Também open source, porém, mais robusto do que os anteriores. Avisa ao usuário sobre erros e quando eles são solucionados e, posteriormente, gera relatórios de desempenho para o administrador. Ele permite que o monitoramento seja feito remotamente, por smartphones e tablets, por exemplo.

 

4) NeDi

Uma ferramenta não tão famosa como as anteriores, mas tão eficiente quanto. Sua vantagem é o sistema de rastreamento de dispositivos pela rede, mantendo controle sobre cada um destes. Ele também mostra a localização de cada máquina conectada à rede, o que é bom para saber se há aparelhos desconhecidos conectados à rede da empresa, ou então para encontrar aparelhos roubados.

 

5) Zabbix

Ferramenta open source, oferece uma interface que pode ser utilizada 100% online. Também permite o envio de dados por e-mail e SMS sobre problemas e suas resoluções. Você também pode programar ações automáticas, tais como restart de serviços. Ele coleta dados para monitoramento sem agentes e de agentes. Permite também o monitoramento de ambientes virtualizados.

 

6) Observium

É uma plataforma open source desenvolvida em PHP/MySQL, com suporte para diversos sistemas. Ele também é bem intuitivo, facilitando a usabilidade do usuário. O Observium é mais completo na versão Professional, mas sua versão básica possui todas as funcionalidades necessárias para realizar um monitoramento eficiente, podendo utilizar qualquer métrica que definir. Ele também faz um rastreamento geográfico de todas as máquinas da rede, podendo encontrar aparelhos roubados.

 

IMPORTANTE: É essencial ter um servidor estável para hospedar esse tipo de ferramenta, pois só assim os monitoramentos serão eficazes. E, neste caso, a Task está tem a solução ideal e oferece o servidor virtual, serviço que ficará à disposição para o uso não só de ferramentas de monitoramento, mas também para a hospedagem de sites e domínios, além de quaisquer outras aplicações. Conheça o servidor virtual e monte seu plano agora mesmo.

Então, o que achou das ferramentas? Não deixe de fazer o monitoramento de sua rede. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário.

 

A Task tem por objetivo prover soluções em internet e comércio eletrônico que otimizem processos e gerem resultados para pessoas e organizações.

São mais de 20 anos de experiência em hospedagem de sites, serviços de e-mail, servidor virtual, servidor dedicado, loja virtual e muito mais.

Saiba mais em www.task.com.br

2 Comentários

This Post Has 2 Comments

  1. Bom dia gostaria de saber o.trafego de dados transferência do servidor para não ultrapassar a franquia.
    Servidor Vps Linux ubuntu16
    Podem me ajudar? Dese já agradeço

    1. Olá Ed, bom dia.

      Atualmente, você efetua a contratação do Servidor Virtual já selecionando a transferência que será utilizada. Por exemplo, contratando 100Gb de transferência, será cobrado o adicional caso ultrapasse esse limite. É possível que monte um Servidor Virtual através do link https://www.task.com.br/servidor-virtual, selecionando o tráfego necessário. Caso tenha interesse em um tráfego superior, entre em contato com nossa equipe comercial através do comercial@task.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também...
Back To Top