Em outro post sobre formulário de contato, falamos sobre a importância de ter um formulário para site, para que seu cliente, fornecedor ou qualquer outro interessado tenha uma maneira rápida de falar com sua empresa.
Agora, listamos os 5 maiores erros que as pessoas e empresas cometem ao criar seus formulários para site para contato com clientes, fornecedores e demais interessados no seu negócio. Vamos lá?
1 – Não ter uma página de contato
Nós, e provavelmente você que está lendo, já perdemos a conta da quantidade de vezes que tentamos contactar alguma empresa pelo site e não conseguimos.
Por isso, repetimos sempre: TODA PÁGINA DEVE TER UM FORMULÁRIO PARA O SITE, ou seja, uma página de contato.
Não basta apenas mostrar seu catálogo e sua história, fazer loja virtual, postar novidades, colocar seu telefone, endereço, mapa de localização e informações completas sobre seus produtos e serviços.
O visitante sempre poderá ter alguma dúvida (ou uma proposta, ou um pedido) e procurará uma maneira de fazer isso pelo seu site. Garanta que ele conseguirá fazer isso de forma clara e objetiva.
Esta é provavelmente o mais óbvio de todos os erros citados neste artigo, mas nunca é demais ressaltá-lo.
2 – Apenas o formulário para site, e nada mais
Se sua página de contato contém apenas os campos e um botão e nada mais que isso, você não está prestando um bom serviço aos seus visitante. A pessoa pode não entender bem como funciona o formulário do site e ficar em dúvida.
Por isso, é fundamental que você coloque também um endereço de e-mail ou um número de telefone para garantir uma outra forma de contato. Veja algumas razões pelas quais um visitante pode detestar ou não entender seu formulário de contato:
- Formulário muito grande
- A pessoa pode ficar perdida ou simplesmente não ter tempo pra preencher todas as informações que você pede. Garanta que o formulário para o site seja curto e objetivo.
- Formulário para site não responsivo
- Com cada vez mais gente fazendo contato com empresas por meio de dispositivos móveis, um formulário não preparado, com botões ou campos sem o tamanho e formato adequados para um Smartphone, pode acabar com essa oportunidade de contato.
- O formulário pode não estar funcionando
- Pode ser que você não tenha atualizado o plugin do seu gerenciador de conteúdo (como WordPress) ou você pode ter mudado de provedor de hospedagem de site e ter deixado as configurações do antigo. O fato é que você tem que testar sempre se o formulário para site está funcionando.
3 – Não deixar claro que é uma página para contato com seu negócio
Você não odeia quando tem que perder tempo procurando até no mecanismo de busca de um site para achar a página de contato de algum site em que esteja visitando? Nós da Task recomendamos uma das (ou ambas as) opções:
- Coloque o ítem “Contato” no seu menu principal (topo) e/ou no rodapé do site também.
- Coloque o endereço da sua página como suaempresa.com.br/contato/.
Além da URL (endereço) ter o nome “contato”, é recomendável também que o título da página seja “Contato” ou uma variação disso, como “Fale conosco” ou “Entre em contato”.
Não use “Vamos negociar” ou qualquer outra expressão que não seja exatamente o objetivo da página e do seu formulário. Isso pode confundir o visitante, mesmo que em um resultado de busca no Google.
Garanta que as pessoas encontrem de maneira fácil, rápida e clara uma maneira de falar com sua organização por meio do site.
Como todas as suas outras páginas, sua página de contato precisa de algum cuidado de vez em quando. Mudou de endereço? Atualize no seu site. Novos contatos, setores, pessoas, departamentos? Atualize imagens e endereços de e-mail.
Garanta informação precisa o tempo todo, pode fazer muita diferença em um fechamento de negócio!
Não subestime esta dica, informações desatualizadas são erros que levam a muitas perdas de oportunidade. Atualize seu site NA HORA sempre que alguma informação relevante no contato com sua empresa for alterada.
Se sua empresa ou negócio só permitem contato por comentários no site/blog ou em redes sociais, você está fazendo isso errado. As pessoas podem querer falar só com sua empresa, e você deve garantir um canal para que isso aconteça.
5 – Não dar a opção para contato privado com sua organização
É importante colocar links para seus perfis em redes sociais na página de contato? Pode fazer sentido, desde que você também encare as redes sociais como meios de atendimento e contato.
Se você não visita diariamente Instagram, Facebook etc para responder aos possíveis contatos e/ou usa redes sociais apenas para publicar conteúdo, melhor não citá-los em sua página de contato.
A melhor opção é sempre colocar duas opções para contactar você de forma privada: formulário + endereço de e-mail ou formulário + telefone de contato. Isso já é um bom início para garantir ao menos uma forma de contato para seu visitante.
BÔNUS: Mais erros em formulário para site
Além dos 5 erros listados, há vários outros que merecem atenção:
- Não deixar claro com uma confirmação legível e destacada que o formulário foi enviado corretamente. Muitas vezes não há confirmação, ou ela é muito pequena, e acabamos enviando várias vezes pra garantir.
- Captchas (confirmações pra garantir que é mesmo uma pessoa preenchendo o formulário) confusos, com imagens de leitura muito difícil. “Isso é um 7, um T ou um I?” Não dificulte a vida da pessoa interessada em falar com sua empresa.
- Páginas de contato com outras informações ou publicidade. Não distraia a pessoa nesta página, ela quer falar com você!
- Formulários para site que pedem muita informação pessoal. Pra que pedir idade ou endereço residencial? Concentre-se nas informações importantes, ou o interessado vai desistir e abandonar o contato.
E você, o que achou?
Você pode conferir o formulário de contato da Task Internet para comparar com o seu. Aproveite para deixar seus comentários abaixo e ajudem a Task a melhorar ainda mais os serviços e informações. Faltou alguma coisa importante? Vocês costumam se irritar com algum outro erro em formulários de contato?
Leia também:
A importância de ter um formulário de contato em seu site
Atendimento virtual: como se comunicar com seu público na internet
Serviços de email: mensagem de conta hackeada. O que fazer?
Assista:
(texto baseado neste artigo do Yoast)
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