Skip to content

Conheça 6 formas para ganhar dinheiro com conteúdo na internet

11/06/20146 minutos de leitura
6 formas para ganhar dinheiro com conteúdo na internet
6 formas para ganhar dinheiro com conteúdo na internet

 

Você sabe o que as pessoas mais buscam na internet? Informação.  Se o conteúdo for relevante, agregar valor e tiver uma roupagem bacana, pode ser fonte de conhecimento para quem o consome e também de renda para quem o compartilha.

As vantagens em transformar conteúdo em produto são muitas. A primeira delas é o baixo custo de produção e distribuição. Considerando a quantidade de ferramentas gratuitas para disseminação de conhecimento na internet, na maioria dos casos, a única coisa que você vai investir para produzir conteúdo é o seu tempo.

Essas ferramentas também facilitam a parte operacional do trabalho e, por isso, ele pode ser feito em casa. A produção de conteúdo é uma ótima oportunidade para quem quer começar a empreender ou mesmo alavancar seu negócio na internet.

Outro ótimo benefício é que, dividindo seu conhecimento, você se torna referência na sua área. Quer apostar no conteúdo para ganhar dinheiro na internet? Então veja as seis dicas que separamos para você.

1) Seja um blogueiro

 

seja um blogueiro
Seja um blogueiro

Há algum tempo, os blogs passaram a ser mais do que um diário virtual e se tornaram uma oportunidade de negócio. Para isso, primeiro você precisa identificar um tema com o qual tenha afinidade, seja apaixonado ou que faça parte da sua área de formação, além de ter bastante conhecimento para começar a produzir conteúdo interessante. Para saber mais sobre os passos iniciais para ser um blogueiro, acesse este link sobre como criar um blog.

Quanto mais criativas e inovadoras forem as suas postagens, mais tráfego você vai gerar para o seu blog, o que é muito importante para correr atrás de parcerias para comercializar espaços publicitários, por meio de banners, ou publieditoriais.

Você pode ainda utilizar o Google AdSense, um serviço gratuito que exibe anúncios do Google em sites, blogs e fóruns, segmentados por conteúdo. Ou seja, os que aparecerem no seu endereço terão relação com o tema do blog e geram rendimentos para você.

Para ser um blogueiro profissional, é importante que você registre um domínio próprio (neste link), produza conteúdo relevante e entenda um pouco de técnicas de SEO, para otimizar seu endereço nos principais mecanismos de busca, e também de Google Analytics, para analisar o desempenho do blog e identificar os assuntos que mais agradam seu público.

 

2) Desenvolva um site para assinantes

desenvolva um site

Uma alternativa interessante para quem não quer produzir um blog é produzir artigos e publicá-los em um site para leitores dispostos a pagar pelo conteúdo. Dessa forma, apenas quem for membro associado e pagar uma taxa periódica terá acesso às informações.

 

3) Prepare e-books e audiobooks

ebooks e audiobooks

Se você tem muita informação sobre um assunto que domina e que renderia muito mais do que um simples texto, então pode transformá-lo em um e-book. Este tipo de conteúdo é fácil de ser produzido, basta que você tenha um editor de texto e um conversor em PDF, que é a extensão de arquivo mais popular para e-books. Você também pode ilustrar o conteúdo com fotos e infográficos, para deixá-lo ainda mais atraente.

O mesmo conteúdo pode ser produzido e comercializado em formato de áudio. Porém, para que este tipo de material tenha qualidade, é interessante contar com um microfone antirruído e uma boa dicção para a locução.

Com os conteúdos editados, depois é só colocar o e-book ou audiobook à disposição no seu blog ou em uma landing page. Faça o download gratuitamente do e-book da Task com dicas de como transformar seu blog em uma máquina de gerar visitas neste link!

Baixe grátis o e-book da Task: Blog né coisa séria! 6 dicas para bombar seu blog

 

4) Lance um podcast

podcast

Este formato se assemelha a um programa de rádio, porém difundido por meio da internet. É indicado caso você queira compartilhar conteúdo promovendo debates e entrevistas com outras pessoas ou profissionais que sejam referência no tema tratado.

Podcasts dão um pouco mais de trabalho para serem produzidos, pois envolvem edição em blocos e inserção de trilha sonora, porém, há muitas ferramentas gratuitas que podem ajudar na operacionalização deste conteúdo. O formato também rende ótimas parcerias e oportunidades de negócios, uma vez que é grande o público que o consome.

 

5) Tenha um canal de vídeo

canal video

O YouTube é atualmente uma das plataformas mais utilizadas para quem quer compartilhar conteúdo em formato de vídeo. Você pode produzir tutoriais para ensinar como utilizar uma ferramenta de um programa específico – também chamados de screencasts, que são vídeos filmados a partir da tela do computador –, produzir videoaulas, divulgar o registro de uma palestra, ou mesmo criar um canal de informação e entretenimento.

Para monetizar seu canal, é importante se inscrever no programa de parceria do YouTube. Assim, seus vídeos vão gerar receita a partir dos anúncios veiculados.

 

6) Produza webinars

webnars

Um webinar – sigla de web-based seminar – é um seminário realizado pela internet. Você é o palestrante e os participantes assistem sua palestra ao vivo na web, podendo interagir por meio de chats.

Além de dominar o assunto do webinar, você precisa escolher uma plataforma de transmissão, como o Skype ou o Google Hangouts, que são as duas opções gratuitas mais utilizadas. Também é preciso ter uma boa conexão com a internet e equipamentos como microfone e câmera de vídeo. A escolha do local onde o webinar será transmitido também é importante. Procure um lugar bem iluminado, com poucos ruídos e com um fundo bacana.

Para escolher a melhor maneira de ganhar dinheiro produzindo conteúdo na internet, é preciso pensar no tipo de informação que você quer divulgar. Depois, é só fazer um planejamento e colocar a mão na massa. Pronto para começar?

Aproveite para deixar nos comentários abaixo suas dúvidas, sugestões ou dicas para quem pretende iniciar um trabalho de monetização na internet ou entre em contato pelo nosso site.

Tem um site de conteúdo? Hospede na Task! Conheça os planos AQUI

Equipe Task

 

A Task tem por objetivo prover soluções em internet e comércio eletrônico que otimizem processos e gerem resultados para pessoas e organizações.

São mais de 20 anos de experiência em hospedagem de sites, serviços de e-mail, servidor virtual, servidor dedicado, loja virtual e muito mais.

Saiba mais em www.task.com.br

Nenhum comentário

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também...
Back To Top