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Como registrar um domínio para sua empresa

13/03/20146 minutos de leitura
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Como registrar um domínio para sua empresa

Para conseguir sucesso com o seu site, além de um bom conteúdo e design e ótimas ideias, é preciso também ter um bom nome de domínio. Se você está começando a ter o seu espaço na internet, saiba que alguns truques fazem a diferença na hora de criar e registrar o endereço de sua página. Essas medidas também são válidas para as empresas que pretendem vender seus produtos e serviços na web.

O registro mal feito do seu site pode causar diversas consequências negativas. Por exemplo, um nome mal escolhido pode fazer com que os usuários não identifiquem sobre o que o seu conteúdo trata, ou uma associação errada do endereço escolhido pode trazer confusão e uma má impressão aos internautas.

Para driblar este e outros problemas que escolhas erradas no domínio podem trazer, apresentamos a você um guia com dicas e sugestões para você criar o endereço perfeito ao site de sua empresa e encontrar os melhores serviços de registro. Confira abaixo:

 

Regras de um registro de sucesso

A primeira coisa a se pensar, antes de registrar um domínio, é que o conceito ou marca de sua empresa deve estar embutida no seu endereço. Só assim o público conseguirá identificar perfeitamente a que ou a quem aquela página se refere. Além disso, é bem importante abreviar o seu endereço – URLs curtas são mais fáceis de lembrar, evitar numerações e siglas muito complicadas e não inserir palavras estrangeiras muito complexas.

Por exemplo, se uma confeitaria brasileira utiliza o domínio “bakery4all.com.br” para o seu site, há poucas chances de seu público acessá-la. Afinal, ela não associou o nome de sua empresa ou de seu conceito de forma adequada, utilizou números no lugar de palavras, não é uma URL em um tamanho adequado e, por fim, abusou de palavras estrangeiras que estão bem fora do vocabulário de brasileiros.

 

Leia também: É possível adquirir um plano de hospedagem de sites de acordo com minhas necessidades?

 

Utilize variações

Outra dica legal é utilizar variações para atingir o maior número de pessoas possível. Este é um bom truque para aquelas marcas e empresas cujos nomes são bem fáceis de errar e o público, geralmente, os escrevem errado. Se uma empresa de advocacia, por exemplo, possui o nome de “Lopez Mendes & Associados”, ela pode registrar diversos domínios, tais como “lopesmendesass.com” ou “lopezmendezass.com” ou ainda “lopesmendezass.com”, além da verdadeira “lopezmendesass.com”.

Dessa forma, eles evitam que empresas alheias venham a registrar domínios parecidos somente para roubar o público que destinava acessar o conteúdo de suas páginas. Em todos os casos, estas são regras válidas e podem fazer do seu domínio uma ferramenta para alcançar o sucesso de seu site.

 

“.com”, “.net” ou “.com.br”?

Se você está em dúvida sobre qual extensão utilizar, é preciso identificar o verdadeiro propósito e o público-alvo de seu site.

As extensões “.com”, “.net” ou “.co” são voltadas para empresas que pretendem ter o conteúdo de suas páginas visto tanto por usuários locais quanto de outras partes do mundo. Estas variações são mais genéricas e a maioria dos internautas está acostumada a utilizá-las para visitar endereços internacionais.

Mas se você prefere destinar o seu site para um público mais local, o mais indicado é utilizar as extensões “.com.br” ou “.br”. Dessa forma, é mais provável que usuários brasileiros frequentem as suas páginas e acessem o seu conteúdo.

Entretanto, nada o impede também de utilizar os dois tipos de extensão. Se você quiser, é possível registrar um domínio com cada uma das variações e atingir um maior público. E lembre-se: nunca utilize o “.org” para seus endereços empresariais. A sigla refere-se a instituições públicas ou organizações não-governamentais.

 

Onde registrar?

Para muitos, encontrar um lugar para registrar o domínio do próprio site é uma grande dúvida. Atualmente é possível encontrar servidores que oferecem, além de serviços de hospedagem, planos para você oficializar o endereço de URL de sua página. Em operadoras internacionais, você só irá  encontrar domínios com finais “.com”, “.net” e “.co”. Mas, se pretende investir em domínios com a extensão “.com.br”, é possível registrá-lo em servidores nacionais que também oferecem este serviço.

A maioria dos planos é paga anualmente e os valores vão de R$ 25 a R$ 100. Para cada extensão é estipulada uma faixa de preço. Assim conjuntos mais específicos, como “.com.br”, são mais caros do que aqueles mais genéricos, como “.com”.

Em todos os servidores é possível, ainda, verificar se o endereço pretendido já foi utilizado e identificar as opções que estão disponíveis para a sua página. Dessa forma, fica mais fácil não confundir o seu endereço com outros e você pode escolher melhor o nome que dará ao seu domínio.

Após a escolha, você deverá efetuar o seu cadastro, onde fornecerá os seus dados e informações sobre o seu site, oficializar o seu registro e, por último, validar o pagamento. Pronto! Concluído o processo, você pode divulgar o seu endereço para que visitem o seu novo site.

Tomar cuidado na hora de registrar o seu domínio é essencial para que você alcance os objetivos do seu site. Por isso, pense bem, analise as suas opções e crie as melhores estratégias na hora de oficializar seu endereço. Esta é a hora de imprimir a sua marca na internet.

E você? Tem mais alguma dica para quem pretende fazer o registro do domínio de seu site? Deixe sua sugestão nos comentários abaixo!

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