Skip to content

Como registrar um domínio para o meu blog

10/03/20143 minutos de leitura
meu_blog
Registro de domínio para blog

alguns anos, os blogs eram vistos apenas como diários virtuais de alucinados por internet. Ao longo dos últimos anos, porém, essas plataformas se popularizaram nos mais diversos segmentos e viraram coisa de “gente grande”. Empresas de todos os portes e tipos de negócio já aderiram à ideia e alguns blogueiros e blogueiras hoje são considerados celebridades em seus meios de atuação.

Com tanta popularidade e dinheiro circulando, a cada dia mais pessoas querem ter um blog para chamar de seu. Mas como fazer para registrar um domínio? Veja nessas dicas!

Endereço brasileiro

Antes de mais nada, é preciso definir seu público-alvo. Se o seu objetivo é escrever um blog voltado para o mercado brasileiro, é importante buscar um registro “.com.br”. Nem sempre isso é possível, já que muitos endereços já foram registrados assim. Porém, tenha sempre esse domínio como sua prioridade.

Não é mais obrigatório possuir um CNPJ para registrar domínios, portanto aproveite! Essa extensão é a mais lembrada pelos usuários que não sabem seu endereço, logo é a primeira que eles tentarão. Outras extensões, como “.net”, “.info” ou “.org” são menos conhecidas e, por isso, precisarão de um trabalho maior de divulgação para que seus leitores memorizem corretamente seu domínio.

 

Leia também: Meu domínio foi congelado como devo proceder?

 

Encontre o seu domínio

Para saber quais endereços estão disponíveis no Brasil, faça uma busca com o domínio desejado AQUI. Caso ele não esteja disponível, o próprio site te dará alternativas válidas de extensões com o endereço escolhido, como “.org.br”, “.net.br”, “.blog.br”, entre outros. Basta escolher a extensão que achar mais adequada, fazer o seu cadastro, pagar a taxa e registrar o domínio escolhido.

Saiba a diferença entre os domínios

Cada extensão de domínio é destinada a um blog ou site com finalidades específicas. As extensões “.com.br”, por exemplo, são orientadas para o uso em sites e organizações com fins comerciais, e se tornaram praticamente sinônimo de site, e por isso são as mais conhecidas e procuradas. As “.net.br” para redes, enquanto as “.org.br” para as organizações. Já as “.biz.br” (diminutivo de “business”, ou negócios, em inglês) é indicada para empresas, negócios e comércios em geral, enquanto as “.info.br” são mais aconselhadas para páginas que oferecem informações aos seus leitores.

Apesar dessas orientações, isso não é uma regra. Ou seja, qualquer pessoa pode escolher a extensão que preferir para seu site ou blog e não é necessário qualquer tipo de requerimento ou documento para registrar o domínio escolhido.

Valores

Para registrar um domínio no Brasil é necessário pagar uma taxa anual de R$ 30,00, que pode ser renovada ao final do prazo. É aconselhável (especialmente para empresas) registrar o mesmo domínio com, pelo menos, três extensões diferentes, como www.exemplo.com.br, www.exemplo.blog.br e www.exemplo.com. Dessa forma você evita que o nome do seu blog ou marca seja usado por terceiros.

Gostou das dicas? Agora é só escolher um bom título para seu blog (de preferência um nome curto e resumido), procurar as opções de domínio disponíveis no Registro.br e garantir o seu endereço virtual! Boa sorte!

A Task tem por objetivo prover soluções em internet e comércio eletrônico que otimizem processos e gerem resultados para pessoas e organizações.

São mais de 20 anos de experiência em hospedagem de sites, serviços de e-mail, servidor virtual, servidor dedicado, loja virtual e muito mais.

Saiba mais em www.task.com.br

Nenhum comentário

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também...
Back To Top