Se o seu servidor caiu em uma blacklist, o desbloqueio geralmente pode ser solicitado junto à entidade responsável por essa lista.
Na maioria dos casos, preenche-se um formulário com dados da empresa que hospeda o servidor de e-mails, e informações sobre os procedimentos efetuados para a solução do problema.
Algumas listas, porém, não possuem a opção de solicitar desbloqueio, sendo necessário aguardar que o mesmo seja feito automaticamente ou pagar para que seja feito de imediato.
Embora seja muito incomum, existem listas mais restritas que efetuam o desbloqueio apenas mediante pagamento. Essas listas são muito pouco usadas e não inspiram preocupação.
Para identificar se o seu servidor de e-mails está listado em blacklists, consulte:
:: MXTOOLBOX
Política na Task
A Task adota uma política de limitar a quantidade de envios por IP, domínio ou endereço, na tentativa de inibir envios indevidos ou que estejam sendo feitos de forma indiscriminada. Para consultar esses limites, clique aqui.
Este procedimento, além de inibir a prática de spam, evita que os IP’s usados nos servidores de e-mail sejam bloqueados. Apesar disso, não é possível garantir que, ocasionalmente, um IP possa ser listado em blacklist.
Leia também: O que são blacklists ou listas negras?
Nestes casos, solicitamos o desbloqueio imediato. Como forma de evitar problemas para o envio de e-mails, a Task disponibiliza também, outros servidores de e-mail, que podem ser usados quando ocorre o bloqueio de um servidor específico.
Como retirar o meu servidor de uma blacklist
Após efetuar a consulta em uma das listas na internet, irá aparecer a relação das principais blacklists em que o IP informado encontra-se listado/bloqueado.
São vários sites de consulta e pedido de remoção, no entanto, os passos são relativamente parecidos. Normalmente, você clica em cima no resultado ou em alguma opção do tipo “veja por quê” para acessar o site da blacklist que listou o seu IP.
Em determinadas blacklists, será preciso informar alguns dados como e-mail, telefone e motivo pelo qual o servidor (IP) deve ser removido da lista.
Após o pedido, pode ser que o site investigue se o perfil do domínio realmente não está associado a emissão de SPAM. Então, será validado (ou não) o pedido.
Em alguns casos, como no exemplo a seguir, será necessário apenas clicar nos botões “LookUp”, “Search” e “Remove” para que o IP seja descadastrado da lista.
Por que as blacklists são importantes?
Blacklists, quando usadas com critério e responsabilidade, são importantes ferramentas contra a prática de spam. No entanto, o mais importante ainda é a conscientização do uso de e-mails como ferramenta importante. Abaixo, alguns links sobre o uso consciente de -mails:
:: AntiSpam.Br – Boas Práticas
:: Cartilha de Segurança para a Internet
Blacklists: um dos motivos para não receber um e-mail importante
Caso o servidor do seu e-mail esteja em uma blacklist, sua mensagem corre o risco de não chegar ou cair na caixa de SPAM do destinatário. Mas este não é o único motivo que pode fazer com que sua mensagem não seja entregue. Confira neste vídeo:
This Post Has 4 Comments
site nao abre
Olá Sandro Dias, bom dia.
Entramos em nossos relatórios e não detectamos queda dos nossos servidores.
Além disso, revisamos o artigo e encontramos uma referência a outro artigo que estava com o link quebrado. Obrigado pela orientação.
Sempre que precisar de algo, estaremos à disposição por aqui, nossas redes, telefone e e-mail.
Caso não tenhamos respondido o seu questionamento, faça contato. Será um prazer atendê-lo.
bom dia . meu e-mail esta na blacklist. como resolver? dependo dele para meu trabalho… obrigada
Oi, Vera! Tudo bem?
Verificamos o seu cadastro aqui na Task e vimos que o seu e-mail não está em blacklist. A nossa equipe técnica já está verificando o seu caso.