Para começar a presença digital do seu negócio com um site, uma loja virtual ou até mesmo um blog, será preciso saber qual diferença entre domínio e hospedagem de site. Enquanto o primeiro, é o nome da sua página, o segundo é o espaço onde o seu projeto será armazenado.
No artigo de hoje, vamos explicar as principais diferenças desses conceitos para que você possa iniciar o seu projeto na internet.
O que é um domínio?
Aquele endereço que digitamos no navegador da internet para entrar em determinada página é o domínio. Ou seja, é a identidade do site, a forma como ele será identificado.
Esse conjunto de caracteres é a forma amigável para que as pessoas encontrem conteúdos na rede mundial de computadores. Na verdade, este domínio está ligado a um número de IP (Internet Protocol address): um protocolo numérico que identifica cada dispositivo conectado à internet.
Exemplo de um endereço de IP: 192.168.0.219.
Se não existissem os nomes de domínio, a cada cliente que quisesse entrar em nosso site, teríamos que passar um número semelhante a este acima para que pudessem conhecer a nossa página.
Isso não acontece graças ao DNS (em português, Sistema de Nomes de Domínio), um sistema capaz de converter o nome que digitamos (domínio) em um número de IP. Facilitando o nosso acesso.
Caso ainda tenha ficado na dúvida sobre DNS e como esse processo acontece, leia o artigo em nosso blog: O que registrar domínio tem a ver com DNS?, para entender melhor.
O que é hospedagem de site?
A hospedagem de site é um serviço de armazenamento de dados na internet. Ou seja, o conjunto de códigos e dados que formam o seu site, banco de dados, loja virtual ou blog “guardado” em um servidor conectado à internet e disponível para acesso a qualquer outro dispositivo conectado.
Esse servidor é capaz de deixar o seu site 24h por dia 7 dias por semana, 365 dias por ano online, garantido a presença digital do seu negócio.
Mas como assim servidor?
Um servidor é uma máquina, um computador, semelhante ao que temos num escritório, no entanto, com configurações robustas e específicas para permitir que sites sejam acessados de qualquer dispositivo conectado e por vários ao mesmo tempo.
Mas eu posso disponibilizar o meu site em qualquer serviço de hospedagem de site?
Não! Você precisa conhecer o seu projeto para identificar qual a melhor categoria escolher. Dependendo do tipo de site, você vai precisar de uma hospedagem mais robusta. A quantidade de e-mails que vai utilizar também pode influenciar na escolha.
Conheça a diferença entre servidor compartilhado, virtual (VPS) e dedicado no artigo disponível em nosso blog.
Exemplo sobre diferença entre domínio e hospedagem de site
Existe um exemplo muito comum sobre diferença entre domínio e hospedagem de site, mas realmente ele é o que mais se encaixa para explicar.
Imagine uma casa: há um endereço, um lote e uma construção. O endereço, ou seja, o nome que você informa para receber visitas e encomendas, é o domínio. O lote, ou seja, o local onde a casa foi construída, é a hospedagem de site. A casa, por sua vez, é o seu projeto, que pode ser um site, uma loja virtual, um blog, uma aplicação em banco de dados etc.
Onde registrar um domínio?
Assim que escolher o domínio ideal para o seu site, você precisará saber se ele está disponível para para registro. É um processo simples e feito na mesma hora que for fazer o registro.
Aqui na Task, recomendamos o registro de domínio com a extensão “.br”, principalmente por ser a extensão mais enraizada aqui no Brasil. As pessoas que digitam um endereço diretamente no navegador, comumente os fazem com a extensão “.com.br”.
A entidade responsável para registro com a extensão acima é o Registro.br. Mas a Task tem parceria com esse órgão e pode intermediar o processo para você. O custo para o registro de um domínio por um ano é de R$40 (quarenta reais).
Ao optar por uma extensão internacional, por exemplo, apenas “.com”, pesquise sobre a idoneidade da empresa que fará esse registro. Existem casos de instituições que fazem o registro, cobram um preço simbólico e, depois do vencimento, no prazo de renovar o domínio, cobram uma fortuna pela renovação. Tornando o procedimento inviável para o dono do domínio.
Acesse esse link para saber como escolher as melhores extensões de domínio para o seu site.
Qual melhor serviço de hospedagem de site?
Como dito acima, para escolher o melhor serviço de hospedagem de site para o seu negócio, primeiro você precisa conhecer o seu projeto e estudar a sua necessidade de recursos.
Depois disso, faça uma pesquisa sobre os planos das empresas e verifique o que cada plano realmente oferece. Existem pacotes aparentemente atrativos, mas que possuem limitações ou baixo número de contas de e-mails.
É importante também, ler sobre a reputação da empresa. Se ela tiver um número alto de reclamação, principalmente sobre estabilidade, evite.
Para ler mais sobre como escolher a melhor hospedagem de site para meu negócio, acesse o nosso blog.
Precisa de ajuda para registrar um domínio e para fazer a hospedagem de site para seu projeto? Conte com a experiência da Task Internet.
Leia também!
O que registrar domínio tem a ver com DNS?
Por que usar vários domínios para o mesmo registro de site?
Hospedagem de site: qual a diferença entre servidor compartilhado, virtual (VPS) e dedicado?
This Post Has 0 Comments