Skip to content
TI Verde

5 dicas para implementar TI Verde na sua empresa

04/09/20183 minutos de leitura

As transformações tecnológicas mudaram nosso comportamento em relação ao consumo e passamos a produzir um volume maior de resíduos descartados incorretamente. Esse novo cenário obrigou a criar formas para proteger o meio ambiente, como a TI Verde por exemplo.

O estudo feito pelo Climate Group aponta que o uso consciente de tecnologias da informação, além de gerar economia, possibilita reduzir a emissão de gases poluentes no planeta.

Isso não quer dizer que a TI Verde deva ser implantada somente em empresas de tecnologia, mas em qualquer instituição. Ela contribui na transformação das formas atuais de trabalho.

Como implementar TI Verde?

Existem diversas maneiras de economizar energia e recursos para proteger o meio ambiente por meio da TI Verde. Listamos algumas que são fáceis de implementar:

1) Compre hardwares mais eficientes e com certificados de energia

Quando for trocar alguma máquina em sua casa ou na empresa, lembre-se de verificar se o equipamento tem certificado de economia de energia. A longo prazo isso fará diferença nas suas contas e no meio ambiente.

2) Não jogue fora equipamentos eletrônicos em lixo comum

Muitos equipamentos são fabricados com substâncias que podem contaminar o solo e, consequentemente, causar danos para os humanos. Isso vale também para pilhas e baterias.

3) Recupere máquinas velhas e faça doações

Ao invés de contaminar o solo, faça boas ações. Existem muitas organizações que podem ser beneficiadas com máquinas revitalizadas. Proteja o meio ambiente e faça a diferença.

4) Use o ar-condicionado de forma consciente

Manter o ar-condicionado em temperatura adequada e fazer manutenções periódicas são essenciais para evitar o gasto desnecessário de energia. Analise, ainda, se o ar realmente precisa ser ligado todos os dias.

5) Aposte em tarefas online e virtualização

    • Use a tecnologia para atendimentos online! Faça reuniões por meio de chat ou videoconferência, implemente uma loja virtual do seu negócio. Crie formas de reduzir o deslocamento de pessoas no trânsito;
    • Não faça impressões desnecessárias: implante diálogos online (chat e e-mail), ao invés de imprimir memorandos e circulares;
    • Abuse de transações virtuais, como faturamento e pagamentos, sem uso de papel;
  • Opte pela virtualização de seus servidores, compartilhando recursos de forma consciente.

É importante investir em tecnologia e sempre buscar formas de crescimento (com base em mecanismos para proteger o meio ambiente). Cada projeto que for implementar, pense de forma sustentável.

 

A Task tem por objetivo prover soluções em internet e comércio eletrônico que otimizem processos e gerem resultados para pessoas e organizações.

São mais de 20 anos de experiência em hospedagem de sites, serviços de e-mail, servidor virtual, servidor dedicado, loja virtual e muito mais.

Saiba mais em www.task.com.br

1 comentário

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também...
Back To Top