Skip to content

Site responsivo: saiba por que é importante pensar nessa implementação!

11/07/20144 minutos de leitura
Site responsivo
Site responsivo: saiba por que é importante pensar nessa implementação!

A tecnologia avança constantemente e, com ela, muda também o comportamento do consumidor. Não há muito tempo nos espantávamos com o advento da internet. De lá para cá, outras inúmeras mudanças ocorreram, fazendo com que fosse necessário adequar as estratégias de comunicação e marketing para a sua empresa. Redes sociais ganharam e deram força às marcas, seus clientes passaram a participar mais efetivamente de sua empresa e a mobilidade passou a ser indispensável para a correria cotidiana.

Neste contexto, smartphones, tablets e demais dispositivos móveis, com telas de tamanhos e resolução distintas, tomam espaço dos tradicionais PCs. Isto, por sua vez, gera uma nova necessidade de adequação para os negócios: os sites responsivos! Mas você sabe sobre o que se trata e qual a importância de adequar a sua página na web nesta linha? Calma, vamos explicar:

O que é um site responsivo

Apesar de ser tratado como “site responsivo”, é também comum falarmos sobre design, web design ou layout responsivo. Independentemente da nomenclatura, eles consistem em páginas na web que são fácil e automaticamente adaptadas a cada dispositivo em que elas forem visualizadas. Ou seja: você pode navegar por um site em seu notebook, smartphone ou tablet, com tamanho de telas totalmente distintos, que a disposição das informações, imagens, botões e outros recursos são ajustados para uma melhor experiência de navegação.

Por que é importante pensar nessa implementação para o site de sua empresa?

O crescimento das vendas de smartphones, tablets e outros dispositivos móveis é constante e rápido. Com a correria diária, estes gadgets têm se tornado o meio primário e mais acessado para visualização de e-mails, pesquisas e até mesmo compras. Neste contexto, é necessário que a sua empresa se adapte para não perder oportunidades de negócios. Uma má experiência de seus potenciais clientes em sua página, através destes dispositivos significa perda de receita.

Então… eu preciso desenvolver um novo site para a minha empresa?

A resposta para esta pergunta é relativa! Sim: se o site de sua empresa ainda não é responsivo, mais cedo ou mais tarde você precisará adaptá-lo. Contudo, algumas questões podem – e devem – ser levadas em consideração na hora de tomar esta decisão. A primeira delas é que, em alguns casos, é possível simplesmente adaptar o layout do seu site atual, em vez de refazê-lo. É possível comprar templates prontos que trazem este requisito técnico para a adequação.

A segunda questão, e talvez a mais importante para adiantar ou adiar esta decisão, consiste em avaliar o volume de acessos que seu site recebe através de dispositivos móveis. Com o auxílio do Google Analytics, ferramenta gratuita da gigante da web para análise de tráfego dentre outras questões relacionadas às suas ações de marketing digital, é possível visualizar claramente os meios mais utilizados por seus clientes para visualizar a página de sua empresa. Caso este volume seja considerável ou demonstre um crescimento constante, talvez seja a hora de você considerar o planejamento desta adequação. Se os indicadores não forem expressivos, ainda há algum tempo para esta alteração. Contudo, vale ressaltar que você apenas postergará esta alteração, visto que a tendência é que cada vez mais as pessoas migrem para os dispositivos móveis.

E o site de sua empresa, já é responsivo? Já considerou esta alternativa ou tem alguma dúvida sobre ela? Aproveite os comentários abaixo para esclarecer suas dúvidas e visite nosso site, que é 100% responsivo.

A Task tem por objetivo prover soluções em internet e comércio eletrônico que otimizem processos e gerem resultados para pessoas e organizações.

São mais de 20 anos de experiência em hospedagem de sites, serviços de e-mail, servidor virtual, servidor dedicado, loja virtual e muito mais.

Saiba mais em www.task.com.br

Nenhum comentário

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também...
Back To Top