A mobilidade parece ser um caminho sem volta. A cada dia mais funções, há pouco tempo realizadas exclusivamente através dos PCs e notebooks, têm sido realizadas através de tablets e smartphones. Não é para menos: otimizar tarefas durante o engarrafamento, enquanto espera uma condução pública ou em outros períodos outrora ociosos, é uma excelente forma de utilizar melhor este tempo. Os números também não mentem. Apenas em 2013, o uso de dispositivos móveis teve crescimento superior a 100%. As taxas de acesso e conversão através destes gadgets também são consideráveis. Por isso, se o seu site ainda não está otimizado para o mobile é possível que você esteja perdendo dinheiro e muitas oportunidades. Saiba como mudar este panorama!
Pense na experiência de seu cliente em seu site através destes dispositivos: este é o primeiro passo!
A experiência do usuário em seu site é um fator decisivo para o sucesso da estratégia. Isto diz respeito à facilidade de leitura, clique, pesquisa ou qualquer outra ação definida como objetivo. Para isto existem, basicamente, 3 formas de trabalho:
Design ou layout responsivo
O design ou layout responsivo consiste em um site que se adapte às interfaces com qualquer tamanho de tela, seja ela de smartphones ou de tablets. A opção de ter um site responsivo é a preferida pelo Google, mas não a única.
Site ou aplicativo paralelo
Esta opção consiste em desenvolver um novo site ou mesmo um aplicativo paralelo para contemplar as visualizações através dos dispositivos móveis. Neste tipo de solução é preciso atenção redobrada para que não haja duplicação do conteúdo. O que se costuma fazer, então, é uma versão mais simples, apenas com as páginas principais, ou seja, as mais acessadas. Contudo, um conteúdo totalmente novo é também desenvolvido para atender a esta demanda. Este tipo de site, geralmente, vêm com um “m.” antes do endereço.
Há também a opção de desenvolver um aplicativo para download de seus clientes nas lojas de aplicativos de cada sistema operacional ou fabricante do aparelho telefônico. Esta situação é mais comum às lojas virtuais que garantem, assim, uma melhores usabilidade e experiência durante as compras.
Publicação dinâmica
Na publicação dinâmica, o servidor responde aos acessos com códigos HTML distintos entre os provenientes do mobile e do PC. A mesma URL é mostrada, o que não compromete o conteúdo com uma possível duplicação.
Como definir a melhor solução para não perder oportunidades de negócio
A melhor opção varia conforme o seu orçamento e, claro, tipo de negócio. O Google Analytics é uma ferramenta providencial para a decisão sobre momento da otimização. Através dos dados de tráfego discriminados por fonte, páginas mais acessadas com dispositivos móveis, dentre outros relatórios, você conseguirá identificar não apenas quando realizar a alteração, mas o modelo mais adequado ao perfil de seus clientes, bem como a melhor forma de fazer esta experiência vantajosa para ampliar as oportunidades de negócio e a lucratividade de sua empresa.
E você, já tem um site otimizado para dispositivos móveis ou anda perdendo dinheiro com a falta desta solução? Aproveite os comentários abaixo para esclarecer as suas dúvidas.
This Post Has 0 Comments