Um site requer muito mais que informações úteis sobre o serviço prestado pela sua empresa. Também é importante estar vinculado a um serviço de e-mail e a um formulário de contato eficaz para facilitar a vida dos clientes, fornecedores ou demais interessados que queiram falar com a sua empresa.
A internet está presente para a maior parte da população e tem, principalmente, o objetivo de facilitar/dinamizar processos. Chegam à frente aqueles que ouvem e entendem a necessidade dos clientes e trazem respostas com agilidade.
Ir além da expectativa do cliente é o caminho certo para fidelizá-lo e até mesmo conquistar novos compradores por meio de indicações.
O atendimento bem executado é a base para uma relação de confiança entre a empresa e o cliente. E, acredite, se a sua empresa superar as expectativas do cliente, essa notícia vai se espalhar.
Nesse sentido, oferecer várias formas para que os clientes entrem em contato com a sua empresa (formulário de contato, chat online, e-mail e redes sociais) demonstra a preocupação e interesse em resolver todas as demandas de quem usa os seus serviços.
Serviço de e-mail e formulário de contato do site
Os consumidores estão cada dia mais exigentes e, por isso, a eficiência no atendimento é fundamental. Sendo assim, é recomendável é ter várias opções de contato para o cliente: o formulário direto na página é uma delas.
Algumas empresas optam por apenas deixar o endereço de e-mail disponível na página, no entanto, há o risco desse endereço ser copiado e inserido em listas de spam. Além disso, a pessoa precisa ter o trabalho de copiar o endereço e colar ou transcrever em sua plataforma de e-mail, e sabemos que qualquer pequeno trabalho a mais pode desencorajar o potencial cliente e fazer você perder este importante contato.
Outro cuidado que deve ser tomado é sobre a mecanização destes formulários para envio de spam para sua caixa. Para minimizar mensagens indevidas inseridas no formulário de contato do seu site, basta adicionar um captcha., ou seja, um verificador de que há mesmo do outro lado uma pessoa e não um robô.
Por que criar um formulário de contato para um site?
- É fácil de ser implementado;
- Contribui para manter-se alinhado com o seu público-alvo e clientes;
- Ajuda a criar e manter um fluxo constante de oportunidades;
- Aumentam as chances de conversão;
- Funciona como uma ferramenta de coleta de dados e hábitos dos clientes;
- Permite o feedback de clientes para novas ideias e melhorias do negócio.
Quais os campos principais de um formulário de contato?
Para que você possa responder o seu cliente/potencial cliente por meio do site, vai precisar de informações básicas. Essas informações poderão ser armazenadas para que seja possível que o marketing e o comercial trabalhe esse usuário, caso ele ainda não seja cliente.
O formulário de contato precisa ser sucinto para que o não haja desistência no preenchimento. Sendo assim, os principais campos para ele são:
- nome;
- e-mail;
- telefone de contato;
- mensagem.
Se você ainda não tem um formulário de cadastro em seu site, a Task pode te ajudar.
Para contribuir com a qualidade no atendimento das organizações, a Task oferece um sistema de contato para receber informações de clientes pelo site, gerenciar e monitorar todas as solicitações. É a evolução do “Fale Conosco”! Conheça o Atendex.
Um serviço de e-mail eficiente atrelado a um sistema eficaz de atendimento, pode mudar a realidade da sua empresa.
Como configurar o formulário de contato do site
Ao efetuar o cadastro pelo www.atendex.com.br você receberá na caixa de e-mail o código para configurar o serviço em seu site. Na página destinada ao fale conosco, basta inserir o código enviado pela Task.
Ao efetuar o cadastro, já é possível logar e usar o Atendex. É muito simples adicionar o formulário de contato em seu site para atender seus clientes.
Ao acessar o sistema, utilize a opção configurações para personalizar seu atendimento, enviando a logo da empresa e cadastrando os setores e operadores responsáveis pelo atendimento.
Como funciona o Atendex
Assim que configurar e cadastrar os operadores responsáveis pelo atendimento, sempre que um cliente entrar em contato pelo “fale conosco” do site, todos os envolvidos recebem a solicitação.
A partir daí, um desses operadores assume o atendimento. Caso a resposta ao cliente demore mais que o limite estabelecido pelos gestores, alarmes são enviados para esses e-mails. Assim que a solicitação é atendida, o cliente recebe a resposta e avalia o atendimento.
Além de organização no atendimento, o Atendex permite visualizar estatísticas e relatórios de atendimento separados por setor, bem como tempo médio de resposta, quantidade de solicitações e avaliação do atendimento.
Para saber como contratar o Atendex e ajustar as configurações desse serviço, acesse o nosso Wiki.
Assim que o formulário de contato estiver implementado em seu site/loja/blog, é imprescindível que você dê bastante atenção a ele. Quando empresas disponibilizam formas de contato e não respondem o cliente, criam o efeito contrário do esperado: perdem credibilidade, ou seja, deixam de construir uma relação de confiança com clientes e potenciais clientes.
Além disso, para deixar seu atendimento eficaz, temos uma dica: é extremamente importante manter a lista de atendentes da empresa atualizada para que o cliente não receba nenhuma mensagem com retorno de e-mails inexistentes. Isso passará uma imagem negativa do seu atendimento.
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