Blacklists são listas de endereços IP, domínios ou endereços eletrônicos que possuem histórico como fonte de spams.
Essas listas são criadas a partir de técnicas para identificação deste tipo de atividade, por exemplo, a disseminação de endereços de e-mail falsos (honeypot).
Esses endereços são usados apenas para o recebimento de spams e são divulgados estrategicamente em fóruns e chats usados por spammers.
Quando uma das contas honeypot recebe uma mensagem, o responsável pelo envio (endereço, domínio ou IP) é identificado como spam e automaticamente incluído em blacklist.
As listas de bloqueio podem também utilizar outras técnicas para identificação de spammers, de acordo com os critérios da entidade que a mantém.
Principais blacklists utilizadas na internet
- :: SPAMCOP – http://www.spamcop.net/
- :: SPAMHAUS – http://www.spamhaus.org/
- :: SORBS – http://www.sorbs.net/
- :: UCEPROTECT – http://www.uceprotect.net/en/rblcheck.php
- :: BARRACUDA – http://www.barracudacentral.org/lookups
Blacklists e envio de e-mail
Para as empresas que hospedam servidores de e-mail, um grande problema é a má ou indevida utilização de contas de e-mail para o envio de spams.
Fatores que contribuem para isso são: senhas fracas, ausência de antivírus instalado nas máquinas ou com o seu banco de dados desatualizado.
Isso permite que endereços sejam usados para a prática de spam, além disso, o próprio envio consentido de mala-direta, feito de forma indiscriminada para endereços que não solicitaram o recebimento da mesma.
Estatística anual de spams da blacklist SPAMCOP:
A partir do momento que um servidor, endereço ou domínio está listado em alguma blacklist, o envio de mensagens para outros servidores que consultam a referida lista negra é bloqueado.
O remetente recebe automaticamente um e-mail informando sobre o bloqueio e, na maioria dos casos, com informações para a solução do problema.
Spam atrapalha sua vida? Mude agora mesmo para a Task!
Então, o que achou deste artigo? Faltou alguma informação importante? Tem alguma dúvida? Então, aproveite para deixar seus comentários abaixo e ajude a Task a melhorar ainda mais os serviços e informações.
This Post Has 0 Comments