Dicas para proteger seus dados na internet com senhas fortes

Dicas para proteger as suas contas na internet com senhas fortes

Compartilhe!


Muitas vezes usamos senhas fracas para acessar nossas contas na internet, tornando nossos dados totalmente vulneráveis a ataques de hackers. Isso acontece porque temos o hábito de escolher senhas fáceis para lembrar como “123456” ou até mesmo datas comemorativas (o aniversário é o mais comum). O problema é que se a senha é fácil para a gente, é também para alguém mal-intencionado na rede. A cada dia, as formas e as chances de invasão crescem, e existem muitas ferramentas que ajudam qualquer usuário da internet a quebrar senhas para acessar redes e até mesmo computadores sem autorização. É muito comum utilizarmos conexões compartilhadas, sem fio e de dispositivos móveis. O uso de senhas fáceis nesses sistemas é um risco à integridade de suas informações.

Adote hábitos seguros!

Algumas atitudes são essenciais para você não correr riscos na rede:
  • não use a mesma senha para todas as aplicações que possui na internet;
  • troque-a frequentemente;
  • use senhas complexas, pouco óbvias e que não tenham nenhuma relação pessoal;
  • nunca reutilize senhas antigas;
  • evite sequências numéricas comuns, datas ou variações do seu nome, nomes próprios e palavras do dicionário.

Dicas para criar senhas fortes

Algumas regras básicas para criação de senhas fortes podem te dar mais segurança para proteger suas contas contra acessos indesejados:
  • crie senhas que contenham símbolos, números e letras (maiúsculas e minúsculas);
  • use pelo menos oito caracteres;
  • construa uma frases que possa virar uma sigla. Exemplo: “Contratei serviço de hospedagem de site na Task em 1996”, que pode se transformar em “Ctr$$HsT1996”

É importante também

Sabemos que é muito difícil guardar todas as senhas de cabeça e que anotá-las em um caderno ou no bloco de notas é inviável. O recomendado é optar por um gerenciador de senhas, como o Dashlane, o LastPass e o 1Password. Com esses gerenciadores, você só precisa saber uma senha e armazenar todas as outras nessa aplicação. Outra possibilidade é usar a dupla certificação que alguns aplicativos oferecem. Todas as vezes que você entrar em determinada conta, chega uma solicitação de liberação de acesso no seu celular. Seguindo essas dicas, você fica mais seguro na internet e protege suas informações pessoais e profissionais, arquivos, dados bancários e o que mais tiver no ambiente virtual.

Compartilhe!


0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *