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O que é VSL? Entenda sua importância e como usar

28/02/20247 minutos de leitura

O Video Sales Letter (VSL) tem se destacado como uma ferramenta poderosa para persuadir e converter o público-alvo da sua empresa em clientes. Sendo assim, o VSL é um recurso valioso para influenciar decisões de compra.

Hoje em dia a concorrência nos meios digitais está muito alta. Além disso, considerando o objetivo de empresas em aumentar as vendas, é muito importante utilizar todos os recursos que tivermos possibilidade para capturar a atenção do consumidor. 

Neste artigo, vamos falar sobre o que é um VSL, por que é uma estratégia de marketing importante e eficaz para seu negócio, como criar um vídeo impactante e, ainda, onde compartilhá-lo para obter os melhores resultados.

O que é Video Sales Letter (VSL)

O Video Sales Letter (VSL) é uma técnica poderosa de marketing digital. Nada mais é que um vídeo como recurso de comunicação para apresentar a empresa e, até mesmo, vender um produto ou serviço, impactando nossos potenciais clientes de maneira persuasiva. 

Essa ferramenta é similar a uma carta de vendas tradicional e, mas ao invés de depender apenas de texto ou imagens estáticas, um VSL combina elementos visuais e narrativos para cativar e persuadir o espectador.

Geralmente, o VSL segue uma estrutura específica e, de maneira convincente, apresenta informações sobre o produto, seus benefícios e como ele pode resolver os problemas dos clientes.

Por que utilizar o VSL como estratégia de vendas

Existem muitas razões para adotar o VSL como uma estratégia de marketing para impulsionar as vendas. 

A principal delas é que um vídeo sobre seu produto ou serviço tem mais poder de engajar. Isso porque esse recurso nos possibilita transmitir emoção, contar histórias e envolver os espectadores de uma maneira que o texto simples, muitas vezes, não consegue.

Contraponto uma carta de apresentação tradicional, um e-mail marketing somente com textos ou outras formas de conteúdo de vendas, o VSL tem taxas de conversão mais altas

Dessa forma, a combinação de elementos visuais, áudio e uma narrativa persuasiva pode convencer os seus clientes para agir conforme a sua intenção. 

Coloque-se no lugar do seu cliente. Quando você assiste a um vídeo bem construído com música, animação, depoimentos não é uma experiência muito mais interessante? Isso traz mais confiança para quem está assistindo e, consequentemente, mais credibilidade para o negócio. 

Vantagens de um VSL

O uso de VSL pode trazer várias vantagens para o seu negócio. A principal delas é que eles podem ser compartilhados em várias plataformas, como websites, mídias sociais e e-mails. 

Os vídeos têm a vantagem de serem facilmente acessíveis em dispositivos móveis e permitem que as empresas alcancem seu público onde quer que elas estejam.

Com isso, esse material possui maior engajamento e maior retenção de informações por parte do seu público-alvo. 

Uma das grandes vantagens do marketing digital é a possibilidade de realizar testes e mudanças durante o processo. Os VSLs permitem que as empresas experimentem diferentes abordagens, acompanhem os resultados e façam ajustes em suas estratégias conforme a necessidade.

Etapas para criar um Video Sales Letter eficaz

1°) Identifique Público-alvo do seu negócio

Entender quem são seus clientes ideais e quais são suas necessidades e desejos é fundamental para criar um VSL que diga exatamente o que eles têm interesse de saber.

O roteiro precisa ser personalizado para atender às necessidades e desejos específicos do seu público-alvo.

2°) Defina o objetivo da sua mensagem

O que você quer com o VSL: tornar a sua marca ainda mais reconhecida? Gerar mais vendas diretas? Capturar mais e-mails (gerar leads)? Então, antes de começar a criar o seu material em vídeo, é essencial ter o seu objetivo final bem desenhado. 

3°) Crie um roteiro 

Com o objetivo definido, ficará mais fácil seguir para esta etapa. O seu conteúdo deve apresentar com clareza o que pretende mostrar, fornecendo evidências que convençam o cliente. 

4°) Produza o vídeo 

Ao criar o vídeo, é importante preocupar-se com o nível do material. Isso significa manter a qualidade da imagem e do áudio para garantir uma experiência positiva para o espectador.

5°) Finalize com uma chamada para ação (CTA)

No final do seu vídeo, você precisa dizer ao seu potencial cliente o que você gostaria que ele fizesse. Pode ser baixar um ebook, cadastrar um e-mail, seguir nas redes sociais, conhecer mais sobre o produto em uma página ou agendar uma demonstração.

Dicas para criar um roteiro impactante e que traz resultados

1) Capriche no gancho inicial 

O seu vídeo tem poucos segundos para capturar a atenção do espectador. 

Um gancho forte pode ser uma pergunta intrigante, uma afirmação impactante ou o storytelling – aquela história envolvente e que cria conexão emocional com o espectador e/ou desperte sua curiosidade e o mantenha engajado até o final.

2) Mostre um problema real

Mostre que você sabe que o seu cliente tem uma necessidade. Identifique e mostre claramente o problema ou a dor que o espectador está enfrentando. Isso cria empatia e estabelece a necessidade do produto ou serviço que você está oferecendo.

3) Apresente a solução para seu cliente

Após destacar o problema, é hora de apresentar a solução, ou seja, o produto ou serviço que deseja promover. Deve-se enfatizar como essa solução pode resolver os problemas e melhorar a vida do seu cliente.

4) Destaque os benefícios do seu produto/serviço

Demonstre de forma honesta e persuasiva quais são os benefícios que o seu potencial cliente terá com o seu produto/serviço. Diga como poderá  resolver os problemas de quem está assistindo o seu VSL. 

5) Coloque evidências persuasivas 

O seu VSL precisa incluir evidências persuasivas comprovando que o seu produto/serviço é bom. Essas comprovações podem ser depoimentos de clientes, estatísticas relevantes e demonstrações práticas do produto (o famoso experimente grátis).

Exemplo de um Video Sales Letter (VSL) na prática

 

Como e onde compartilhar o VSL

Como e onde distribuir o material criado também fará parte da sua estratégia de marketing. Isso deverá ser avaliado na hora de definir o objetivo do VSL. 

Entre as opções, é possível:

  • Website: Incorpore o VSL em uma página de destino específica para maximizar as taxas de conversão.
  • Redes sociais: Compartilhe o VSL em plataformas como Facebook, Instagram e LinkedIn para aumentar o alcance e o engajamento.
  • E-mail marketing: Envie o VSL para sua lista de e-mails para nutrir leads e incentivar ações diretas.
  • Anúncios pagos: Utilize plataformas de publicidade online, como Google Ads e Facebook Ads, para promover o VSL para um público mais amplo.

Conclusão

Em um cenário em que vivemos saturados de informações, o Video Sales Letter se destaca como uma ferramenta muito eficiente para influenciar potenciais clientes. 

Quando combinamos elementos visuais, áudio cativante e uma mensagem persuasiva, temos a possibilidade de impulsionar as vendas, aumentar a conscientização da marca e estabelecer conexões emocionais duradouras com o nosso público-alvo. 

Dessa forma, implementando estratégias eficazes de criação e distribuição de Video Sales Letter, as empresas podem se destacar em um mercado competitivo e alcançar resultados significativos por meio de suas ações de marketing.

Geraldo Lucciani é jornalista, especialista em Marketing Digital e Gestor Cultural. Apaixonado por tecnologia e internet, escreve conteúdos para sites, blogs e redes sociais desde 2016. Atua também na cena cultural da capital mineira produzindo espetáculos e trazendo nomes do humor para a cidade. Nas horas vagas, ama ler, assistir filmes, séries e, claro, peças de teatro.

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