Se você trabalha ou já se aventurou pelo mundo da programação, administração de sistemas ou da hospedagem de site virtual/dedicada, é provável que já tenha ouvido falar sobre o Cron.
Mas o que é exatamente o Cron? Como ele pode beneficiar profissionais que estão começando?
Neste guia, vamos explorar o conceito por trás do Cron, entender como ele funciona e destacar suas vantagens para aqueles que estão dando os primeiros passos nesse universo.
O que é o Cron?
De forma resumida, o Cron é um agendador de tarefas. Ele é muito útil, poderoso e amplamente utilizado em sistemas Unix-like.
O Cron permite que os usuários programem comandos ou scripts para serem executados automaticamente em um horário específico, em intervalos regulares ou em datas predefinidas.
Como funciona o Cron?
Para compreender o funcionamento do Cron, você precisa entender sua sintaxe básica. Ele utiliza uma tabela chamada “crontab” que serve para armazenar e gerenciar as tarefas agendadas.
É nessa tabela, que fica salva basicamente em um arquivo no servidor, que vai ter as linhas que representam as tarefas a serem executadas, bem como os seus respectivos horários de execução.
Quais as vantagens do Cron para iniciantes?
Até aqui, você já deve ter entendido como o Cron funciona. Mas sabe quais as vantagens que ele possui?
1 – Automatização de tarefas que se repetem
Precisa executar uma tarefa regularmente? Essa é uma das principais vantagens do Cron. Com esses comandos é possível programar backups de dados, atualizações de software e envio de relatórios por e-mail.
Isso economiza tempo e esforço da sua equipe de trabalho e permite, principalmente, que profissionais iniciantes se concentrem em outras atividades.
2 – Flexibilidade na programação
O Cron oferece muitas opções para usuários quando o assunto é programação de tarefas.
Com essa ferramenta você pode especificar:
- o horário exato em que deseja que uma tarefa seja executada;
- a frequência para que uma atividade seja repetida;
- adaptar o agendamento de acordo com as necessidades específicas de cada projeto.
3 – Monitoramento e gerenciamento simples
Com o Cron, os profissionais iniciantes podem facilmente monitorar e gerenciar suas tarefas agendadas a partir de uma única interface.
Eles podem visualizar, adicionar, modificar ou remover tarefas conforme necessário, tudo através do arquivo crontab.
4 – Aprendizado sobre agendamento de tarefas
Ao utilizar o Cron, os iniciantes têm a oportunidade de aprender sobre agendamento de tarefas, sintaxe de comandos Unix e administração de sistemas de uma maneira prática e hands-on.
Isso contribui para o desenvolvimento de habilidades valiosas no campo da tecnologia da informação.
A sintaxe de uma linha no arquivo crontab é dividida em cinco campos principais:
- Minuto (0-59): define o minuto de execução da tarefa.
- Hora (0-23): define a hora de execução da tarefa.
- Dia do mês (1-31): define o dia do mês de execução da tarefa.
- Mês (1-12): define o mês de execução da tarefa.
- Dia da semana (0-6, sendo 0 o domingo): define o dia da semana de execução da tarefa.
Além disso, é possível especificar o comando ou script que será executado e redirecionar a saída para um arquivo específico, se necessário.
Exemplo:
Exemplo de uma tarefa agendada. O script /root/backup-web.sh irá ser chamado/executado às 03:20, todos os dias. Será executado como usuário ‘root’ (que tem privilégio total).
Quais são as principais aplicações de um Cron?
- Backups
- Limpezas periódicas
- Disparar e-mails
- Relatórios
- Executar programas
- Diagnósticos
Como configurar o Cron?
1) Logue no servidor Linux que irá executar a tarefa. Você pode fazer acesso SSH ou se conectar diretamente pelo console do servidor.
2) No terminal do servidor, abra o crontab utilizando seu editor de textos de preferência. Neste exemplo, vamos utilizar o ‘vim’:
export EDITOR=vim; crontab -e
Explicando: através do comando “export EDITOR=vim”, estamos indicando que queremos utilizar o editor ‘vim’ e, em seguida, abrimos o crontab no modo de edição, com o comando “crontab -e”.
3) Insira ou edite suas tarefas como preferir.
4) Salve e saia do agendador crontab.
Como fazer isso na Task?
Na Task, em hospedagens dedicada/semi-dedicada, é possível configurar o cron conforme desejado, chamando qualquer script para executar as tarefas que precisar, diretamente por acesso SSH ao seu servidor.
Já em nosso ambiente de hospedagem compartilhada, é possível configurar especificamente chamadas a urls, diretamente pela interface do PainelWeb, tudo de forma fácil, veja como:
1) Logue no PainelWeb de seu domínio;
2) Acesse o menu Agendador de tarefas;
3) Clique em [Criar tarefa];
4) Preencha o campo obrigatório ‘Abrir a url’ com a url que deseja que seja executada. Esta url deverá estar no formato https://www.task.com.br/script.php
5) Escolha uma das opções de execução: se a url deverá ser chamada a cada “X” minutos ou horas, senão, se deverá ser aberta uma vez por dia, uma vez por semana ou uma vez por mês, especificando assim, a respectiva configuração;
6) Clique em ‘Criar tarefa’.
Conclusão
O Cron é uma ferramenta muito útil e oferece inúmeras vantagens para iniciantes na área de programação, administração de sistemas e gestão de de site virtual/dedicada.
Ao dominar seu uso, os usuários podem automatizar tarefas, ganhar eficiência e expandir conhecimentos em tecnologia.
Se você está começando sua jornada nessa área, considere familiarizar-se com o Cron e explorar suas possibilidades.
This Post Has 0 Comments