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Mobile site ou aplicativo: o que é melhor para o meu negócio?

07/07/20145 minutos de leitura
Mobile site ou aplicativo?
Mobile site ou aplicativo: o que é melhor para o meu negócio?

Empreendedores virtuais, atenção! Essa postagem lhe ajudará a resolver um dos grandes dilemas de quem deseja obter sucesso em seu negócio na internet. Afinal, você deve investir numa versão mobile do seu site ou num aplicativo para dispositivos móveis? 

Como veremos a seguir, isso depende de qual é o seu foco. Dependendo do seu objetivo, até mesmo uma combinação dos dois pode ser a melhor opção. E, claro, sempre levando em conta o seu orçamento.

Uso de sites mobile

Não é novidade a criação de versões especiais dos sites para dispositivos móveis. Um processo trabalhoso e, muitas vezes, caro. O versionamento, que é a criação de uma versão específica do site para cada um dos dispositivos, foi o primeiro passo rumo à mobilidade dos tablets e smartphones. (Para saber mais sobre sites responsivos e a importância de implementá-los em sua empresa leia este artigo). Imagine só criar uma versão do seu site para iPhones, outra para iPads, outra para Androids de 10 polegadas, outra para a mesma plataforma com tela de 5 polegadas, e assim sucessivamente. Agora imagine o trabalho e o custo para manter todos os conteúdos atualizados, em todas as versões. Não era uma boa alternativa.

Em seguida, surgiu o conceito do layout responsivo, que permite que uma mesma versão do site se ajuste ao tamanho da tela, seja ela de um smartphone, tablet, notebook, netbook ou desktop. Apesar de um site responsivo ser bem mais caro na sua concepção, ele traz uma grande economia quando calculamos o número de dispositivos diferentes que podem exibi-lo. Cada um desses dispositivos requeria uma versão do site, acarretando um custo total bastante elevado e, em geral, maior do que o custo final de um site responsivo.

A escolha pelo site mobile deve ser levado em conta as seguintes características:

1) Disponibilidade imediata, pois o site pode ser acessado via qualquer navegador web;
2) Compatibilidade multiplataforma, pois o site pode ser acessado de qualquer dispositivo com acesso à internet, independentemente de qual seja o fabricante;
3) Capacidade de atualização em tempo real, uma vez que o usuário vai acessar sempre a versão mais recente do conteúdo;
4) Compartilhamento facilitado através de links, permitindo que um usuário indique seu conteúdo para outros usuários em dois cliques;
5) Menor custo de desenvolvimento do que um aplicativo;

Se o seu objetivo de negócio é iniciar uma presença online, tornando-se conhecido pelo maior número de pessoas, o site é a sua melhor opção. Ele pode ser encontrado pelos buscadores e consiste num primeiro passo para sua empresa se tornar conhecida na web.

Uso de aplicativos móveis

Apesar de todas as vantagens, algumas situações específicas necessitam de mais recursos do que os navegadores podem oferecer. É o caso de jogos interativos, serviços de geolocalização (que usam o GPS para personalizar o conteúdo), ou, ainda, versões do conteúdo acessíveis off-line. Além disso, os aplicativos usam teclas e menus específicos de cada aparelho com o qual o usuário já está acostumado a trabalhar, ao invés de apenas os links da página web.

Lembre-se ainda de que o aplicativo explora melhor os recursos que os dispositivos móveis possuem: tela sensível ao toque, com interface que valoriza a experiência do usuário, versatilidade para ser transportado no bolso, estando disponível em situações que o notebook/netbook não estaria, além da cultura de personalização do dispositivo. É incomum que dois usuários compartilhem o mesmo celular, de modo que o seu aplicativo pode personalizar a experiência para o usuário daquele celular, trazendo um ganho para o uso que seu cliente fará do seu produto ou marca.

Imagine agora a frequência com que o usuário vai acessar seu conteúdo. Se ela for mais de uma vez por dia, é bem provável que o uso do app se justifique. Mas não esqueça: o aplicativo requer que o usuário faça download na loja de aplicativos do sistema operacional móvel, como o Android e o iOS, demandando uma ação do seu público. Da mesma forma, atualizações estruturais do aplicativo vão requerer que o usuário as aplique, gerando uma nova ação por parte do seu público.

Sugestão: cada coisa em seu tempo

No início do seu negócio, é primordial fazer uso dos recursos de um site mobile. Após demarcar seu espaço online, caso necessite de mais interação com os usuário, vale a pena investir no desenvolvimento de um aplicativo para as plataformas Android, iOS e Windows Phone, no mínimo.

Lembre-se que são três investimentos, um para cada plataforma. Mas o acesso aos recursos nativos dos aparelhos, como a câmera, GPS e processador, compensam o valor investido. Boa sorte na sua escolha e mãos à obra.

A Task tem por objetivo prover soluções em internet e comércio eletrônico que otimizem processos e gerem resultados para pessoas e organizações.

São mais de 20 anos de experiência em hospedagem de sites, serviços de e-mail, servidor virtual, servidor dedicado, loja virtual e muito mais.

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