Ao registrar domínio na internet, muitos não sabem o que acontece para que o usuário acesse seu site digitando uma URL (www.nomeempresa.com.br) no navegador do computador ou qualquer dispositivo eletrônico.
O domínio é um nome que identifica e localiza o seu endereço de IP nos servidores onde um site está hospedado – recurso utilizado para facilitar a memorização dos usuários. Essa “tradução” é feita pelo DNS.
Para que o seu site seja encontrado na internet, será preciso registrar o domínio junto ao Registro.br ou através de um provedor de serviço de hospedagem de site, como a Task, por exemplo.
O que é endereço de IP e DNS?
O IP (Internet Protocol) é a identidade, uma sequência de números que identifica um computador, um smartphone, um site ou qualquer equipamento que esteja conectado na internet.
O DNS (Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínios) é o responsável por converter o IP em um nome, tornando o seu acesso mais simples e característico.
O site da Task, por exemplo, responde no IP 200.162.176.6. No entanto, pode ser acessado pelo endereço www.task.com.br, não havendo a necessidade de memorizar seu endereço IP.
Em síntese, é isso que acontece. Mas o exemplo acima não serve para todos os servidores, pois em alguns casos, existem mais de um site apontando para o mesmo IP.
Qual a relação de registrar domínio e DNS?
Após registrar um domínio no Registro.br e publicá-lo em uma empresa de hospedagem de site, sua página já está pronta para ser acessada. É aí que o DNS entra em ação.
Assim que o endereço do seu site for digitado no navegador, uma série de requisições serão criadas e trarão como resultado o site em sua tela.
O caminho dessas requisições envolve vários servidores de DNS diferentes, num processo de resolução de nomes baseado na estrutura do nome de seu domínio. Na etapa final, a requisição chega até o servidor DNS de sua empresa de hospedagem.
Como configurar o DNS para um site?
Para configurar o DNS do seu site, entre na página do Registro.br e acesse sua conta informando login e senha.
Para os sites hospedados na Task, com o domínio já criado, insira nossos DNS:
- Servidor Master – ns1.task.com.br
- Servidor Slave 1 – ns2.task.com.br
- Servidor Slave 2 – ns3.task.com.br
- Servidor Slave 3 – ns4.task.com.br
Não é necessário preencher outros campos que estão em branco.
Pronto! Agora você já sabe o que é um DNS e qual a sua importância. Se ficou alguma dúvida, pode fazer sua pergunta aqui nos comentários.
This Post Has 0 Comments