Quando estamos implementando ou gerenciando nossa hospedagem de site, muitas vezes tentamos abrir um endereço e aparece uma mensagem de erro com um código que não é muito claro para boa parte das pessoas.
Os principais códigos de erro em páginas de hospedagem de site:
A Task apresenta de maneira bastante simples os principais erros, e seu significado. Para ficar mais claro, optamos por colocar a tradução de cada mensagem – elas aparecem muitas vezes em inglês nos servidores que apontam o erro.
403 – Acesso Proibido
O erro 403 indica que o acesso à página não é permitido. Pode estar relacionado, entre outros, com configurações incorretas nas permissões dos arquivos do site. Um outro motivo bastante comum é tentar acessar um endereço/URL do tipo www.dominio.com.br/pasta/ e esta pasta não tem um arquivo index. Talvez o endereço correto neste caso seja www.dominio.com.br/pasta/arquivo.html, por exemplo.
404 – Conteúdo não encontrado
Indica que o conteúdo/página/arquivo solicitado não está disponível para acesso. Ou seja, esta página que você acessou não existe neste momento. Causas mais comuns para este erro incluem links incorretos no site e/ou a exclusão de arquivos ainda referenciados na página. É um caso para o desenvolvedor do site resolver.
500 – Erro interno do servidor
O erro 500 indica um erro de execução na página e a causa mais comum para sua exibição são erros na programação do site. O desenvolvedor deve ser alertado sobre o problema.
503 – Serviço Indisponível
Indica uma indisponibilidade no servidor que faz a hospedagem de site. Geralmente indica uma sobrecarga de acessos ou que os limites de acesso ao site foram atingidos.
504 – Gateway Timeout
Este erro indica que o conteúdo do site não pôde ser exibido pelo servidor que o hospeda. Geralmente está relacionado com problemas no servidor de hospedagem de site.
Caso você seja desenvolvedor de sites, a Task tem algumas instruções para visualizar os logs de acesso e auxiliar na resolução do problema. Consulte nosso Wiki e confira!
Uma lista completa dos códigos de erro pode ser encontrada aqui.
This Post Has 3 Comments
Muito bom! obrigada
Gostei da matéria, simples e objetiva!!! Já trabalhei com hospedagens de sites que adoravam mostrar esses erros, eu sempre achando que era comigo, até descobrir que alguns desses erros eram na hospedagem!!! Sofri muito, mas graças à Deus, aprendi!! Abração!!!!
Muito obrigado pelo retorno, Horacio!