Skip to content

Como saber se o meu site está fazendo sucesso?

25/07/20143 minutos de leitura
Site de sucesso
Confira como avaliar se o seu site é bem-sucedido na web!

Não basta investir em um site, atendendo a todos os requisitos para construir uma página de sucesso na web, se você não acompanhar a evolução dele. Afinal, o seu objetivo é um só: RESULTADO. Neste contexto, é imprescindível que você conte com ferramentas tecnológicas adequadas, bem como defina indicadores-chave de performance para constatar o crescimento ou mesmo a necessidade de adequações, seja no site em si ou nas ações desenvolvidas para divulgá-lo. Mas você sabe como verificar isto?

O Analytics, serviço gratuito do Google, traz muitas das respostas que você precisa para avaliar se o seu site está, de fato, fazendo sucesso. Por isso, selecionamos alguns relatórios principais que podem ser medidos através desta ferramenta. Mas nem só dele vem este diagnóstico. Confira como avaliar se o seu site é bem-sucedido na web!

 

Quantidade de visitas recebidas

O primeiro indício de que o seu site está fazendo sucesso é, claro, receber muitos acessos. Para verificar esta questão, o Analytics traz um relatório específico para visualizar o volume de visitas por dia, semana, mês, ano e até mesmo comparativo entre períodos. Além disso, é também possível identificar a quantidade de visitantes únicos, ou seja, o número real da quantidade de visitantes que o seu site teve, não de acessos realizados (afinal, um único visitante pode acessar a sua página várias vezes em um mesmo dia).

Neste contexto, avaliar a fonte de tráfego destes visitantes contribuirá para que você verifique quais os canais geram mais acessos à sua página e, assim, direcionar os seus investimentos em marketing para ampliar este número.

 

Tempo de permanência em seu site

O relatório de tempo de permanência também é um forte indicador de sucesso. Isso porque se um visitante permanece em sua página por mais tempo, significa que ele gostou do que viu e optou por continuar navegando em seu site para conhecer melhor a sua empresa ou a sua proposta.

Aqui vale uma análise extra em relação às páginas mais acessadas em seu site, outra possibilidade proporcionada pelo Analytics. Com isto você saberá que tipo de conteúdo, produto ou serviço mais interessa seus visitantes e, assim, otimizar as suas ações conforme preferências apontadas por seus potenciais clientes. Já falamos sobre o tempo de permanência ideal de um usuário em um site aqui no TaskBlog. Para ler o artigo, clique aqui.

 

Leads gerados

Um outro indício de sucesso é a quantidade de leads (oportunidades de negócio) gerados em seu site. A depender do tipo de cadastro realizado é possível avaliar o volume de pessoas interessadas em sua proposta, produto ou serviço e até mesmo a fidelização destes visitantes.

As pessoas que assinam a sua newsletter, por exemplo, demonstram que gostaram do que viram e que querem receber mais informações em um canal direto: o e-mail. Já quem assina um formulário “Fale Conosco”, por exemplo, demonstra a quantidade de visitantes que têm a real intenção de negociar com a sua empresa, e assim por diante.

 

E você, já acompanha estes números para medir o sucesso de seu site na web? Conhece alguma outra forma de identificar isto? Aproveite os comentários abaixo ou nosso site para esclarecer dúvidas e compartilhar as suas experiências conosco!

 

A Task tem por objetivo prover soluções em internet e comércio eletrônico que otimizem processos e gerem resultados para pessoas e organizações.

São mais de 20 anos de experiência em hospedagem de sites, serviços de e-mail, servidor virtual, servidor dedicado, loja virtual e muito mais.

Saiba mais em www.task.com.br

Nenhum comentário

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também...
Back To Top