O correio eletrônico – ou e-mail – é a forma mais tradicional e profissional de comunicação entre pessoas e instituições. Nenhuma tecnologia até hoje conseguiu substituir os serviços de e-mail que, a cada dia, ganham mais funcionalidades.
Além de dinamizar os processos de trabalho e substituir transações com documentos, um bom serviço de e-mail deve fornecer recursos de segurança e controle de informações pessoais ou da sua empresa.
Como o e-mail é tradicionalmente usado para trocas de informações e arquivos importantes é essencial ter o controle de tudo, principalmente na hora de confirmar se uma mensagem foi entregue ou não.
Ter a funcionalidade de notificação de entrega no seu e-mail possibilita tomar ações posteriores como, por exemplo, reiterar alguma solicitação ou comprovar uma tarefa realizada.
Como saber se o e-mail foi entregue?
Os programas clientes de e-mail (Outlook Express, Microsoft Outlook, Mozilla Thunderbird) possibilitam configurar a conta para gerar um relatório de entrega da mensagem.
No WebMail da Task a configuração para receber a confirmação do recebimento de mensagens é bem simples, basta ir em “Configurações” e, posteriormente, clicar na opção “Redigir Mensagens”. Em seguida, habilite a opção “Sempre pedir confirmação de entrega” e clicar em “Salvar”.
No Outlook Express a opção está presente em Arquivo > Opções > E-mail > Acompanhamento: marque “Confirmação de Entrega” / “Confirmação de Leitura”.
No Mozilla Thunderbird é possível configurar relatórios de entrega em Ferramentas > Opções > Preferências > Opções de e-mail > Manipulação de Mensagens > Opções de Controle: ative as opções “Relatório de Leitura” / “Relatório de Entrega”.
Extraia o máximo do e-mail para seu negócio
Nem todos os serviços de e-mails possibilitam essa funcionalidade. Já o NovoMail, criado pela Task, além de permitir consultar o status da entrega da mensagem, apresenta uma série de recursos. O serviço é gratuito para o plano “Avançado”.
O serviço NovoMail da Task é uma ferramenta que permite o controle total de informações de sua empresa.
Com ele, além de conferir se os e-mails enviados foram entregues corretamente no servidor de destino, é possível:
– monitorar o envio e recebimento de e-mails @suaempresa de todos os funcionários em tempo real;
– visualizar gráficos, gerar relatórios e analisar estatísticas;
– localizar mensagens enviadas ou recebidas;
– verificar o tamanho e a quantidade de mensagens enviadas e recebidas;
– saber quais mensagens foram considerados SPAM, se foram bloqueados por antivírus ou por algum outro motivo (BlackList, SPF, GreyList);
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