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BLOG – COMO MONTAR UM CALENDÁRIO DE PAUTAS

29/08/20144 minutos de leitura
Blog - Faça um calendário de pautas!
Blog – Faça um calendário de pautas!

Criar um blog é uma das melhores estratégias de marketing que uma empresa pode adotar, tanto para incrementar o seu volume de tráfego, quanto para melhorar a reputação e autoridade em torno de um assunto no seu mercado. Mais do que isso, um blog bem estruturado é uma das mais importantes ferramentas para o seu SEO.

Mas ter um blog de sucesso exige muito mais do que conteúdo de qualidade, envolve planejamento, métricas e acompanhamento. Considere que o blog da sua empresa deve receber a mesma atenção que seus produtos e serviços, já que ele irá impactar no volume de vendas dos mesmos. Dessa forma, antes de criar seu blog, defina um calendário de pautas. Isso ajudará a ter uma visão mais clara da sua linha editorial e de quais posts serão publicados.

 

Defina seus objetivos

Vender mais, criar leads, aumentar o número de visitas etc. Definir o objetivo do seu blog é o primeiro passo antes de se criar o calendário de pautas. Isso se deve ao fato de que seus posts devem ser guiados em busca do objetivo definido. Assim, se a intenção é vender mais, você terá que ter posts focados em levar seu público do topo para o fim do funil de vendas.

Se o objetivo do seu blog é ensinar sobre determinado assunto, então seus posts precisarão ser mais informativos. Esses dois exemplos ilustram a importância de definir o objetivo do seu blog antes de criar seu calendário de pautas.

 

Enumere assuntos relevantes

A partir dos objetivos, você já será capaz de listar os assuntos que tomarão conta do seu blog. Lembre-se que você precisa guiar seus leitores por pautas até que eles alcancem o resultado esperado. Dessa forma, desenvolva conteúdos para quem está tendo contato com o seu blog pela primeira vez, mas também pense nos seus leitores fiéis, que esperam um conteúdo mais denso.

Quando você conseguir identificar os perfis dos seus leitores, será capaz de planejar suas pautas de maneira mais eficiente, além de organizar suas publicações ao longo do tempo, para que elas alcancem suas diferentes audiências.

 

Leia também: Quais são os primeiros passos para criação de um blog?

 

Aproveite sazonalidades e eventos isolados

Em meio aos posts planejados no seu calendário de pautas, haverá oportunidades para que você crie conteúdo relacionado a um tema específico como forma de reforçar sua estratégia de SEO. Assim, fique atendo ao que estão falando no seu mercado para criar pautas atuais. Aproveite lançamentos de novos produtos, eventos e até datas especiais para criar posts relacionados.

Esse tipo de post pode trazer leitores que estão fora da sua visão por aproveitar que o assunto da pauta está sendo discutido. Se valer desse oportunismo pode ser valioso para a descoberta de novos leitores e geração de novos leads.

 

Meça e melhore

Ainda que você monte um calendário de pautas completo, não deve segui-lo à risca se este não estiver dando o resultado esperado. Medir o desempenho dos posts e melhorar seu calendário são atitudes fundamentais em busca dos objetivos com o marketing de conteúdo.

Conforme destacamos, criar um calendário de pautas é uma tarefa importante para o sucesso do seu blog. Apesar de não ser uma tarefa complexa, você ainda pode precisar de ajuda para definir pontos importantes. Assim, não hesite em nos procurar nos comentários abaixo. Estamos preparados para ajudá-lo.

 

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