O tempo de carregamento da sua página é um dos itens analisados para o ranqueamento nos motores de busca da internet. Por isso, é importante fazer o teste de velocidade do site e efetuar as otimizações sugeridas pelas ferramentas com objetivo de melhorar sua posição.
Acesse nosso blog para saber mais sobre por que é preciso se preocupar com a velocidade de carga do site.
Imagine que você tem uma loja online com conteúdo relevante e bem estruturado nas regras de SEO, um design impecável, mas imagens pesadas e código mal feito. Isso vai fazer o seu site demorar a carregar.
Sabe o que vai acontecer? Boa parte das pessoas que entrarem em sua loja vai desistir de comprar com você, pois não irá aguardar por muito tempo para conhecer os seus produtos.
Não se desespere, é possível adequar a sua página para melhorar a taxa de conversão do seu negócio online.
No artigo de hoje, vamos listar as principais ferramentas gratuitas para testar a velocidade de carregamento do seu site.
Conversão x tempo de carregamento da página
Tudo que os buscadores almejam é aumentar a qualidade da experiência do usuário. Por isso, como dito, o tempo de carregamento da página é fator de ranqueamento tanto na versão web, quanto na versão mobile.
Além disso, a maioria das pessoas não têm paciência para um site que demore mais de três segundos para carregar. Passou disso, a taxa de abandono é muito alta (ultrapassa 50%). Ou seja, um site com alta taxa de carregamento é a principal causa para clientes desistirem da compra e ir em busca da concorrência que respondam mais rapidamente.
Fatores que deixam uma página mais lenta
1) Imagens
Reduza o tamanho das imagens para o mínimo possível sem que ela perca qualidade. Não é possível dizer o tamanho ideal das imagens, isso varia de acordo com o caso. De todo modo, é possível reduzí-las com ferramentas online.
2) Código de programação
Retire o script de programação em desuso do seu site. Também é possível usar a técnica de minificação do código para deixar o seu site mais ágil.
3) Cache
O cache serve para armazenar uma versão do site no dispositivo em que ele é acessado. Sendo assim, a próxima abertura será muito mais rápida.
4) Hospedagem de site
Por último, o servidor em que o site encontra-se hospedado, deve apresentar estabilidade e alta taxa de resposta.
Na maioria dos casos, os principais fatores que definem o tempo de abertura do site é o conteúdo e a linguagem de programação, ainda assim, o servidor também poderá influenciar no tempo de abertura.
Ferramentas gratuitas para teste de velocidade do site
Apresentamos agora as principais ferramentas que testam os acessos no site via Desktop e Mobile e fazem sugestões de melhorias para a sua página.
1) PageSpeed Insights
O PageSpeed Insights é capaz de fazer o teste de velocidade do site e apresentar de forma detalhada os recursos que podem ser otimizados. Quanto melhor a performance, maior será a nota.
2) Pingdom Website Speed Test
O Pingdom Website Speed Test mostra, de maneira fácil, todos os detalhes acerca da velocidade de seu site. Além de apresentar o tempo de carregamento e tamanho de todas as suas páginas, a ferramenta também fornece sugestões de melhoria para otimização do seu website.
3) Web Page Test
O Web Page Test disponibiliza a escolha de um servidor em que será efetuado o acesso ao site por sua localização. Ou seja, se o seu site estiver hospedado em um ambiente no exterior, como nos Estados Unidos, poderá testar o acesso por ele. O site dispõe de gráficos que detalham o resultado do teste de velocidade.
4) GT Metrix
O GT Metrix faz uma análise completa sobre a performance do seu projeto, utilizando 27 critérios para gerar a nota. Além de mostrar o tempo de carregamento da página, o destaque para essa ferramenta é a avaliação dupla de critérios: índice de classificação Page Speed, do GT Metrix, e também o índice YSlow (ferramenta do Yahoo).
Conclusão
Como falado, a velocidade do site não depende exclusivamente da taxa de resposta do servidor. É essencial um conteúdo personalizado (imagens e scripts) para que seu site tenha um bom carregamento e os usuários não desistam de acessá-lo.
Depois que concluir todas as ações solicitadas para dinamizar a sua página, espere pelo menos uma semana para fazer novos testes e medir o desempenho novamente. Procure sempre analisar o seu site para mantê-lo rápido e com alta taxa de conversão.
Seu site está lento? Converse com seu provedor de hospedagem e o seu desenvolvedor, para que possam sempre fornecer dicas de melhorias para carregamento rápido.
Leia também!
Motivos para fazer um registro de domínio personalizado
Como escolher um bom provedor?
Quais as melhores práticas para enviar mensagens
Entenda como mensagens são enviadas
Assista
Então, o que achou deste artigo? Faltou alguma informação importante? Tem alguma dúvida? Então, aproveite para deixar seus comentários abaixo e ajude a Task a melhorar ainda mais os serviços e informações.
This Post Has 0 Comments